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Professor da Rede Estadual incentiva pesquisa e engaja estudantes em aula de Matemática

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No município de Sapezal, o professor de Matemática Marcelo Moraes, da Escola Estadual André Antônio Maggi, transforma a maneira como os alunos do terceiro ano do Ensino Médio enxergam a disciplina e busca aproximá-la da realidade dos jovens, através do projeto “Desenvolvendo competências em Análise de Dados Estatísticos de Variáveis Qualitativas e Quantitativas”.

O projeto, que envolve a coleta, organização e análise de dados, desmistifica a ideia de que a Matemática é distante da vida cotidiana.

Pela metodologia do educador, a Matemática se torna ação da vida real. De início, os estudantes são divididos em grupos de seis. Então, cada grupo escolhe temas com variáveis qualitativas e quantitativas para investigar, elaborando um questionário com perguntas abertas e fechadas. Entre os temas pesquisados, estão as preferências culturais, os hábitos de saúde e a cor da pele dos estudantes, entre outros.

“Essa abordagem prática proporciona aos alunos uma experiência real de pesquisa, tornando a Matemática uma ferramenta útil e aplicável. O projeto não só desenvolve habilidades analíticas, mas também incentiva a curiosidade e a autonomia dos estudantes”, destaca Marcelo.

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Após a tabulação dos dados, são produzidos gráficos e tabelas para representar os resultados de maneira atrativa e acessível. “Para que ela se torne mais significativa, a Matemática deve ser conectada ao cotidiano dos alunos. Isso está alinhado ao que busquei aplicar quanto aos conceitos estatísticos em situações reais, como a investigação de dados na comunidade escolar”, diz.

Por fim, o professor ajuda a turma a identificar os padrões e tendências presentes nos dados, incentivando uma discussão sobre o que haviam encontrado e, inclusive, comunicando os resultados para o restante da escola. Desde o início, a intenção era desenvolver nos jovens o pensamento crítico e analítico, alinhando a sua prática à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Marcelo analisa que essa prática ajuda os estudantes a desenvolverem a competência matemática de forma mais ativa, lúdica e contextualizada. “A dificuldade na aprendizagem da Matemática, muitas vezes, está na abstração dos conceitos”, observa. Para ele, o maior desafio foi tornar os dados e as análises estatísticas mais acessíveis, utilizando recursos concretos e próximos da realidade dos alunos.

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Depois do sucesso em sala de aula, o professor criou um curso de formação gratuita e on-line aberto a toda a sociedade. O curso apresenta o que são metodologias ativas e mostra as estratégias e caminhos para sua aplicação na educação básica, além de recursos pedagógicos que podem potencializar o trabalho dos educadores e incentivar o protagonismo dos estudantes. O conteúdo pode ser acessado por meio do site escolasconectadas até o dia 28 de março.

Fonte: Governo MT – MT

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Ministério Público MT

Justiça determina apoio escolar especializado para criança com TEA

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A 1ª Vara Cível de Primavera do Leste acatou pedido do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), formulado por meio de Ação Civil Pública, com pedido de tutela de urgência, e determinou que o Município disponibilize um profissional de apoio escolar especializado para acompanhamento de uma criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras disfunções.Inicialmente, o pedido de tutela de urgência foi indeferido, com o Município de Primavera do Leste alegando inviabilidade prática para contratação do profissional solicitado e propondo alternativas de apoio educacional.Entretanto, o promotor de Justiça Matheus Pavão de Oliveira, titular da 2ª Promotoria Cível de Primavera do Leste, contestou a decisão, interpondo agravo de instrumento, recurso que foi essencial para que a liminar fosse posteriormente deferida.Após audiência de instrução e julgamento, realizada no dia 11 de fevereiro deste ano, onde a mãe da criança e testemunhas relataram as dificuldades enfrentadas e a necessidade do acompanhamento de um profissional de apoio especializado na escola, o juiz Fabrício Sávio da Veiga Carlota julgou procedente o pedido, determinando que o Município disponibilize um profissional de apoio escolar com função pedagógica para a criança, sob pena de multa diária de R$ 300 (trezentos reais) limitada a R$ 30.000,00 (trinta mil).A decisão foi fundamentada na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que garantem o direito à educação inclusiva e ao acompanhamento especializado para alunos com deficiência.O Município de Primavera do Leste tem o prazo de 30 dias úteis para disponibilizar um profissional de apoio escolar com formação compatível e função pedagógica para acompanhamento da criança durante o horário regular das aulas.

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Fonte: Ministério Público MT – MT

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