Mato Grosso
Seduc divulga resultado da primeira etapa da 3ª edição do SuperChef da Educação 2025
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou, na tarde desta segunda-feira (16.6), o resultado da primeira etapa da 3ª edição do concurso “SuperChef da Educação – Melhores Receitas 2025”.
Foram classificadas, para a segunda etapa, cinco receitas por Diretoria Regional de Educação (DRE) que obtiveram a maior pontuação.
As 350 receitas inscritas foram avaliadas pela equipe de nutricionistas da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Seduc, seguindo os critérios do edital, como: utilização de alimentos in natura e minimamente processados, produtos da agricultura familiar, criatividade e viabilidade no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A votação da segunda etapa ocorrerá pelo site oficial da competição na próxima quarta-feira (18) e será realizada somente por servidores e estudantes da Rede Estadual, que tenham e-mail com o domínio @edu.mt.gov.br.
“A fase inicial foi desafiadora para nossa equipe de nutricionistas. Elas avaliaram cada receita com base em critérios rigorosos”, avaliou Luana Leão, da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Seduc.
Segundo ela, esta edição está sendo marcada pela presença de alimentos que contemplam hábitos alimentares de todas as regiões, como peixe, inhame, abóbora, mandioca e banana-da-terra.
O concurso visa valorizar os profissionais responsáveis pela alimentação nas escolas públicas, incentivando a criatividade e a inovação na elaboração de pratos saudáveis e saborosos.
A Diretoria Metropolitana de Educação (DME) lidera com 76 profissionais inscritos, seguida pelas Diretorias Regionais de Educação (DREs) de Tangará da Serra (34), Alta Floresta (31), Primavera do Leste (29), Confresa (28) e Juína (24). As demais inscrições foram feitas nos polos de Matupá, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Cáceres.
O “SuperChef da Educação” faz parte da política educacional de alimentação escolar, uma das 30 que integram o Plano EducAção 10 anos. A iniciativa destaca a importância da alimentação escolar de qualidade no processo educacional e no desenvolvimento dos alunos.
Confira AQUI o resultado.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas
A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.
O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.
Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.
“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.
Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.
“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.
As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.
Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.
Fonte: Governo MT – MT
-
Esportes3 dias agoEsporte e acolhimento transformam trajetórias de estudantes da Rede Estadual de MT
-
Brasil7 dias agoMulher morre intoxicada por metanol e município registra segunda morte por bebida adulterada
-
Polícia6 dias agoPolícia Civil prende membro de facção criminosa condenado a 40 anos de prisão
-
Polícia4 dias agoPolícia Civil prende três suspeitos e esclarece homicídio em menos de 24 horas em Barra do Garças
-
Polícia3 dias agoForça Tática prende mulher com 11 quilos de drogas em Rondonópolis
-
Polícia3 dias agoPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Polícia3 dias agoPolícia Militar prende dupla com 15 tabletes de pasta base e comprimidos de ecstasy
-
Polícia4 dias agoForça Tática apreende R$ 9,1 mil em dinheiro e arma de fogo com suspeito de tráfico de drogas