Ministério Público MT
A masculinidade tóxica que afasta homens de exames preventivos
Novembro é o mês de conscientização para a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata, a segunda doença masculina mais letal no mundo. Por que novembro? Tão somente pelo dia 17 de novembro ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Em outras palavras, a mortalidade pela doença independe de mês ou dia: quarenta e sete homens morrem diariamente de câncer de próstata no Brasil. E como a taxa mundial de mortalidade também é expressiva, foi criada na Austrália em 2003 a campanha Novembro Azul.
Fonte: Ministério Público MT – MT
Ministério Público MT
Réu é condenado a 28 anos de reclusão por homicídio de indígena
O réu Leonardo Estevão foi condenado a 28 anos de reclusão pelo homicídio qualificado do indígena Leonido Mano Kadojeba, em sessão de julgamento pelo Tribunal do Júri da comarca de Rondonópolis (a 212km de Cuiabá), nesta quinta-feira (4). A tese do Ministério Público de Mato Grosso foi acolhida pelo Conselho de Sentença, que reconheceu a materialidade do crime, a autoria e as qualificadoras de motivo fútil, meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. O condenado iniciará o cumprimento da pena em regime fechado e não poderá recorrer da sentença em liberdade.
O júri foi presidido pelo juiz Leonardo de Araujo Costa Tumiati e teve a promotora de Justiça Ludmilla Evelin de Faria S. Cardoso como representante do Ministério Público. De acordo com a denúncia da 6ª Promotoria de Justiça Criminal de Rondonópolis, o crime foi praticado em outubro de 2023, em uma residência particular no bairro Arco Íris. Leonardo Estevão, “agindo com nítida vontade assassina (animus necandi), com consciência e vontade, impelido por motivo fútil, meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, matou Leonido Mano Kadojeba (indígena de 43 anos de idade), desferindo-lhe golpes de arma branca do tipo faca, causando-lhe sete lesões”.
Conforme apurado durante as investigações, que foram presididas pelo delegado de Polícia João Paulo Praisner, a vítima Leonido Mano Kadojeba pertencia à etnia Bororo, residia na Aldeia Tadarimana e não possuía pleno domínio da língua portuguesa. No dia do crime, Leonido e Leonardo estavam na mesma residência quando o condenado incidiu uma discussão com a vítima. Leonardo foi até a sua residência, que fica ao lado da casa do local do crime, apossou-se de uma faca e dirigiu-se até o local do fato.
De forma cruel e de surpresa, Leonardo desferiu sete golpes de faca pelas contas em Leonido. A vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. O autor do homicídio fugiu do local e foi preso posteriormente, em Cuiabá.
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
Polícia7 dias ago
Operação da Polícia Civil contra o tráfico prende seis pessoas em Ribeirão Cascalheira
-
Tribunal de Justiça de MT7 dias ago
Presidente do Tribunal de Justiça participa da passagem de comando da Polícia Militar
-
Polícia1 dia ago
Polícia Militar prende trio que sequestrou gerente de loja em Cuiabá
-
Polícia4 dias ago
Homem é preso por agredir e ameaçar sua companheira de morte em Rondonópolis
-
Jurídico4 dias ago
Procurador-geral de Justiça cobra providências em relação a falhas apontadas pelo Estado
-
Cidades7 dias ago
Ganha Tempo da Praça Ipiranga retoma atendimentos nesta sexta-feira (29)
-
Cidades4 dias ago
Natal Luz 2024 tem novas atrações, com a cara da Capital do Agro
-
Polícia4 dias ago
Policial civil de Mato Grosso conclui curso tático realizado no Estado de Alagoas