Mato Grosso
Maior festival de sustentabilidade da América Latina terá segunda edição em Mato Grosso

Mato Grosso terá a 2ª edição da Virada Sustentável, o maior festival de sustentabilidade da América Latina e um dos mais importantes do mundo, em Mato Grosso. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e Instituto Virada Sustentável, com apoio do Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Rumo Logística.
Neste ano, a Virada Sustentável no Estado será realizada nas cidades de Rondonópolis, nos dias 31 de maio e 1º de junho, e em Cuiabá, entre os dias 4 e 8 de junho. Artistas, coletivos de cultura, empresas, escolas e universidades, entre outros representantes da sociedade civil, que tenham interesse em somar à programação, já podem acessar o link do chamamento público para submeter os projetos para serem avaliados e incorporados à programação.
O evento será realizado em oito cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus e Belém (edição especial COP30), além de Cuiabá e Rondonópolis.
As propostas devem ter como foco as duas cidades que receberão o evento. Serão aceitas apenas propostas de atividades já prontas para execução, que sejam inéditas ou não. Os proponentes poderão indicar a necessidade de financiamento, mas também são aceitas as chamadas “propostas de adesão”, ou seja, que não dependem de apoio financeiro dos organizadores do evento para sua realização. Elas devem estar em sintonia com os temas da sustentabilidade e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para inscrição e mais informações, basta acessar o formulário online.
Toda a programação da Virada Sustentável tem como foco apresentar à população uma visão positiva e inspiradora sobre o tema, com atividades que conectam cultura, conhecimento e ação.
“A população de Cuiabá e Rondonópolis terá a oportunidade de celebrar a Semana do Meio Ambiente em um espaço de conexão e engajamento com as pautas ambientais. Por meio da correalização do Festival Virada Sustentável, a Sema busca inspirar reflexões e incentivar atitudes mais sustentáveis, com um olhar especial para a biodiversidade, tema central do debate em 2025″, revelou a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Juliana Carvalho.
“Ampliamos a força do evento nesta edição de 2025, com mais atrações, mais impacto e sempre de olho na proposta de agregarmos diferentes visões e atores na promoção do desenvolvimento sustentável, um tema tão caro para a população local, gestores públicos e setor privado”, reforça o cofundador da Virada Sustentável, André Palhano.
Valor da biodiversidade
Com mais de 50 edições já realizadas, o projeto que nasceu em 2011 em São Paulo, já circulou por cidades de várias regiões brasileiras, contempladas com uma série de espetáculos, apresentações artísticas, performances, intervenções culturais, exposições, oficinas, workshops, palestras, debates, assim como projetos educativos e atividades de bem-estar.
A coordenadora da Virada Sustentável em Mato Grosso, Daniela Kern Sznelwar lembra que Cuiabá estreou no circuito da Virada Sustentável em 2024, com uma versão pocket, a Viradinha Sustentável. Realizada em parques estaduais da cidade, entre os dias 5 e 9 de junho, atraiu mais de três mil pessoas que participaram das atividades e envolveu mais de 260 profissionais, entre técnicos e artistas, que ministraram as ações.
Neste ano, o evento terá uma programação mais diversificada que da primeira edição. “E como o tema deste ano é a ‘Biodiversidade’, vamos exaltar a riqueza do território e sensibilizar para a importância da conservação ambiental. Especialmente num estado como o nosso, que abriga três importantes biomas: Pantanal, Cerrado e Amazônia”, explica Daniela.
A edição 2025 da Virada Sustentável tem o patrocínio da Rumo, operadora logística ferroviária do país. “A Virada Sustentável é um espaço essencial para reforçarmos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, conectando infraestrutura e preservação ambiental. Em Mato Grosso, onde estamos construindo aproximadamente 740 km de trilhos da Ferrovia Estadual de Mato Grosso, entendemos que a preservação da biodiversidade e o progresso devem caminhar juntos. Estamos trabalhando junto ao Estado de MT para realização da Virada Sustentável desde o ano passado e nosso apoio ao evento demonstra a importância de integrar inovação, respeito ao meio ambiente e impacto positivo para as comunidades locais”, destaca Paula Tagliari, gerente da Rumo, na área de Gestão Ambiental – Expansão.
Mais informações sobre a Virada Sustentável podem ser obtidas no site oficial https://www.viradasustentavel.org.br .
Fonte: Governo MT – MT

Ministério Público MT
Promotores de Justiça participam de congresso nacional

Onze membros do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) participaram do Congresso Nacional do Júri, realizado na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre (RS), entre os dias 19 a 21 de março. O evento contou com uma aula magna de abertura, ministrada pelo procurador de Justiça e coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT, Antonio Sergio Cordeiro Piedade.
“Participar desse congresso foi uma oportunidade para nós, promotores que atuam no júri, nos capacitarmos e trocarmos informações e experiências. Foram abordados assuntos relevantes para a nossa atuação profissional, com alinhamento e discussão de temas importantes”, declarou a promotora de Justiça Tessaline Higuchi.
Com foco nas estratégias e desafios do Tribunal do Júri, o Congresso Nacional do Júri foi promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul em parceria com o Centro de Apoio Operacional do Júri e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPRS e reuniu mais de 400 membros de todo o país, com representantes de 23 estados.
O MPMT foi representado pelos promotores de Justiça Bruno Silvestrini, Roberta Câmara, Marcelle Rodrigues, Élide Manzini, Tessaline Higuchi, Adalberto Biazotto Júnior, Vinicius Gahyva, Pedro Facundo, Luiz Eduardo Jacob Filho, Marcelo Beato e João Marcos de Paula.
*Estagiário escreve sob supervisão do jornalista Jonathan Cosme.
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
Sorriso - MT7 dias ago
39ª Exporriso é lançada oficialmente com anúncio de shows
-
Cuiabá6 dias ago
Secretaria de Saúde de Cuiabá convoca técnicos de enfermagem
-
Política MT6 dias ago
Câmara aprova projeto de lei que permite o remanejamento de mais de R$ 1 bi no orçamento da Prefeitura
-
Política MT5 dias ago
Dra. Mara lota o Plenário da Câmara para audiência pública sobre regularização fundiária
-
Mato Grosso7 dias ago
Inscrições do seletivo para contratação de técnicos de enfermagem e enfermeiros encerram nesta sexta-feira (21)
-
Cuiabá6 dias ago
Sine Municipal tem 26 vagas para pedreiro em Cuiabá
-
Mato Grosso6 dias ago
“Esforços do Governo de MT reduzem custos logísticos e garantem estrutura para crescimento dos municípios”, afirma vice-governador
-
TCE MT6 dias ago
TCE dá aval à rescisão do contrato do BRT; Sérgio Ricardo cobra celeridade na conclusão da obra