Mato Grosso

Prazo para plantio de soja em Mato Grosso termina no dia 07 de janeiro

Publicado em

O Governo do Mato Grosso, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), pede aos sojicultores mato-grossenses para que fiquem atentos ao prazo da semeadura da soja, safra 2024/2025, que acaba no dia 07 de janeiro.

As datas de início e término do calendário de semeadura da soja são definidas a cada safra, em nível nacional, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por ato normativo próprio. Em Mato Grosso, o calendário de semeadura teve início dia 07 de setembro passado e, com o encerramento na terça da semana que vem, totalizará 123 dias de janela de plantio.

O prazo de semeadura da soja é uma medida fitossanitária complementar, cujo objetivo é a racionalização do número de aplicações de fungicidas, reduzindo assim os riscos de desenvolvimento de resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi às moléculas químicas utilizadas para o controle da Ferrugem Asiática da Soja.

Mato Grosso é o maior produtor brasileiro de soja, segundo levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizado em junho. E de acordo com os dados da Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal (CDSV) do Indea, por meio da Gerência de Informação, na safra 2023/2024 foram cadastradas no órgão 16.517 unidades de produção de soja, com total de área de 11.326.725 hectares, o que representou um incremento de 5% de área em relação à safra anterior.

Leia Também:  Operação Escudo Verde combate extração ilegal de madeira no norte de Mato Grosso

Cadastros de Unidades de Produção

Os produtores de soja devem cadastrar as unidades de produção a cada safra. Essa é uma exigência legal, prevista na Lei de Defesa Vegetal do estado de Mato Grosso (Lei 8.589/2006), por ser a soja hospedeira de praga oficialmente controlada.

O prazo para o cadastro das unidades de produção da soja é até o dia 15 de fevereiro e o cadastro constitui ato declaratório do sojicultor, sendo esses dados utilizados exclusivamente para fins sanitários e para o planejamento das ações da Defesa Sanitária Vegetal no estado de Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Polícia Militar prende suspeito por tentativa de roubo, sequestro e porte ilegal de arma de fogo

Published

on

Um homem, de 24 anos, foi preso em flagrante, na noite desta quarta-feira (15.01), suspeito por sequestro, tentativa de roubo e porte ilegal de arma de fogo, no município de Santa Cruz do Xingu (1.060 km de Cuiabá). Com ele, foram apreendidos uma pistola, uma porção de maconha, R$ 100 em espécie e um aparelho celular.

De acordo com boletim de ocorrência, um homem relatou aos policiais militares que estava em casa, por volta das 20 horas, na companhia da esposa, filhos e alguns amigos, momento em que o suspeito invadiu o local e rendeu as vítimas.

Durante ação criminosa, o homem mandou que todos ficassem em silêncio, sob constante ameaças de morte e exigia a chave de uma motocicleta. A vítima ressaltou que, por diversas vezes, foi agredida pelo suspeito com coronhadas na cabeça.

Ainda conforme a vítima, já em um outro momento, o suspeito passou a ameaçar um amigo da família portador de necessidades especiais e psicológicas. Após as novas ameaças, a vítima entrou em luta corporal com o suspeito.

Leia Também:  Bombeiros Militares realizam rescaldo de incêndio e controlam vazamento de gás de cozinha em residência

Diante da situação, os envolvidos conseguiram fugir da casa, pediram socorro aos vizinhos e seguraram o suspeito até a chegada da Polícia Militar, que o conduziu à delegacia. Uma das vítimas foi encaminhada a uma unidade de saúde, pois apresentava escoriações pelo corpo.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA