Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Pontes construídas pelo Governo de MT já eliminaram 6 balsas; outras três estão em construção

Publicado em

Desde 2019, seis balsas que operavam na travessia de rios em Mato Grosso foram tiradas de circulação pelo Governo do Estado. O fim das atividades dos barcos é por um bom motivo, já que no local das balsas foram construídas novas pontes de concreto, que facilitam a mobilidade dos cidadãos, assim como a circulação de mercadorias.

Na última sexta-feira (21.02), mais uma balsa deixou de ser necessária nas rodovias mato-grossenses. Foi inaugurada uma ponte de 692 metros sobre o Rio Teles Pires na MT-419, entre os municípios de Carlinda e Novo Mundo.

Além da ponte na MT-419, as outras quatro balsas que já foram desativadas são:

– Sobre o Rio Apiacás, em Apiacás, na MT-206, onde uma ponte de 240 metros foi construída.
– Sobre o Rio Verde, em Sorriso, na MT-222, onde uma ponte de 181 metros foi construída.
– Sobre o Rio das Mortes, em Nova Nazaré, na MT-326, onde uma ponte de 483 metros foi construída.
– Sobre o Rio Arinos, em Itanhangá, na MT-242, onde uma ponte 240 metros foi construída.

Leia Também:  PM resgata vítima de sequestro, apreende três adolescentes e prende mulheres

Outra balsa sobre o Rio Arinos foi desativada, pelo fato de o trânsito ter sido desviado para a nova ponte na MT-242.

Atualmente Mato Grosso tem 13 balsas em operação. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) tem obras em andamento para construir pontes sobre o Rio Teles Pires nas MT-325 e MT-479, e sobre o Rio Juruena, na MT-208, para eliminar mais três balsas. Mais quatro pontes estão com projetos em elaboração.

O secretário Marcelo de Oliveira falou sobre a importância de eliminar as balsas, assim como as pontes de madeira, que ele classifica como os grandes obstáculos para o desenvolvimento.

“Sem uma ponte de concreto não tem como atravessar o rio e então não há investimento. Mato Grosso é um celeiro mundial de alimentos e nós temos que acabar com estes obstáculos”, afirmou.

Marcelo ainda destacou que as maiores pontes que o Governo está construindo são justamente para substituir balsas.

“Temos essa sobre o Rio Teles Pires com 692 metros, a ponte sobre o Rio das Mortes e também a do Rio Juruena, com 1.360 metros. São travessias longas de balsas, às vezes os caminhoneiros esperavam mais de dois dias para poder atravessar, mas graças aos investimentos do governo Mauro Mendes, isso será passado”, concluiu.

Leia Também:  Estudantes recebem prêmios e bolsas de pesquisa na 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TCE MT

TCE-MT promove capacitação sobre orçamento público com foco na participação das mulheres

Published

on

Ilustração

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) dá início, às 8h30 do próximo dia 25, a capacitação “É da Nossa Conta: Orçamento Mulher”, no auditório da Escola Superior de Contas. O curso, que se estende ao longo do mês de abril, tem por objetivo capacitar mulheres que atuam em diversas entidades para fiscalizar o orçamento a partir de uma perspectiva que fortaleça as políticas públicas voltadas à igualdade de gênero. Clique aqui para se inscrever.

Além da aula-inaugural presencial, a formação contará com mais cinco encontros semanais, que serão realizados na modalidade de ensino a distância nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 do próximo mês e vão reunir representantes de associações, conselhos municipais e estadual da mulher, servidores públicos que atuam com o tema, bem como alunos e pesquisadores. 

Em cada encontro, será abordado um tema diferente, abrangendo noções gerais de orçamento público; a mulher no orçamento; auditorias operacionais do TCE-MT; ferramentas de fiscalização e controle social; e avaliação de políticas públicas. 

Leia Também:  Suspeitos de violência doméstica e porte ilegal de arma são presos pela PM em Várzea Grande

A formação será ministrada por profissionais com atuação técnica em órgãos de controle e administração pública, como a procuradora do Ministério Público de Contas de São Paulo (MPC/TCE-SP) Élida Graziane Pinto, a analista da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) Graciely Ribeiro Correa, as auditoras de controle externo do TCE-MT Simony Jin, Silvia Kasmirski e Lidiane Anjos Bortoluzzi e o técnico de controle externo do TCE-MT Haroldo de Moraes Júnior.   

O objetivo da capacitação, que conta com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), é que as participantes desenvolvam competências técnicas e estratégicas para fortalecer o controle social e ampliar a participação das mulheres na promoção da transparência e equidade.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA