Mato Grosso
Procon Estadual prepara programação especial para o Dia Mundial do Consumidor

No Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), vinculada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), irá desenvolver uma programação especial para os consumidores: o ‘Procon perto de você’.
A ação, aberta a todos os consumidores, acontece na Escola Estadual Rafael Rueda, localizada no bairro Pedra 90, das 8h30 às 16h, no próximo sábado (15.3). Serão oferecidos diversos serviços pelo Procon Estadual e por órgãos parceiros, como orientação sobre direitos do consumidor, registro de reclamação contra fornecedores, segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito), plastificação de documentos, foto 3×4, orientação ao trabalhador com o Sistema Nacional de Emprego (Sine), orientação e divulgação dos programas Ser Família Capacita e Ser Família Habitação, entre outros.
Durante o evento também serão realizadas audiências de conciliação com as concessionárias Energisa e Águas Cuiabá.
“Representantes das duas concessionárias estarão presentes na ação. Todos os consumidores que tiverem problemas de consumo com a Energisa ou com a Águas Cuiabá podem procurar a conciliação no ‘Procon perto de você’. Nossa intenção é resolver rapidamente o problema do consumidor”, explica a secretária-adjunta do Procon-MT, Cristiane Vaz.
‘Procon perto de você’ visa levar os serviços do Procon para os bairros mais distantes, ampliando e facilitando o acesso para a população. De acordo com a secretária-adjunta, alguns consumidores ainda têm dificuldade para se deslocarem até os postos de atendimento do Procon, que ficam em locais mais centralizados da Capital.
“Também há consumidores que não conseguem acessar os serviços disponibilizados digitalmente. Queremos facilitar o acesso aos serviços presenciais oferecidos pelo Procon Estadual”, enfatiza Cristiane Vaz.
Serviço:
‘Procon perto de você’
Data: 15/03/2025
Horário: das 8h30 às 16h
Local: Escola Estadual Rafael Rueda (Av. Integração Três, bairro Pedra 90, Cuiabá)
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
Serviço de telemedicina amplia atendimento médico a reeducandos no sistema penitenciário de MT

O serviço de telemedicina, contratado pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) para assistência médica e psicológica a pessoas privadas de liberdade, realizou 641 atendimentos nos últimos quatro meses. O contrato foi firmado em outubro do ano passado e os atendimentos iniciaram em novembro. De acordo com a equipe da Coordenadoria de Saúde Penitenciária, o serviço mais procurado é o de psiquiatria.
O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, explicou que a contratação oferta maior cobertura dos serviços nas unidades prisionais do Estado.
“Com esse serviço, conseguimos atender diversas especialidades médicas. Muitas vezes, não encontramos profissionais possíveis para essa demanda na saúde pública, além de ser um projeto inovador no sistema penitenciário nacional”, destacou o gestor.
A implantação da telemedicina começou pelas unidades prisionais do interior, onde havia mais escassez de profissionais de saúde, e foi finalizada no final de janeiro de 2025.
Os gestores das unidades receberam capacitação para usar os serviços e realizar os agendamentos. O atendimento é realizado em todos os dias úteis da semana. A própria unidade agenda as consultas, com antecedência de 48 a 72h, conforme a especialidade.
O serviço tem especialidades como clínica médica, ortopedia, cardiologia, urologia, pneumologia, endocrinologia, psiquiatria, dermatologia, gastroenterologia, infectologia, ginecologia, reumatologia, oftalmologia e neurologia, além de teleconsultas com profissional de psicologia.
A coordenadora de Saúde Penitenciária, Olga Santana, explica que algumas unidades prisionais já possuem agenda fixa semanal para atendimentos na plataforma.
“A implantação da telemedicina nas unidades demonstra um olhar cauteloso da gestão com a população privada de liberdade, servidores e população em geral, uma vez que o atendimento é realizado dentro da unidade, reduzindo escoltas para atendimentos eletivos e diminuindo a espera por especialistas na regulação estadual e municipal”, destacou a profissional.
O serviço de telemedicina ganhou projeção em todo o país no período de pós-pandemia e, na avaliação da equipe de saúde penitenciária, o uso da tecnologia vem para ampliar a oferta à saúde para a população privada de liberdade.
“E se mostra como um recurso complementar à assistência em saúde presencial já prestada por profissionais do quadro da Secretaria de Justiça, e daqueles credenciados pela pactuação entre estado e secretarias municipais de saúde”, avaliou a superintendente de Políticas Penitenciárias, Gleidiane Assis.
Fonte: Governo MT – MT
-
Política MT6 dias ago
Prefeitura e Câmara criam pontos de doação para família de Emelly
-
Sorriso - MT4 dias ago
39ª Exporriso é lançada oficialmente com anúncio de shows
-
Várzea Grande7 dias ago
Pronto-Socorro de Várzea Grande precisa de recursos financeiros para troca do telhado
-
Cuiabá3 dias ago
Secretaria de Saúde de Cuiabá convoca técnicos de enfermagem
-
Mato Grosso4 dias ago
Inscrições do seletivo para contratação de técnicos de enfermagem e enfermeiros encerram nesta sexta-feira (21)
-
Cuiabá3 dias ago
Sine Municipal tem 26 vagas para pedreiro em Cuiabá
-
Política MT5 dias ago
Maria Avalone destaca ações em comunidades e reforça compromisso com esporte, combate à violência e qualificação profissional
-
TCE MT4 dias ago
TCE dá aval à rescisão do contrato do BRT; Sérgio Ricardo cobra celeridade na conclusão da obra