Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

IFMT de Várzea Grande visita Sesp e adere ao programa Vigia Mais MT

Publicado em

Gestores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Várzea Grande, conheceram o Programa Vigia Mais MT, nesta terça-feira (4.2), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Eles iniciaram o processo de adesão ao serviço de videomonitoramento em segurança pública instituído pelo Governo do Estado.

Inicialmente, o IFMT várzea-grandense, instituição com 1,1 mil estudantes, receberá 20 câmeras fixas com alta resolução de imagens. Os equipamentos, conforme determina a legislação que criou o programa, deverão ser instalados em áreas de interesse coletivo. No caso do instituto, na fachada, entorno do prédio, vias próximas e outros espaços para segurança dos estudantes, professores e das comunidades próximas.

“O Vigia Mais é um programa incrível. Eu já tinha ouvido falar, mas não sabia que era tão fácil aderir. Estou impressionado com a facilidade de acesso. Hoje, estamos constatando que é mais do que o equipamento de videomonitoramento; é todo o serviço público para a segurança da população que está agregado às câmeras. É realmente muito interessante”, avaliou o diretor-geral do IFMT de Várzea Grande, professor João Bosco Lima Beraldo.

Leia Também:  Parque Estadual do Araguaia capacita socorristas e participa da elaboração do plano de proteção a unidades

João Bosco e o coordenador de Logística do IFMT de Várzea Grande, Claudinilson Alves, assistiram a apresentação técnica e conheceram o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) – setor onde as imagens captadas pelas câmeras do Vigia Mais MT são acompanhadas em tempo real.

O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Fernando Augustinho, destacou que a adesão pelo IFMT de Várzea Grande vai complementar o projeto de instalação de câmeras na região do Chapéu do Sol.

“Vamos fazer a vigilância em segurança pública e também beneficiar uma instituição importante, com mais de mil estudantes, operando nos mesmos moldes empregados pela Seduc (Secretaria de Estado de Educação) nas escolas estaduais. A ideia é a mesma: fazer a proteção dos ambientes escolares, dos professores, dos alunos e de todo o entorno. São esses pequenos projetos que vão complementando o projeto maior do município e do Estado. É assim que vamos chegar ao conceito de muralha virtual que desenvolvemos para Mato Grosso”, completou o secretário ajunto.

O tenente Leandro Alves fez a explanação do Vigia Mais juntamente com os tenentes-coronéis Wangles do Santos Lino e Raul Castro de Oliveira, superintendente do Ciosp e coordenador de Sistemas e Telecomunicação da Sesp, respectivamente.

Leia Também:  Governo garante pagamento integral de RGA de 4,62% já no mês de janeiro

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TCE MT

TCE-MT promove capacitação sobre orçamento público com foco na participação das mulheres

Published

on

Ilustração

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) dá início, às 8h30 do próximo dia 25, a capacitação “É da Nossa Conta: Orçamento Mulher”, no auditório da Escola Superior de Contas. O curso, que se estende ao longo do mês de abril, tem por objetivo capacitar mulheres que atuam em diversas entidades para fiscalizar o orçamento a partir de uma perspectiva que fortaleça as políticas públicas voltadas à igualdade de gênero. Clique aqui para se inscrever.

Além da aula-inaugural presencial, a formação contará com mais cinco encontros semanais, que serão realizados na modalidade de ensino a distância nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 do próximo mês e vão reunir representantes de associações, conselhos municipais e estadual da mulher, servidores públicos que atuam com o tema, bem como alunos e pesquisadores. 

Em cada encontro, será abordado um tema diferente, abrangendo noções gerais de orçamento público; a mulher no orçamento; auditorias operacionais do TCE-MT; ferramentas de fiscalização e controle social; e avaliação de políticas públicas. 

Leia Também:  Notas fiscais emitidas a partir desta segunda-feira (1º) devem conter informações sobre o tipo de pagamento

A formação será ministrada por profissionais com atuação técnica em órgãos de controle e administração pública, como a procuradora do Ministério Público de Contas de São Paulo (MPC/TCE-SP) Élida Graziane Pinto, a analista da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) Graciely Ribeiro Correa, as auditoras de controle externo do TCE-MT Simony Jin, Silvia Kasmirski e Lidiane Anjos Bortoluzzi e o técnico de controle externo do TCE-MT Haroldo de Moraes Júnior.   

O objetivo da capacitação, que conta com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), é que as participantes desenvolvam competências técnicas e estratégicas para fortalecer o controle social e ampliar a participação das mulheres na promoção da transparência e equidade.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA