Mato Grosso
Primeira-dama de MT destaca investimentos do Governo em ações sociais em Cuiabá

A primeira-dama Virginia Mendes destacou, nesta terça-feira (08.4), que, entre 2019 e 2025, o Governo do Estado investiu R$ 124 milhões nas ações sociais em Cuiabá.
Para Virginia Mendes, o aniversário de 306 anos da capital mato-grossense é mais do que uma comemoração: é um momento de reconhecer a força do povo cuiabano, que, com alegria, fé e perseverança, constrói diariamente uma cidade mais humana e acolhedora. Voluntária nas ações do Governo do Estado, a primeira-dama ressalta que trabalhar pela população cuiabana é uma motivação constante.
Em Cuiabá, são executados os programas SER Família Criança, SER Família Idoso, SER Família Inclusivo, SER Família Mulher (voltado a mulheres em situação de violência doméstica), SER Família Habitação, SER Família Capacita, SER Família Indígena, SER Família Aconchego, SER Família Solidário e SER Família CNH Social. Todos os programas foram idealizados pela primeira-dama.
“Temos mais de R$ 124 milhões somente no Social de Cuiabá, mas o Governo atua em todas as áreas. Na Educação, com a entrega de escolas de qualidade; na Saúde, com dois novos hospitais novinhos que em breve serão entregues à população; na Infraestrutura, com investimentos em pontes e estradas; milhares de Títulos Definitivos entregues, entre tantas outras ações e obras. Se a gente olhar para cada uma dessas obras, todas atendem à população, e isso reflete no social”, destacou ela.
“Ninguém faz nada sozinho. Graças a Deus, os sonhos e projetos que idealizo contam com pessoas que também têm o mesmo desejo que eu. Tenho uma equipe que me apoia, meu esposo, que trabalha com muita dedicação e sempre recebe com atenção as ações que apresento. Há uma frase de Madre Teresa de Calcutá que gosto muito. Ela diz: ‘O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano seria menor’. E é exatamente isso: se queremos ver as coisas acontecerem, precisamos nos doar de alguma forma”, completou a primeira-dama.
Virginia Mendes sempre teve forte atuação social, inicialmente como primeira-dama de Cuiabá, entre 2013 e 2016. Nesse período, atuou como voluntária em diversas frentes, com destaque para a ampliação do programa Siminina. Inicialmente, o projeto atendia 149 meninas e, ao final de sua gestão, esse número saltou para 1.500 beneficiadas.
“Esse programa ainda é a menina dos meus olhos. É maravilhoso encontrar as ex-alunas e sentir o carinho e a gratidão que elas têm por terem tido acesso ao Siminina. Confesso que sinto saudades. Recentemente, estive reunida com a primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris, e vamos ter a oportunidade de atuar juntas nesse projeto lindo”, disse Virginia Mendes.
Natural de Cuiabá, ela tem um carinho especial pela cidade onde cresceu, concluiu os estudos, casou-se e teve seus três filhos. Apaixonada pela cultura cuiabana, Virginia Mendes é madrinha do grupo Flor Ribeirinha, um dos mais tradicionais do folclore mato-grossense, e destaca a grandiosidade das manifestações culturais da capital.
“Nossa cultura é diversificada, vibrante e cheia de história. O cuiabano carrega no coração o amor por sua terra e por suas tradições. Nos últimos anos, a capital passou por desafios e por um período de abandono administrativo. No entanto, novas perspectivas começam a surgir, trazendo esperança de um futuro mais próspero para a cidade e sua população”, ressaltou.
Segundo Virginia Mendes, o comprometimento da população é fundamental para novas conquistas.
“Pessoas comprometidas com o desenvolvimento e a qualidade de vida do seu povo que farão esta cidade, calorosa tanto no clima quanto no acolhimento se desenvolver cada vez mais. Afinal, Cuiabá é feita de histórias, cultura e, acima de tudo, de pessoas que a amam e trabalham por seu crescimento”, completou.
“Parabéns, Cuiabá! Cidade que amo, pelos seus 306 anos. Deus abençoe a todos!”, desejou a primeira-dama do Estado.
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
Justiça nega pedido do MPE e mantém obras no Morro de Santo Antônio

O juiz Antônio Horácio da Silva Neto, da Vara Especializada do Meio Ambiente de Cuiabá, negou pedido liminar (provisório) do Ministério Público Estadual e manteve as obras do Governo do Estado no Morro de Santo Antônio.
A decisão foi dada nesta quinta-feira (17.4) e levou em consideração o fato de o Estado estar cumprindo os requisitos legais e o “impacto positivo” da obra.
“Indefiro o pedido de tutela de urgência formulado incidentalmente pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e determino que lhe seja dado vista dos autos pelo prazo de 15 dias úteis, devendo no retorno ser designada data, conforme agenda deste juízo para uma inspeção judicial ao local dos fatos, intimando-se as partes pelos meios processualmente para acompanhamento, as quais poderão levar, querendo, seus técnicos de confiança”, diz trecho da decisão.
O Governo do Estado realiza obras no local para melhorar o acesso ao morro, que tem uma área de 258 hectares e uma altitude de 450 metros, com uma das mais belas vistas panorâmicas em Mato Grosso. Contudo, as obras estão paralisadas.
O objetivo é dar maior infraestrutura para os turistas e a população, fomentando as visitas no local de forma sustentável.
Porém, o Ministério Público Estadual pediu judicialmente que a obra fosse embargada.
A decisão
De acordo com o juiz Antonio Horácio, a tese do Ministério Público em relação à obra não é “minimamente razoável”.
“No caso em análise, não vejo nos autos elementos robustos que evidenciem, de maneira inequívoca, o risco iminente e irreversível que justifique, neste momento, a intervenção judicial excepcional pretendida”, afirmou.
Para o magistrado, apesar de ser fundamental preservar todo o ambiente natural do Morro de Santo Antônio, também é preciso que o local seja acessado pela população.
“Um bem ambiental invisível ao público está mais vulnerável à indiferença e à degradação silenciosa”, ressaltou.
O juiz verificou que o Estado “fez a lição de casa” e regularizou as pendências questionadas pelo Ministério Público, portanto, a obra poderá continuar a ser executada.
“Desse modo, as assertivas contidas no pedido de tutela de urgência incidental perdem a sua força para garantir os pleitos liminares nela lançados, de sorte que a partir de agora a situação processual vai exigir apenas e tão somente as finais verificações sobre a omissão estatal ou sua ação conforme as regras ambientais para definir eventualmente a procedência, ou não, de algum dos pleitos da peça madrugadora, que inclusive poderão ter nova apreciação deste juízo para lhes dar efetividade na sentença”, decidiu.
Fonte: Governo MT – MT
-
Polícia4 dias ago
Dez visitantes são flagradas tentando levar entorpecentes e fumo a presos em unidades prisionais de MT
-
Saúde5 dias ago
Acidentes com animais peçonhentos aumentam mais de 60% em 2025
-
Cidades4 dias ago
Nota de Pesar | Edvaldo Ribeiro
-
Polícia7 dias ago
Três homens são presos em estação ecológica do Estado
-
Cuiabá7 dias ago
Sine Municipal tem três novas funções na lista de vagas desta sexta-feira (11)
-
Esportes4 dias ago
Agro e esporte juntos: 1º Desafio Agro MTB agita Lucas do Rio Verde com Etapa do Milho
-
Variedades5 dias ago
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha tem nova exposição até 30 de abril; confira
-
Política MT6 dias ago
Dilemário propõe Moção de Repúdio na Câmara para deputados que defenderam mercadinhos em presídios