Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Invest MT ganha diretoria e inicia operação para atrair investimentos ao Estado

Publicado em

A Agência Mato-grossense de Promoção de Investimentos e Competitividade (Invest MT) deu um passo decisivo para iniciar suas atividades nesta sexta-feira (06.6), com a definição dos nomes que vão compor sua diretoria executiva e a autorização formal para abertura do CNPJ e conta bancária da entidade. O Conselho Deliberativo da agência elegeu Mirael França Praeiro como diretor-presidente e a servidora pública Ariana Guedes como diretora internacional.

Vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a Invest MT foi criada com o objetivo de articular ações entre o poder público e o setor privado para atrair investimentos, reduzir burocracias e promover os produtos e serviços de Mato Grosso no Brasil e no mundo.

Durante a reunião do Conselho, o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou a experiência dos dois dirigentes e o papel estratégico da agência.

“Mirael tem uma trajetória de 18 anos no Sebrae, 12 deles focado no setor internacional. Ariana atua há seis anos na Ásia, promovendo a internacionalização do Estado. São dois grandes profissionais que vão conduzir a agência com competência e dinamismo”, afirmou.

Leia Também:  Governador apresenta oportunidades de investimentos em MT e defende punições mais duras aos crimes ambientais

César explicou ainda que o Governo do Estado aportará R$ 10 milhões para a estruturação da agência, recursos já alocados na Secretaria de Fazenda. Com a formalização jurídica da entidade, o próximo passo é a aprovação do plano de trabalho e do orçamento pelo Conselho Deliberativo para dar início às operações.

A diretora internacional, Ariana Guedes, celebrou a conquista como um marco de um processo iniciado há mais de uma década.

“São 10 anos dedicados à internacionalização de Mato Grosso. A Invest representa a consolidação de uma proposta que demorou, mas chegou no momento certo. Agora é trabalhar muito para tirar essa agência do chão”, disse.

Mirael França, por sua vez, agradeceu pela confiança e reforçou a missão da Invest MT.

“Nosso objetivo é elevar o grau de maturidade de Mato Grosso para o mundo. Vamos trabalhar para posicionar a Invest MT entre as principais agências de promoção de investimentos do país”, pontuou.

A estrutura da agência prevê uma atuação estratégica com sede em Cuiabá e representação permanente na Ásia. Além de promover investimentos e parcerias, a Invest MT terá entre suas funções fomentar a inovação, apoiar empreendedores, auxiliar na expansão de empresas instaladas no Estado e divulgar os potenciais econômicos mato-grossenses em feiras e eventos nacionais e internacionais.

Leia Também:  Expedição de MT para Rondônia irá oportunizar troca de experiência para produção com floresta em pé

A criação da agência foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa em julho de 2024 e sancionada pelo governador Mauro Mendes em agosto de 2024. A nova estrutura é considerada essencial para consolidar Mato Grosso como um polo atrativo de investimentos, especialmente nos setores do agronegócio, turismo, indústria e comércio.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul traçam política conjunta para impulsionar a suinocultura e gerar desenvolvimento

Published

on

Agenda realizada na última quinta-feira, 16, em Campo Grande (MS), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Mato Grosso do Sul, teve a visita da comitiva de Mato Grosso, para conhecer os cases de sucesso com foco na suinocultura de Mato grosso do Sul, foram detalhados para lideranças do agronegócio e representantes de instituições públicas e privadas, que debateram políticas públicas de incentivo fiscal voltadas às cadeias produtivas do agro, com foco especial na suinocultura, bem como, os programas PDAgro, Proape e Leitão Vida, além dos programas que concedem premiações e abatimentos de ICMS por cadeia produtiva, com repasse via frigoríficos, como crédito fiscal ou em dinheiro. 

Participaram do encontro o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável de MS, Rogério Thomitão Beretta, Cesar Miranda, da SEDEC, Custódio Rodrigues da Acrismat, Fórum Agro, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, representada pelo deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Dilmar Dal Bosco, IMEA, Sefaz, Invest MT e FIEMT. O diálogo reforçou a integração entre os dois estados que compartilham realidades produtivas semelhantes e o interesse em construir políticas que fortaleçam a economia regional.

