Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

“Estudar em uma unidade novinha dá mais vontade de aprender”, afirma aluna da Escola Estadual Welson Mesquita

Publicado em

O Governo de Mato Grosso entregou, nesta segunda-feira (9.6), à comunidade escolar do bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, a Escola Estadual Welson Mesquita de Oliveira totalmente reformada. O investimento, realizado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foi de R$ 4,8 milhões.

A estudante Ana Julia, de 17 anos, cursa o 2º Ano do Ensino Médio e faz parte do grupo de 1.738 alunos matriculados na escola. Segundo ela, a reforma era esperada e a entregou a deixou mais animada. “Estudar numa escola novinha deixa a gente com mais vontade de aprender”, contou.

Maria Eduarda tem 17 anos e também compartilhou da visão da colega Ana. “Estudo aqui desde a sétima série e gosto muito dessa escola. Em vista do que tínhamos antes, agora há conforto, refeitório com muito espaço, Chromebooks, Smart TV, biblioteca e muito mais”, disse.

O investimento do Estado contemplou instalações elétricas e hidrossanitárias, pintura e nova cobertura.

Tatiana Lima é mãe de uma aluna que cursa o primeiro ano do Ensino Médio. Segundo ela, a escola totalmente reformada era um sonho de décadas. “Sei como era antes e vejo como está agora. Minha filha Tainá Fabrini cursa o 1º ano do ensino médio e está muito feliz aqui. Do diretor ao professor, tudo aqui melhorou muito”, avaliou.

Leia Também:  Governador lança Feira Internacional do Turismo do Pantanal 2023 nesta segunda-feira (3)

Diretor da unidade, o professor Fábio Bernardo da Silva agradeceu o investimento do Estado na reforma da escola. “Sinto uma felicidade enorme por estar fazendo parte desse processo. Parabéns a Seduc por levar a educação pública tão a sério e como política de Estado prioritária”, destacou.

Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o ritmo dos avanços na educação pública de Mato Grosso é um caminho sem volta. Ele lembrou que, no Ensino Médio, a Rede Estadual saiu da 22ª para a 8ª posição no ranking nacional do Ideb. “Chegamos a esse nível de excelência porque temos uma excelente equipe em todas as áreas da Seduc, das DREs e das escolas”, comparou.

Infraestrutura escolar

Nos últimos sete anos, o Governo de Mato Grosso já entregou aos municípios 38 escolas novas, outras 49 unidades também novas estão em obras pelo Estado e há 9 escolas conveniadas com as licitações em andamento.

No mesmo período, a Seduc ainda entregou 84 escolas reformadas, outras 96 estão em obras e 9 escolas conveniadas aguardam licitação para início das obras de reforma. A comunidade escolar também recebeu 43 novas quadras poliesportivas e outras 17 estão em obras.

Leia Também:  Mato Grosso quer ampliar áreas integradas de lavoura-pecuária-floresta para reduzir emissões de carbono

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Ministério Público MT

Filho de vítima atua no Júri e contribui para condenação de réus

Published

on

Os réus Valdete Xavier de Faria e Luzirene Ribeiro Miranda foram condenados a 16 anos, sete meses e 15 dias de reclusão cada um, pelo homicídio qualificado de Geraldo Xavier de Faria, ocorrido em Alto Boa Vista (a 922 km de Cuiabá). O julgamento foi realizado pelo Tribunal do Júri de São Félix do Araguaia (a 1.200 km da capital), no dia 10 de junho. O filho da vítima, que presenciou o crime e tinha apenas 12 anos, atuou, 12 anos após o crime, como assistente de acusação ao lado do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) durante o plenário.O Conselho de Sentença acolheu a tese apresentada pelo MPMT, reconhecendo que o crime foi cometido por motivo torpe e com o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Além da pena de reclusão, os réus também foram condenados ao pagamento das custas e despesas processuais. A ré, Luzirene Ribeiro Miranda, foi encaminhada à Penitenciária Feminina de Nova Xavantina. O réu Valdete Xavier de Faria, atualmente foragido no exterior, teve mandado de prisão expedido e terá o nome incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol – um alerta internacional que notifica as autoridades policiais dos países-membros sobre a existência de mandados de prisão em aberto.Conforme a denúncia da 2ª Promotoria de Justiça de São Félix do Araguaia, o crime aconteceu em março de 2013, na casa da vítima. Valdete e Luzirene, que eram parentes próximos da vítima, foram até o local para cobrar uma dívida. Após alguns minutos de conversa, Valdete sacou um revólver calibre 38 e atirou na coxa da vítima, atingindo a artéria femoral e provocando morte por hemorragia. Durante a ação, Luzirene conteve o filho de Geraldo, então com 12 anos, impedindo que ele buscasse ajuda e facilitando a fuga dos dois.Doze anos depois, o filho da vítima, que é advogado e foi testemunha do crime, Geraldo Xavier de Faria Júnior, abdicou de ser informante e atuou como assistente de acusação no plenário do Júri ao lado do Ministério Público e de outros dois advogados. “Geraldo Xavier de Faria Júnior realizou o sonho do pai ao se formar em Direito e, de forma admirável, participou como assistente de acusação no júri. Sua atuação foi impecável, demonstrou serenidade, firmeza e uma impressionante capacidade de expressão. Foi um momento marcante e emocionante, especialmente por ter sido uma das primeiras vezes em que ele exerceu a profissão para a qual se preparou, justamente em busca de justiça pelo pai”, afirmou o promotor de Justiça substituto Thiago Matheus Tortelli.

Leia Também:  MT participa do 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal em Manaus

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA