Mato Grosso
Rede Sinova e práticas públicas do Governo de Mato Grosso recebem premiação no 5º Prêmio Conexão Inova

O Governo de Mato Grosso se destacou no 5º Prêmio Conexão Inova com nove práticas públicas selecionadas de cinco órgãos públicos estaduais. Sete delas foram premiadas. A premiação encerrou o “Convergência 2025”, um dos maiores eventos de inovação no setor público do Brasil, em Belo Horizonte.
Estiveram representadas pelas práticas públicas as secretarias estaduais de Planejamento e Gestão (Seplag), de Educação (Seduc), de Agricultura Familiar, além do Ministério Público (MP), da Casa Civil e da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Ager-MT). A participação expressiva de servidores e práticas públicas do estado reforça o compromisso com o incentivo à eficiência, à inovação e ao trabalho em rede promovido pelo Sinova.
e Inovação em Práticas Públicas, Washington Silva. Créditos: divulgação
A prática pública Otimização dos Custos da Demanda Contratada e Consumo de Energia Elétrica, desenvolvida pela Seplag, foi a vencedora na categoria “Ambiental, Social e Governança”, na modalidade online Votação Popular, e ficou em quarto lugar na mesma categoria na modalidade de apresentação presencial para a banca especializada.
O projeto Aplicativo Projeto Luz, do Ministério Público de MT, levou tanto a premiação na categoria “Políticas Públicas: projetos concluídos”, modalidade online Voto Popular, quanto o primeiro lugar na categoria presencial de Políticas Públicas.
Nessa mesma categoria e modalidade presencial, o Eduinclui – Atendimento multiprofissional e multiterapêutico a estudante com deficiência, Transtorno do Espectro Autista, TDAH e outros transtornos, da Seduc, e o Projeto de Fomento da Cadeia Produtiva do Leite – Ordenhadeira Mecânica Balde ao Pé, da Seaf, conquistaram o quarto e quinto lugares, respectivamente.
Já a Ager-MT ficou em primeiro lugar na modalidade online Votação Popular e na presencial com a prática pública Utilização de Drone na Fiscalização de Energia Elétrica, na categoria “Regulação: projetos concluídos”.
Outras iniciativas mato-grossenses também foram reconhecidas, como o Identifica Pequeno Cidadão, da Sesp e Politec, que ficou em primeiro lugar na modalidade online Votação Popular e no segundo lugar na modalidade presencial, na categoria “Serviços Públicos”.
Foram selecionadas ainda as práticas públicas Mutirão da Conciliação Ambiental (Sema), Portal de Autorregularização do Contribuinte (Sefaz) e Segurança no Processo de Registro de Veículo Automotor para Combate de Crimes, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Fonte: Governo MT – MT

Ministério Público MT
Abandono de idosos é tema de campanha do MPMT

Cada vez mais pessoas idosas são deixadas à própria sorte por seus familiares, sem auxílio, amparo ou assistência, o que configura crime segundo o Estatuto da Pessoa Idosa. Com olhar atento a esse problema, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio do projeto “Diálogos com a Sociedade”, lançou uma campanha sob o tema “Procura-se a família que um dia me amou”, que tem o intuito de dar visibilidade ao abandono de idosos e incentivar a sociedade a agir.A campanha conta com a veiculação gratuita de vídeo institucional e spot (anúncio em áudio) pela Rede Matogrossense de Comunicação (RMC) – TV e Rádio Centro América, além de peças publicitárias divulgadas nas redes sociais do MPMT, em outdoors localizados em pontos estratégicos de Cuiabá e em linhas de ônibus (busdoor) que circulam pela capital.As produções fazem uso de um recurso visual conhecido. Com o auxílio de cartazes com imagens de idosos e mensagens que remetem a uma busca por pessoas desaparecidas, o objetivo é provocar reflexão e sensibilizar o público. Desta vez, porém, não são os idosos que estão sendo procurados, mas sim os seus familiares, que os deixaram sem suporte e cuidado. É um chamado emocional para uma tentativa de reconexão, mas, principalmente, um reforço às obrigações legais.O promotor de Justiça e coordenador-adjunto do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Pessoa Idosa, João Marcos de Paula Alves, reforçou que o abandono de idosos é um crime com pena de 6 meses a 3 anos de prisão, conforme previsto no art. 98 do Estatuto. “A pessoa idosa que dedicou sua vida à família e à sociedade merece cuidado, respeito e dignidade. São sinais de abandono: a falta de cuidados médicos e de higiene, o isolamento social forçado, a negligência com alimentação e medicamentos e ausência de suporte emocional, dentre outros. Cuidar dos nossos idosos é responsabilidade de todos. O amor e o respeito não envelhecem. Proteja quem um dia te protegeu”, salientou o promotor.Para denunciar qualquer forma de abandono, é possível acionar a Ouvidoria do Ministério Público pelo telefone 127 ou pelo link , ocasião em que será garantido o sigilo do denunciante. Ainda, se preferir, o(a) interessado(a) pode procurar a Promotoria de Justiça mais próxima de sua residência ou acionar o Disque Direitos Humanos (Disque 100).Assista ao vídeo da campanha clicando aqui.Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
Ministério Público MT6 dias ago
MPMT recebe acadêmicos de Direito de três instituições de ensino
-
Várzea Grande6 dias ago
Cultura realiza Escuta Pública para elaboração de políticas de fomentar
-
Jurídico6 dias ago
Presidente do CFOAB anuncia que MT irá sediar Iª Conferência Nacional da Interiorização da Advocacia Brasileira
-
Jurídico6 dias ago
Recorte Digital está com dificuldades de transmissão de mensagens à advocacia
-
Polícia2 dias ago
Operação da GMT retira veículos abandonados de vias públicas
-
Cuiabá2 dias ago
Prefeitura de Cuiabá fortalece ações pela conscientização da Entrega Legal
-
Agronegócio4 dias ago
Brasil mira novos mercados com status sanitário livre da aftosa sem vacinação
-
Cuiabá2 dias ago
Maria Avalone defende valorização da cultura em reunião de comissões na Câmara de Cuiabá