Ministério Público MT
MPMT lança campanha e promove palestras no mês de conscientização

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Defesa da Pessoa com Deficiência, lança, no mês de conscientização sobre o autismo, a campanha de conscientização intitulada “Conheça e Entenda o Autismo”. A iniciativa, que tem o apoio da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, consiste na realização de palestras em escolas públicas e privadas de Cuiabá no decorrer de todo o ano letivo de 2025, a partir desta sexta-feira (11).
“Nosso objetivo é estimular os alunos para que conheçam e melhor entendam o Transtorno do Espectro Autista (TEA) de modo que, a partir desse novo olhar, passem a desenvolver um comportamento de maior respeito e empatia com seus pares”, explica a promotora de Justiça coordenadora do CAO, Daniele Crema da Rocha de Souza.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
As palestras serão realizadas pelo procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, titular da Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, e pelos promotores de Justiça Daniele Crema da Rocha de Souza, Miguel Slhessarenko Junior e Sasenazy Soares Rocha Daufenbach. A iniciativa conta ainda com apoio e participação da equipe da Ouvidora-Geral do MPMT e do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI).
“O autismo é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e é fundamental que nossas crianças e adolescentes compreendam as características e desafios enfrentados por aqueles que vivem com essa condição. Com as palestras, esperamos desmistificar o autismo e fomentar um ambiente de respeito e aceitação, promovendo uma sociedade mais inclusiva e compreensiva”, argumentou Paulo Prado.
As primeiras unidades de ensino a serem visitadas são a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Prof. Ranulpho Paes de Barros, as Escolas Estaduais de Desenvolvimento Integral da Educação Básica (EEDIEB) Profª Almira de Amorim Silva e Alcebíades Calháo, e a Escola Estadual Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Müller”.
Fonte: Ministério Público MT – MT

Ministério Público MT
Gaeco prende oito durante operação por invasão de área

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) — força-tarefa permanente constituída pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo — realizou oito prisões em flagrante na manhã desta sexta-feira (18), durante o cumprimento de ordens judiciais no âmbito da Operação Incursio Contra Terram.A operação foi deflagrada para desarticular uma organização criminosa suspeita de planejar e executar a invasão de uma área pública em Cuiabá. Além das prisões, foram autorizadas 11 ordens judiciais e registrados 60 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) — procedimento simplificado para infrações penais de menor potencial ofensivo.As investigações começaram após denúncias anônimas encaminhadas à Ouvidoria do Ministério Público. Constatou-se que o grupo agia com aval da facção Comando Vermelho e suposto auxílio de servidores públicos, coordenando uma ocupação ilegal organizada da área.O Gaeco identificou líderes da organização. Segundo as apurações, a área seria dividida em ruas e lotes, cada um sob responsabilidade de um integrante, que administrava canais de comunicação (principalmente por aplicativos de mensagens) para organizar a invasão e repassar datas, locais e valores cobrados dos futuros ocupantes.Diante das provas, o Ministério Público agiu com base em indícios dos crimes de: integrar organização criminosa (Lei nº 12.850/2013), esbulho possessório (art. 161, II, do Código Penal), corrupção passiva e ativa (art. 317 do Código Penal).As investigações continuam em andamento, e novas medidas podem ser adotadas conforme o avanço das diligências, após autorização da juíza Edna Ederli Coutinho, do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo).A operação contou com o apoio de 200 policiais militares.
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
Cidades5 dias ago
Nota de Pesar | Edvaldo Ribeiro
-
Polícia4 dias ago
Dez visitantes são flagradas tentando levar entorpecentes e fumo a presos em unidades prisionais de MT
-
Esportes5 dias ago
Agro e esporte juntos: 1º Desafio Agro MTB agita Lucas do Rio Verde com Etapa do Milho
-
Saúde6 dias ago
Acidentes com animais peçonhentos aumentam mais de 60% em 2025
-
Variedades5 dias ago
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha tem nova exposição até 30 de abril; confira
-
Política MT6 dias ago
Dilemário propõe Moção de Repúdio na Câmara para deputados que defenderam mercadinhos em presídios
-
Esportes6 dias ago
Atleta de Mato Grosso é convocado para a Seleção Brasileira de Wrestling
-
Política MT5 dias ago
Daniel Monteiro presta contas dos primeiros 100 dias de mandato com foco em diálogo e transparência