O principal tema discutido foi o projeto Leitão Vida, um programa de incentivo e apoio à suinocultura, que propõe medidas fiscais, estruturais e estratégicas para estimular o crescimento e a industrialização da carne suína nos dois estados. O projeto busca promover competitividade, sustentabilidade e equilíbrio entre as cadeias produtivas, ampliando a geração de emprego e renda no campo. Além disso, o programa pretende atrair novos investimentos, consolidando Mato Grosso e Mato Grosso do Sul como referências nacionais na produção de proteína animal.

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco, líder do governo e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária de Mato Grosso, destacou a importância da união entre os dois estados e a criação de políticas de longo prazo. “Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, são estados irmãos que tem um desenvolvimento muito forte na pecuária, na suinocultura, na avicultura, no desenvolvimento e também, da floresta plantada, quer dizer, na industrialização. Nós somos um estado primário de produção. Nós temos que atrair, com toda certeza, indústrias para que venham gerar emprego e renda ao povo de Mato Grosso. Nós viemos aqui fazer uma troca de conhecimento entre o MT e MS, principalmente na suinocultura”, afirmou Dal Bosco.

Leia Também:  Expedição de MT para Rondônia irá oportunizar troca de experiência para produção com floresta em pé

Dilmar ainda explicou que a conversa também entrou no debate sobre a cadeia de produção, incentivo ao produtor da avicultura, da pecuária e da suinocultura, com um modelo diferente de Mato Grosso. “No nosso modelo, ele é mais lá no Prodeic ou Proder para o suíno, muitas vezes, de granja, individualizado, do que aquela integrada. A integrada e mais na indústria que incentiva, também, todos aqueles produtores, tanto na ave como no suíno, de sistema integrado com a produçao”, salientou Dilmar.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de MT, César Miranda, enfatizou que o diálogo entre estados é essencial para construir políticas sólidas e duradouras. “Essa agenda é um passo importante para a harmonização de políticas fiscais e de incentivos que estimulem a produção e a agregação de valor dentro dos estados. A suinocultura tem potencial extraordinário e precisa de um ambiente econômico estável e favorável para continuar crescendo e gerando oportunidades”, pontuou Miranda.

Representando o setor produtivo, Custódio Rodrigues, da Acrismat – Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso – ressaltou que o projeto Leitão Vida chega em um momento decisivo para a cadeia suinícola. “O produtor precisa de previsibilidade e de políticas claras. O Leitão Vida representa exatamente isso, um modelo moderno de incentivo, que aproxima governo e iniciativa privada e garante condições reais para o crescimento sustentável da suinocultura. É uma pauta que une o setor produtivo em torno de um mesmo propósito”, destacou.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros atende ocorrência de capotamento de carreta carregada com pluma de algodão

Encerrando o encontro, o secretário executivo da Semadesc de MS, Rogério Thomitão Beretta afirmou que o diálogo entre governo e agro é o caminho para resultados concretos. “O governo de Mato Grosso do Sul está comprometido em criar políticas de incentivo que tenham impacto real na vida do produtor. O Leitão Vida é um projeto que dialoga com o futuro do agro, com sustentabilidade, inovação e eficiência. Essa integração com Mato Grosso fortalece toda a região Centro-Oeste e abre novas perspectivas para o desenvolvimento da cadeia suína. O modelo é sólido, bem executado e gera ganhos em toda a cadeia, melhora a eficiência, eleva a produtividade e movimenta a economia, com mais trabalho e renda. Prestadores de serviço avançam, a indústria cresce com maior volume e qualidade, e o Estado colhe resultados concretos. Pelo caráter técnico e comprovado, a experiência de MS é replicável, em especial a MT”, afirmou Beretta.

Ao final da reunião, foi criado um grupo técnico de trabalho que reunirá representantes dos dois estados e das entidades participantes. A meta é alinhar estratégias, ajustar pontos fiscais e definir ações conjuntas para a implantação de projetos, consolidando a suinocultura como uma das mais promissoras atividades do agronegócio brasileiro e um símbolo da integração produtiva entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

 

Por: Juninho Poyer – Assessoria de Comunicação de Gabinete

Fonte: Política MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA