Mato Grosso
Sedec e Marinha promovem capacitação para piloteiros no Pantanal
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Adjunta de Turismo e em parceria com a Marinha do Brasil, promove uma capacitação para cerca de 20 piloteiros de barco no Pantanal, em Poconé (a 104 km de Cuiabá).
Trata-se do Curso de Formação de Aquaviários e Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas, iniciativa que visa fortalecer o turismo seguro e qualificado na região. A capacitação teve início na última segunda-feira (25.11) e tem encerramento previsto para 10 de dezembro.
A capacitação, que tem uma carga horária de 90 horas entre aulas teóricas e práticas, aborda temas como liderança, primeiros socorros, segurança da navegação, legislação ambiental, procedimentos de emergência, combate a incêndios e entre outros.
O curso é ministrado por técnicos do ensino profissional marítimo da Capitania Fluvial de Mato Grosso, com o objetivo de garantir que os piloteiros estejam aptos a operar com excelência e segurança no transporte de turistas.
Para a coordenadora de Estruturação e Qualificação da Secretaria Adjunta de Turismo, Aline Fonseca, um dos maiores desafios está na formação das turmas devido à extensa documentação necessária e à carga horária exigida.
“Conseguir o cumprimento da jornada mínima desses profissionais é muito difícil, pois precisam se ausentar das atividades por quase 15 dias para se dedicar à qualificação e, na maioria das vezes, eles são os provedores em casa”, destacou.
Para ela, os resultados positivos da parceria com a Marinha do Brasil buscam melhorar a qualidade dos serviços turísticos e minimizar incidentes em atrativos naturais do estado.
Piloteiro há 13 anos em Poconé, Sérgio Fernando da Silva é um dos participantes do curso. Ele avalia a capacitação como essencial para o desenvolvimento profissional e para a segurança dos turistas.
“Ajuda a melhorar o meu currículo, passa mais segurança para os meus clientes turistas e aproveito as oportunidades que o turismo de Poconé pode oferecer. Se houver novas qualificações, com certeza, quero participar”, afirmou Sérgio.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Projeto apoiado pela Sefaz conquista 1º lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal
O Teca Game, projeto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com apoio da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), alcançou o topo na categoria Tecnologia do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024 e recebeu o valor de R$ 5 mil pelo 1º lugar. A Sefaz prestou assessoria técnica ao projeto, fortalecendo sua inscrição e execução.
O secretário adjunto de Projetos Estratégicos, Vinícius Simioni, celebrou o reconhecimento da iniciativa que, segundo ele, contribui e inspira a unidade a buscar, identificar e apoiar mais projetos que impulsionem soluções inovadoras e impactantes no estado.
“É com imensa alegria e orgulho que celebramos a conquista da professora Vanice, do professor Alexandre e da discente Amanda no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024, promovido pela Febrafite. Essa vitória é um reconhecimento merecido à dedicação e ao compromisso em transformar a realidade da nossa sociedade por meio do fortalecimento da cidadania fiscal. O projeto premiado reflete competência, criatividade e inovação ao integrar de forma brilhante esses valores em um jogo educativo. Parabéns aos envolvidos por este exemplo de excelência e inspiração!”, declarou o adjunto.
Desenvolvido sob a coordenação da professora Dra. Vanice Canuto Cunha, do Instituto de Computação, e do professor Dr. Alexandre Magno de Melo Faria, da Faculdade de Economia, com a colaboração da aluna Amanda Kaziuk Pereira, o jogo educativo busca sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância da cidadania fiscal e do uso responsável dos recursos públicos.
“Nem acreditei que podíamos chegar na final, e ainda por cima ser 1º lugar com tanta gente boa concorrendo. Foi uma surpresa e tanto! Ficamos muito felizes por esse reconhecimento”, comemorou a professora Dra. Vanice.
O jogo, voltado para crianças a partir de 10 anos, foi desenvolvido na plataforma GameMaker. A protagonista, Teca (junção de Ternura e ECA, sigla do Estatuto da Criança e Adolescente), arrecada moedas em cada fase para ajudar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atendem crianças em situação de vulnerabilidade.
“Criamos o jogo para explicar, de forma lúdica, para onde vão as doações do imposto de renda, despertando a consciência social desde cedo”, explicou a professora Vanice, também coordenadora do projeto de extensão Cuiabá Mais Solidário.
A vitória do TECA Game reforça o compromisso da UFMT e da Sefaz com a educação fiscal e a formação de cidadãos mais conscientes. O jogo está disponível online e promete inspirar outras iniciativas pelo país. Para jogar, acesse: https://gx.games/pt
Prêmio Nacional de Educação Fiscal
Promovido pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e parceiros, o prêmio reconhece iniciativas que promovem o aprendizado sobre a função social dos tributos e a aplicação correta dos recursos públicos. O evento destacou projetos inovadores que fomentam a cidadania fiscal, premiando iniciativas nas categorias Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia. A cerimônia de 2024 foi realizada no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e reuniu os finalistas das quatro categorias, autoridades e parceiros.
Fonte: Governo MT – MT
-
Polícia2 dias ago
Polícia Militar prende trio que sequestrou gerente de loja em Cuiabá
-
Polícia5 dias ago
Homem é preso por agredir e ameaçar sua companheira de morte em Rondonópolis
-
Jurídico5 dias ago
Procurador-geral de Justiça cobra providências em relação a falhas apontadas pelo Estado
-
Polícia5 dias ago
Policial civil de Mato Grosso conclui curso tático realizado no Estado de Alagoas
-
Polícia5 dias ago
PM liberta pai e filho reféns de assalto e prende três homens
-
Cidades5 dias ago
Natal Luz 2024 tem novas atrações, com a cara da Capital do Agro
-
Cidades2 dias ago
H.Bento é referência em cirurgia ortopédica em Mato Grosso
-
Cidades1 dia ago
Prefeitura de Cuiabá divulga regulamentação do Imposto Predial e Territorial Urbano 2025