Mato Grosso
Hospital Metropolitano realiza sexto mutirão de cirurgias do ano para dar celeridade a atendimentos

O Hospital Metropolitano, mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em Várzea Grande, realizou 25 cirurgias gerais neste sábado (28.6), em um mutirão para dar celeridade aos atendimentos. Foram realizados 20 procedimentos de colecistectomia (retirada de vesícula), três de hernioplastias (hérnia) e dois de exérese de cisto dermoide (retirada de cisto sebáceo).
Este foi o sexto mutirão de cirurgias que o Hospital Metropolitano realizou neste ano. No total, até agora, foram 179 operações. Todos os cidadãos atendidos aguardavam por cirurgias via Sistema de Regulação.
O mutirão deste sábado atendeu pacientes com idades entre 31 e 91 anos, de Alto Paraguai, Arenápolis, Aripuanã, Colíder, Colniza, Cuiabá, Figueirópolis d´Oeste, Juara, Juína, Juruena, Nossa Senhora do Livramento, Pontes e Lacerda, São José do Rio Claro, Sinop e Várzea Grande.
A autônoma Fabiana Alves da Silva, 43 anos, uma das contempladas, estava aliviada e esperançosa para entrar na sala de cirurgia e retirar a vesícula devido às pedras e por saber que, em breve, não terá dor nenhuma e poderá voltar às suas atividades.
“Estou esperando desde outubro do ano passado e, graças a Deus, já fui chamada. É porque ficar com dor muito tempo esperando não dá né. Então, graças a Deus, fui chamada logo. Se Deus quiser já já a gente está na ativa de novo”, disse Fabiana.
Ela contou que foi bem orientada pelo médico sobre os cuidados no pós-operatório, como uma dieta sem gordura que terá que fazer nas primeiras semanas, e que terá vida normal depois disso.
Segundo a diretora do Hospital Metropolitano, Cristiane de Oliveira, essas são cirurgias rápidas e que não demandam tempo prolongado de internação e por isso podem ser feitas no formato de mutirão.
“O trabalho conjunto da equipe foi fundamental na articulação com os pacientes e as prefeituras para organizar o agendamento e realizar tantas cirurgias no mesmo dia. É que todos os funcionários são muito bem treinados para atender os cidadãos com eficiência e, assim, dar mais qualidade de vida para eles”, explicou Cristiane.
O médico e cirurgião-geral Douglas Dolce Domingues destacou que a estrutura do hospital permite essa alta capacidade de operações simultâneas de baixas e médias complexidades para tentar diminuir a espera por cirurgias no Estado.
“Esses mutirões agilizam por ser um número bom de pacientes que são operados e a gente consegue resolver em curto prazo. A gente atende os usuários de todos os municípios de Mato Grosso, do interior, na Baixada Cuiabana e de todos os lugares que for necessário”, ressaltou.
De acordo com o médico, a maior dificuldade é conseguir um número suficiente de pacientes aptos para a cirurgia, devido à burocracia no processo de diagnóstico e encaminhamento dos municípios. Por isso, as prefeituras podem se organizar para levar mais pacientes para serem operados nesses mutirões, que o Hospital Metropolitano conseguirá atender bem.
“São cinco salas cirúrgicas no hospital e a gente atua em todas elas. Aqui dentro, o paciente estando apto, não temos dificuldade nenhuma. A gente está aqui para executar e consegue executar com perfeição e, graças a Deus, sem complicações”.
Domingues destacou ainda que essas cirurgias melhoram a vida dos pacientes, aliviando dores, no caso da retirada de vesícula, e permitindo o retorno às atividades normais, no caso da hérnia.
É importante que os pacientes que precisam ser operados em Mato Grosso mantenham o cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS) atualizado para que, quando contemplados com a cirurgia, possam ser contactados sem dificuldades.
A equipe que trabalhou na ação é composta por cinco médicos cirurgiões e cinco médicos residentes, quatro anestesistas, 10 técnicos de enfermagem e dois enfermeiros.
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
Corpo de Bombeiros socorre vítimas de acidente de trânsito na MT-249

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, nesta terça-feira (8.7), três vítimas de um acidente de trânsito na MT-249, em Nova Mutum (a 240 km de Cuiabá).
A equipe do 3º Núcleo Bombeiro Militar (3º NBM) foi acionada via rádio pela equipe técnica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que solicitou apoio para atendimento a uma ocorrência de acidente de trânsito seguido de capotamento.
Ao chegar ao local da ocorrência, os bombeiros constataram que as três vítimas já se encontravam fora do veículo e aguardavam atendimento. Rapidamente, a equipe auxiliou no atendimento pré-hospitalar.
Após o atendimento, os bombeiros transportaram uma das vítimas até uma unidade hospitalar. As demais vítimas foram transportadas pela equipe do Samu.
Não há informações sobre as causas do acidente.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cuiabá5 dias ago
Secretário de Comunicação da Câmara pede exoneração ao vivo na tribuna; veja vídeo
-
Cuiabá6 dias ago
Prefeitura de Cuiabá cancela nota de dipirona 500% mais cara após erro de digitação
-
Mundo5 dias ago
Bandidos do CV que filmaram interrogatório de skaltista são presos
-
Polícia4 dias ago
Polícia Militar abre inscrições para 2ª edição da Bravos Fast Night Run
-
Famosos4 dias ago
Associações se reúnem com governo e cobram revisão do percentual remuneratório
-
Ministério Público MT5 dias ago
Visão Fontana
-
Cuiabá4 dias ago
”Após dipirona 500% mais cara, Prefeitura gasta R$ 1,5 milhões em aluguéis de carros de luxo”, diz vereador
-
Cuiabá6 dias ago
Gonzaga anuncia saída do cargo de secretário de Comunicação da Câmara