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Mato Grosso

MT registra alta 6,2% na abertura de novas empresas e estrangeiros ganham espaço no mercado

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O ambiente de negócios em 2024 foi bem aquecido com o crescimento de 6,2% no número de novas empresas, totalizando 22.327 negócios formalizados. Os dados são do relatório Visão Empresarial – 2025, elaborado pela Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com informações atualizadas até 29 de janeiro de 2025.

O levantamento revela que Mato Grosso conta atualmente com 306.990 empresas ativas, de pequeno a grande porte. Os dados não incluem os microempreendedores individuais (MEIS).

Dentre as pequenas empresas, médias e grandes, o setor de serviços lidera, representando 51,66% dos negócios, seguido pelo comércio (35,62%) e pela indústria (12,71%).

A concentração empresarial segue forte em cinco municípios, responsáveis por 52% das novas empresas: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Sorriso. Os demais negócios estão distribuídos entre os outros 137 municípios do Estado.

O relatório também mapeou os segmentos com maior número de CNPJs ativos em Mato Grosso. O comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios lidera, com 23.291 empresas, seguido pelo transporte rodoviário de carga (21.774), comércio de bebidas (20.754), lanchonetes e casas de sucos (17.915) e promoção de vendas (17.811).

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A maior parte dos empreendedores mato-grossenses tem entre 31 e 45 anos (42,9%), seguido pelos de 46 a 60 anos (30,6%). Já os empresários, acima de 60 anos, representam 14,8%, enquanto os mais jovens (16 a 30 anos) correspondem a 11,7% do total.

Presença estrangeira no empreendedorismo mato-grossense

Outro dado relevante do levantamento é a presença de estrangeiros no cenário empresarial. Atualmente, 159 empresas pertencem a portugueses, seguidas por negócios de bolivianos (152), venezuelanos (133), haitianos (128) e italianos (120).

Além disso, o relatório destaca o avanço do empreendedorismo entre imigrantes. Levando em conta os MEIs, em 2024, 273 novos MEIs foram abertos por venezuelanos, seguidos por haitianos (89), bolivianos (38), paraguaios (33) e colombianos (31).

O número de novos microempreendedores individuais também teve uma alta expressiva. O crescimento foi de 10,2%, passando de 61.588 MEIs criados em 2023 para 67.909 em 2024.

Para o presidente da Jucemat, Manoel Lourenço de Amorim Silva, os dados refletem o dinamismo econômico do Estado e o avanço da desburocratização.

“O Estado tem criado muitas oportunidades para empreender, e estamos trabalhando para tornar o processo de abertura de empresas mais ágil. Nos municípios que aderiram ao Balcão Único, a abertura leva apenas 10 minutos. Em Mato Grosso, a média estadual é de 4 horas e 46 minutos, tudo de forma online. Nossa informatização tem sido referência para o país”, destacou.

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Além de facilitar o processo para novos empreendedores, o presidente da Jucemat reforça que os dados do relatório são estratégicos para diferentes setores da sociedade.

“Essas informações são fundamentais para empresários, investidores e gestores públicos. Nosso compromisso é promover transparência, fortalecer o ambiente de negócios e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes, fomentando o empreendedorismo e a economia mato-grossense”, finalizou.

Fonte: Governo MT – MT

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Dois empreendimentos de MT conquistam vaga em seleção nacional de 101 experiência turísticas

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Dois empreendimentos de Mato Grosso foram selecionados no projeto Feel Brasil da Embratur e Sebrae, que elaborou uma lista de 101 experiências turísticas em 61 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal, para serem promovidas internacionalmente em um portfólio de destinos turísticos.

O lançamento foi realizado na WTM Latin America, entre 14 e 16 de abril, em São Paulo. As duas experiências de Mato Grosso são de birdwatching – avistamento de aves -, área em que o estado se destaca como um dos principais destinos para os amantes desse nicho turístico. No eBird, banco de dados global sobre aves, estão catalogadas 1.808 espécies no Brasil, sendo que 50,11% delas podem ser encontradas em Mato Grosso.

Dentre os empreendimentos selecionados de Mato Grosso está o Jardim da Amazônia Lodge, de propriedade de Raquel Zanchet. Ele é um dos principais pontos de avistamento de aves no Estado. O empreendimento está localizado em São José do Rio Claro, porta de entrada da Amazônia mato-grossense. Além disso, ela oferece a Rota dos Primatas, experiência turística que permite observar tanto aves quanto macacos.

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No Pantanal, Giuliano Bernardon é o representante no projeto. Proprietário do Aymara Lodge e diretor da Birding Pantanal, ele acredita que a iniciativa trará mais turistas estrangeiros para a região.

A secretária adjunta de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Maria Letícia Costa, explica que a estratégia de levar esses empresários para feiras internacionais foi fundamental para aumentar sua visibilidade junto à Embratur.

“Raquel é um exemplo claro. Quando começou com a observação de aves no Jardim da Amazônia, sempre participou conosco das feiras especializadas. Isso deu visibilidade à sua iniciativa perante a Embratur e o Sebrae. Ela evoluiu da observação de aves para a Rota dos Primatas, uma experiência única no Brasil. No ano passado, foi convidada para apresentar seu caso de sucesso na WTM em Londres”, disse Simone, destacando o papel do governo em promover essas novas experiências turísticas.

Giuliano Bernardon comenta que é importante esse investimento federal a esses nichos de mercado não tão conhecidos, como observação de aves, observação de vida silvestre e apostar nisso no mercado internacional. Ele reconhece que a participação do Governo do Estado em feiras de turismo, é um grande aliado para fomentar negócios e trazer mais visibilidade.

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“O apoio do governo, seja em nível federal, estadual ou municipal, é essencial. Essas feiras e rodadas de negócios são fundamentais, principalmente para o mercado internacional. O turismo funciona melhor quando há parceria entre o setor público e privado. Sem o apoio governamental, fica muito mais difícil crescer”, afirmou.

Nos últimos três anos, Raquel Zanchet tem participado regularmente de feiras de turismo e destaca a importância do apoio do Governo de Mato Grosso.

“Além do trabalho da Secretaria, as ações do Sebrae em Mato Grosso têm sido fundamentais. É essa combinação de esforços que nos trouxe até aqui. Precisamos do trabalho conjunto do Sebrae, da Sedec, do Governo e do trade turístico para levar a imagem de Mato Grosso para o mundo”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

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