Mato Grosso

Projeto EducArte terá pintura comunitária e exposições itinerantes entre as atividades de 2025

Publicado em

O Projeto EducArte, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), terá as atividades fortalecidas em 2025. A iniciativa utiliza como ferramentas a arte e a cultura em 200 escolas da rede, incluindo duas escolas indígenas e uma unidade quilombola, para incentivar a expressão artística dos estudantes.

Em 2024, foram destinados, R$ 3,5 milhões para formação cidadã de mais de 12 mil estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, consolidando as ações em áreas como pintura, teatro, dança e música por meio de oficinas e eventos.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, os projetos para 2025 continuarão priorizando o fortalecimento da educação, além da valorização de diversas expressões artísticas.

“Com isso, preparamos os estudantes para serem cidadãos críticos e criativos”, destaca o secretário.

Entre as iniciativas planejadas, destacam-se a pintura e artes visuais, expansão das atividades com novos projetos pedagógicos, incluindo novidades como pintura comunitária e exposições itinerantes que permitirão maior visibilidade aos talentos locais, inclusive, a educação especial e a socioeducação.

No campo das artes visuais serão realizadas ações com foco em pintura, escultura e outras formas de expressão artística. Serão realizados projetos pedagógicos, como pintura comunitária, murais urbanos e exposições itinerantes, que permitirão à comunidade conhecer e interagir com as produções resultantes de trabalhos em sala de aula.

Leia Também:  Jornalista do Momento MT é classificada e concorre ao Prêmio Sebrae de Jornalismo com reportagens sobre empreendedorismo e inovação

Na área de teatro, a Seduc promoverá a realização de workshops de atuação e produções. Na dança, a ênfase será para a realização de espetáculos e workshops, fortalecendo a ligação com manifestações como siriri, cururu, rasqueado cuiabano, além de diversos estilos, como balé, dança contemporânea, hip-hop, forró e samba.

Outro objetivo para 2025 é o fortalecimento das formações musicais e festivais, como a 2ª edição do Voices of School que, desta vez, contemplará todas as 13 diretorias regionais de educação e não apenas a Diretoria Metropolitana de Educação como ocorreu em 2024 por uma questão de logística.

Além dos estudantes, o EducArte também irá contemplar professores com cursos e workshops para capacitá-los nas diversas áreas artísticas, visando a atualização das metodologias de ensino e a promoção de abordagens interdisciplinares.

Alan Porto observa que o projeto leva crianças e adolescentes a experimentar de forma intensa o prazer pelo aprender. De acordo com ele, eles constroem o conhecimento também a partir das interações que estabelecem com o meio e com as outras pessoas que participam do projeto.

“O ano de 2025 se mostra promissor, com a expectativa de que o programa continue impactando positivamente a formação integral dos alunos, construindo uma sociedade mais inclusiva e consciente de sua identidade cultural”, completa o secretário.

Ações em 2024

Entre as ações realizadas em 2024, foram entregues kits banda para 153 escolas, com investimento de R$ ,6 milhões para aquisição de trompetes, trombones, trompas de marcha, euphonium, tubas, além de percussão como caixa tenor de marcha, bumbo de marcha e pratos.

Leia Também:  Mais de 36,6 mil famílias já se cadastraram no Sistema Habitacional de MT para aquisição da casa própria

O projeto Piano Gente também foi ampliado, atendendo 50 escolas em diferentes regiões do estado. No período, também foi criada a nova portaria da Capelania Escolar.

Fabio Lima da Cruz, coordenador do EducArte na Seduc, disse que a arte, como elemento central no processo educativo, tem o potencial de despertar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, preparando-os para os desafios do futuro.

“Não há como mensurar todo o seu benefício na vida dos estudantes e das escolas contempladas com o projeto”, pondera o coordenador.

EducAção 10 Anos

O investimento do Governo de Mato Grosso que leva arte, música e comunicação como conteúdo complementar às práticas pedagógicas envolve duas políticas educacionais do Plano Educação 10 Anos: Projetos Pedagógicos Integrados e a Política de Bem-Estar Escolar.

No total, o EducAção 10 Anos é formado por 30 políticas educacionais e mais de 150 ações em andamento que, desde 2019, objetivam colocar a educação pública estadual entre as cinco mais bem avaliadas no país antes de 2032.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Ministério Público MT

Estado fará plano de contenção dos danos causados por obra na unidade

Published

on

Vistoria técnica realizada no Monumento Natural do Morro de Santo Antônio pelo Centro de Apoio Técnico à Execução (Caex) Ambiental do Ministério Público de Mato Grosso, a pedido da 15ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá, confirmou que estão ocorrendo processos erosivos no local, que a via aberta coloca em risco a segurança dos visitantes, e que há necessidade de obras emergenciais para evitar outros danos. A inspeção foi realizada no dia 3 de janeiro e acompanhada pela promotora de Justiça Ana Luiza Avila Peterlini de Souza e pelo professor Auberto José Barros Siqueira, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Especialização ofertada pela Escola de Saúde Pública de MT é apresentada em congresso nacional de hansenologia
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA