Mato Grosso
Mais de 500 pessoas participaram de programação gratuita de colônia de férias com a Seciteci
¿A colônia de férias realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e o Museu de História Natural de Mato Grosso recebeu 506 pessoas entre os dias 11 e 15 de dezembro. O projeto ofereceu gratuitamente uma extensa programação para todas as idades, e reuniu conhecimento científico e diversão.
O coordenador do Programa de Popularização da Ciência da Seciteci, Marcos Natanael, afirma que o resultado da colônia de férias foi extremamente positivo e superou todas as expectativas.
“Tivemos uma participação expressiva das famílias, que não só acompanharam seus filhos nas atividades, mas também se envolveram ativamente, criando momentos de interação únicos. Além de proporcionar experiências enriquecedoras no campo da ciência e tecnologia, o evento também ofereceu um ambiente que fortaleceu laços afetivos e sociais”, ressalta Marcos Natanael.
Por parte da Seciteci, as atividades foram organizadas pela equipe do Circuito Itinerante de Ciências de Mato Grosso – MT Ciências. O evento também contou com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Instituto Ecoss e Museu de História Natural de Mato Grosso.
“Foi gratificante ver crianças e adultos saindo do Museu de História Natural não apenas mais curiosos e entusiasmados com o conhecimento, mas também com memórias emocionantes de aprendizado e convivência em família”, completa Marcos.
A colônia de férias ofereceu uma extensa programação, como visita ao planetário digital, óculos de realidade virtual e jogos 3D, além de exposição do Programa de Recondicionamento de Computadores-Recytec.
Também foram promovidas oito oficinas para todas as idades. Os participantes puderam aprender sobre conceitos de robótica e ciência, testando na prática com a construção de câmaras escuras e foguetes de ar comprimido. Ao todo, 257 pessoas participaram dessas oficinas.
Este foi o segundo ano que a Seciteci participou da colônia de férias.¿
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Secretário de Educação visita diretorias regionais para fortalecimento das políticas educacionais em MT
O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, iniciou, nesta quinta-feira (16.1), mais uma jornada de visitas às 13 Diretorias Regionais de Educação, as DREs, para ouvir as demandas e desafios enfrentados por professores, coordenadores pedagógicos e diretores de 40 escolas em sete municípios: Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Olímpia, Porto Estrela, Sapezal e Tangará da Serra.
A primeira parada será na DRE do polo Tangará da Serra, distante 241 quilômetros de Cuiabá. Com o compromisso de reforçar as políticas do Plano Educação 10 Anos, o secretário destaca a importância de estar presente nas escolas, como faz todos os anos. Além disso, na avaliação dele, visitar as DREs e as escolas é uma rotina fundamental praticada não apenas pelo secretário de Educação, mas também pelos secretários-adjuntos, superintendentes e coordenadores da pasta.
Segundo ele, ao dialogar com os profissionais da educação, a Seduc pode identificar áreas que necessitam de suporte e recursos, além de avaliar a eficácia das políticas implementadas. Como resultado, essa interação direta resulta em ações mais assertivas e direcionadas, que refletem as realidades locais.
“Indo in loco, podemos entender as necessidades e potencialidades de cada região. Desta forma, queremos unificar ainda mais a atuação em todas as esferas e garantir que as políticas educacionais cheguem de forma efetiva a cada aluno”, complementa Alan.
O secretário observa, ainda, que as visitas às DREs não são apenas uma formalidade, mas um compromisso com a educação mato-grossense, onde a escuta ativa se torna o primeiro passo para um futuro mais promissor.
“A expectativa é que a intensificação dessa aproximação traga sempre soluções práticas e inovadoras, refletindo diretamente na qualidade do ensino em Mato Grosso”, explica.
Para o diretor regional e Educação do polo Tangará da Serra, Saulo Scariot, essa prática, que envolve ouvir atentamente as necessidades e sugestões de professores, diretores e coordenadores pedagógicos, é essencial para o cumprimento e avanço das metas estabelecidas a cada ano letivo.
“A escuta ativa não é apenas uma formalidade; é uma ferramenta poderosa que permite à secretaria compreender os desafios enfrentados nas salas de aula”, avalia.
Além disso, acrescenta Saulo, a escuta ativa promove um ambiente de colaboração e confiança. “Quando educadores sentem que suas vozes são ouvidas e respeitadas, eles se tornam mais engajados e motivados a contribuir para o processo educacional”, finaliza.
Durante as visitas, que ocorrerão mensalmente até meados do segundo semestre, mais de 150 ações do Plano Educação 10 anos serão avaliadas, com o objetivo de estreitar o relacionamento entre a Seduc, as DREs e as unidades de ensino.
Polo Tangará da Serra
Nas 38 escolas do polo, entre elas 10 unidades do campo, 2 indígenas e 10 de tempo integral, estão matriculados mais de 20 mil alunos em 438 salas de aulas, além de 69 turmas das salas anexas e mais 23 ambientes compartilhados.
Entre professores efetivos e contratados, o polo conta com 835 profissionais em sala de aula. Há, ainda, outros 657 servidores que estão em cargos de direção, coordenação, readaptados ou lotados na DRE.
Fonte: Governo MT – MT
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