Mato Grosso
Sefaz disponibiliza canal no WhatsApp para facilitar acesso a informações; veja como participar
A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) passa a ter um canal oficial de informações no WhatsApp, “Sefaz MT”. Agora, cidadãos mato-grossenses podem receber diretamente no aplicativo informações sobre a legislação estadual, prazos tributários, atualizações de sistemas e muito mais, garantindo praticidade e agilidade no acesso às novidades. Para entrar no canal, basta acessar esse link.
De acordo com a superintendente de Atendimento ao Contribuinte, Damara Almeida, a iniciativa busca aproximar a Sefaz da sociedade mato-grossense, trazendo maior transparência às ações da secretaria.
“É uma nova ferramenta de comunicação entre a Sefaz e o cidadão, que permite o envio de informações de forma ágil, segura e confiável. Nele, a comunicação ocorre de modo unidirecional, ou seja, apenas a Sefaz posta informações”, afirma a superintendente.
Damara ainda ressalta uma característica importante do canal da Sefaz, que é a “manutenção da privacidade dos seguidores e visitantes, pois suas informações pessoais não ficam visíveis nem para os administradores”.
O canal tem como objetivo principal divulgar serviços, avisos e alertas, oferecendo informações rápidas e precisas para auxiliar no cumprimento das obrigações fiscais, reduzindo surpresas com alterações ou novidades.
Por meio dele, é possível acessar informações sobre mudanças na legislação estadual, ajustes de procedimentos, interpretações normativas, ocorrências nos sistemas de TI, ações de fiscalização e monitoramento, além de lembretes de prazos e responsabilidades, assegurando maior praticidade e transparência.
O canal Sefaz MT já conta com 816 participantes desde seu lançamento, dia 22 de novembro.
Outros canais de comunicação
A Sefaz também disponibiliza aos contribuintes o WebChat que pode ser acessado pelo site institucional https://www.sefaz.mt.gov.br ou pelo número de WhatsApp (65) 4042-9298.
Outro canal de comunicação é o Call-Center, pelo número: (65) 3617-2900, que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Projeto apoiado pela Sefaz conquista 1º lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal
O Teca Game, projeto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com apoio da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), alcançou o topo na categoria Tecnologia do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024 e recebeu o valor de R$ 5 mil pelo 1º lugar. A Sefaz prestou assessoria técnica ao projeto, fortalecendo sua inscrição e execução.
O secretário adjunto de Projetos Estratégicos, Vinícius Simioni, celebrou o reconhecimento da iniciativa que, segundo ele, contribui e inspira a unidade a buscar, identificar e apoiar mais projetos que impulsionem soluções inovadoras e impactantes no estado.
“É com imensa alegria e orgulho que celebramos a conquista da professora Vanice, do professor Alexandre e da discente Amanda no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024, promovido pela Febrafite. Essa vitória é um reconhecimento merecido à dedicação e ao compromisso em transformar a realidade da nossa sociedade por meio do fortalecimento da cidadania fiscal. O projeto premiado reflete competência, criatividade e inovação ao integrar de forma brilhante esses valores em um jogo educativo. Parabéns aos envolvidos por este exemplo de excelência e inspiração!”, declarou o adjunto.
Desenvolvido sob a coordenação da professora Dra. Vanice Canuto Cunha, do Instituto de Computação, e do professor Dr. Alexandre Magno de Melo Faria, da Faculdade de Economia, com a colaboração da aluna Amanda Kaziuk Pereira, o jogo educativo busca sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância da cidadania fiscal e do uso responsável dos recursos públicos.
“Nem acreditei que podíamos chegar na final, e ainda por cima ser 1º lugar com tanta gente boa concorrendo. Foi uma surpresa e tanto! Ficamos muito felizes por esse reconhecimento”, comemorou a professora Dra. Vanice.
O jogo, voltado para crianças a partir de 10 anos, foi desenvolvido na plataforma GameMaker. A protagonista, Teca (junção de Ternura e ECA, sigla do Estatuto da Criança e Adolescente), arrecada moedas em cada fase para ajudar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atendem crianças em situação de vulnerabilidade.
“Criamos o jogo para explicar, de forma lúdica, para onde vão as doações do imposto de renda, despertando a consciência social desde cedo”, explicou a professora Vanice, também coordenadora do projeto de extensão Cuiabá Mais Solidário.
A vitória do TECA Game reforça o compromisso da UFMT e da Sefaz com a educação fiscal e a formação de cidadãos mais conscientes. O jogo está disponível online e promete inspirar outras iniciativas pelo país. Para jogar, acesse: https://gx.games/pt
Prêmio Nacional de Educação Fiscal
Promovido pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e parceiros, o prêmio reconhece iniciativas que promovem o aprendizado sobre a função social dos tributos e a aplicação correta dos recursos públicos. O evento destacou projetos inovadores que fomentam a cidadania fiscal, premiando iniciativas nas categorias Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia. A cerimônia de 2024 foi realizada no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e reuniu os finalistas das quatro categorias, autoridades e parceiros.
Fonte: Governo MT – MT
-
Polícia2 dias ago
Polícia Militar prende trio que sequestrou gerente de loja em Cuiabá
-
Polícia5 dias ago
Homem é preso por agredir e ameaçar sua companheira de morte em Rondonópolis
-
Jurídico5 dias ago
Procurador-geral de Justiça cobra providências em relação a falhas apontadas pelo Estado
-
Polícia5 dias ago
Policial civil de Mato Grosso conclui curso tático realizado no Estado de Alagoas
-
Cidades5 dias ago
Natal Luz 2024 tem novas atrações, com a cara da Capital do Agro
-
Polícia5 dias ago
PM liberta pai e filho reféns de assalto e prende três homens
-
Cidades2 dias ago
H.Bento é referência em cirurgia ortopédica em Mato Grosso
-
Cidades1 dia ago
Prefeitura de Cuiabá divulga regulamentação do Imposto Predial e Territorial Urbano 2025