Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL

“Mato Grosso está pronto para ajudar o Rio de Janeiro”, afirma secretário Roveri após Megaoperação

Publicado em

O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel César Roveri, afirmou que o estado está preparado para apoiar o Rio de Janeiro nas ações de enfrentamento ao crime organizado. A declaração foi dada nesta quinta-feira (30), em referência à megaoperação realizada na última terça (28) nos Complexos do Alemão e da Penha, que resultou em mais de 120 mortos e teve como alvo integrantes do Comando Vermelho (CV).

 

Segundo Roveri, o governador Mauro Mendes (União Brasil) entrou em contato com o governador fluminense para colocar as forças especiais de Mato Grosso à disposição das ações de repressão às facções. “Mato Grosso está pronto para ajudar o Rio de Janeiro ou qualquer outro estado que precisar”, afirmou o secretário em coletiva à imprensa.

 

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

 

Atuação integrada e investigações conjuntas

 

Roveri lembrou que as equipes de inteligência de Mato Grosso já mantêm cooperação permanente com as forças de segurança do Rio, uma vez que lideranças do CV com atuação no estado costumam se refugiar em comunidades dominadas pela facção na capital fluminense.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate 35 incêndios florestais nesta segunda-feira (8)

 

Como exemplo, ele citou a prisão de Ederson Xavier de Lima, o “Boré”, considerado o principal líder do Comando Vermelho em Mato Grosso, capturado em setembro em uma praia de Niterói (RJ). “Temos lideranças de Mato Grosso que se escondem nas favelas do Rio. Com certeza continuaremos esse trabalho conjunto, em parceria com o Rio de Janeiro e com qualquer outro estado”, reforçou Roveri.

 

O secretário também informou que determinou à inteligência estadual um levantamento para identificar se há criminosos de Mato Grosso entre os mortos ou presos durante a operação fluminense. “Estamos aguardando a resposta para verificar se há alguém de Mato Grosso envolvido nos confrontos com as forças de segurança do Rio de Janeiro”, disse.

 

Defesa da operação no Rio

 

Questionado sobre as críticas à condução da operação — que teria priorizado o confronto armado em vez de enfraquecer a estrutura financeira do Comando Vermelho —, Roveri saiu em defesa das forças fluminenses e destacou a complexidade das ações em áreas dominadas pelo tráfico. “Tenho certeza de que a operação foi bem planejada. Lá a situação é praticamente de guerra. Vimos drones atacando agentes de segurança pública, fuzis e metralhadoras de guerra. Não é simples entrar numa favela, numa mata e executar esse tipo de trabalho”, pontuou.

Leia Também:  Reunião interinstitucional inicia elaboração de Plano de Contingência para desastres em Cuiabá

 

Forças especiais à disposição

 

Por fim, o secretário reiterou o compromisso de Mato Grosso em cooperar com outros estados, inclusive com o envio de tropas especializadas, caso seja solicitado.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Governo de MT vai mostrar como aliar produção de alimentos e preservação ambiental na COP 30

Published

on

O governador Mauro Mendes lidera a comitiva do Governo de Mato Grosso na 30ª Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 30, em Belém, no Pará.

A comitiva terá agendas entre os dias 10 a 19 de novembro, sendo que o governador ficará no Pará nos dias 10 e 11. A programação tem início com a abertura do HUB Amazônia, na Blue Zone, com os nove governadores dos Estados que compõem o Consórcio da Amazônia Legal, que apresentarão as entregas coletivas dos Estados e também farão o lançamento da Estratégia Amazônia 2050.

O Estado também organiza o painel Economia da Natureza: inovação financeira e tecnológica para conservar e restaurar biomas de Mato Grosso, com a apresentação da parceria inovadora do Estado com a O.N.E. Amazon, com a formalização de convênio, no valor de US$ 100 milhões, para remunerar a floresta em pé.

Durante a COP 30, os representantes do Estado tratarão da economia florestal e financiamento climático, em diversos painéis que mostram como tratar a biodiversidade como ativo estratégico e pilar de negócios regenerativos.

Leia Também:  Junto ao CBO, Procon inicia protocolo de ações em óticas

Na agenda ainda estão previstos painéis com o Corpo de Bombeiros, que vai apresentar as ações integradas de prevenção e combate aos incêndios no Estado, e da Secretara de Estado de Agricultura Familiar, mostrando as experiências de Mato Grosso na produção de alimentos com sustentabilidade e baixo carbono, ambos na Green Zone.

Já as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente apresentarão as experiências de produção de alimentos com sustentabilidade e inovação, e das ações de Mato Grosso para cumprir os compromissos com o clima e a natureza.

Além do governador Mauro Mendes, a comitiva será composta pelo vice-governador Otaviano Pivetta, deputado estadual Carlos Avallone, secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil) e Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Flávio Gledson Bezerra, e o promotor de Justiça Marcelo Vacchiano. A primeira-dama Virginia Mendes acompanhará o governador, custeando as próprias despesas.

Também fazem parte da comitiva do Estado servidores das Secretarias de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Econômico e de Agricultura Familiar e representantes do Instituto PCI, Imac, Programa REM e Aprosoja.

Leia Também:  Reunião interinstitucional inicia elaboração de Plano de Contingência para desastres em Cuiabá

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA