Mato Grosso
Estudantes de Escola Estadual Digigov Santana fazem mostra de trabalhos em alusão ao Dia da Consciência Negra
Os 700 estudantes da Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana, em Cuiabá, realizaram, nesta sexta-feira (21.11), um evento em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20. Em conjunto com todos os professores de Ciência Humanas, o objetivo do projeto “Escravo nem Pensar” foi conscientizar estudantes e seus familiares sobre o trabalho escravo e trabalho infantil.
Durante todo o dia, foram realizadas palestras, apresentações de danças regionais, apresentação do projeto EducArte, desfile de personalidades negras, além de visitas às salas temáticas relacionadas com a Política Antirracista da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), que é desenvolvido em todas as 648 escolas da rede estadual.
“A gente desenvolveu o Escravo nem Pensar em trabalho conjunto com todos os professores e alunos do ensino médio. Os estudantes formaram grupos em que cada um produziu o seu trabalho e hoje foi feita a mostra com maquetes e cartazes. Alguns grupos trabalharam com o tema empreendedorismo, principalmente as turmas do terceiro ano do ensino médio”, explicou.
Mirela Figueiredo está no 3º ano e desenvolveu junto com os colegas o trabalho sobre produtos afrodescendentes. “A gente fez uma logo de empresa fictícia para representar o projeto chamado Nagoma. O intuito foi trazer a cultura afro às pessoas para ter mais conexão com essa ancestralidade. A importância do nosso projeto foi mostrar de onde a gente vem, saber da nossa história, saber quem construiu o nosso país”, contou.
Já a Rebecca Sargesson, de 17 anos, também do 3º ano, explicou que desenvolveu com o seu grupo o projeto contra o trabalho infantil. “Fizemos uma maquete do trabalho agrícola com exploração infantil e também sobre trabalhos em fábricas infantis. O nosso objetivo é mostrar que uma criança não deve trabalhar, ela deve crescer e viver como uma criança”, disse.
O coordenador pedagógico da escola, João Silvério da Silva, finalizou falando sobre a importância das apresentações das culminâncias. “Trouxemos apresentações com palestras voltadas às mulheres negras. Foi um espaço para trazer a cultura dos povos africanos. Então, é de grande relevância ensinar os nossos alunos sobre o tema envolvendo-os no projeto, criando as próprias maquetes e salas temáticas”, acrescentou.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Projeto apoiado pela Sefaz conquista 1º lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal
O Teca Game, projeto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com apoio da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), alcançou o topo na categoria Tecnologia do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024 e recebeu o valor de R$ 5 mil pelo 1º lugar. A Sefaz prestou assessoria técnica ao projeto, fortalecendo sua inscrição e execução.
O secretário adjunto de Projetos Estratégicos, Vinícius Simioni, celebrou o reconhecimento da iniciativa que, segundo ele, contribui e inspira a unidade a buscar, identificar e apoiar mais projetos que impulsionem soluções inovadoras e impactantes no estado.
“É com imensa alegria e orgulho que celebramos a conquista da professora Vanice, do professor Alexandre e da discente Amanda no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024, promovido pela Febrafite. Essa vitória é um reconhecimento merecido à dedicação e ao compromisso em transformar a realidade da nossa sociedade por meio do fortalecimento da cidadania fiscal. O projeto premiado reflete competência, criatividade e inovação ao integrar de forma brilhante esses valores em um jogo educativo. Parabéns aos envolvidos por este exemplo de excelência e inspiração!”, declarou o adjunto.
Desenvolvido sob a coordenação da professora Dra. Vanice Canuto Cunha, do Instituto de Computação, e do professor Dr. Alexandre Magno de Melo Faria, da Faculdade de Economia, com a colaboração da aluna Amanda Kaziuk Pereira, o jogo educativo busca sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância da cidadania fiscal e do uso responsável dos recursos públicos.
“Nem acreditei que podíamos chegar na final, e ainda por cima ser 1º lugar com tanta gente boa concorrendo. Foi uma surpresa e tanto! Ficamos muito felizes por esse reconhecimento”, comemorou a professora Dra. Vanice.
O jogo, voltado para crianças a partir de 10 anos, foi desenvolvido na plataforma GameMaker. A protagonista, Teca (junção de Ternura e ECA, sigla do Estatuto da Criança e Adolescente), arrecada moedas em cada fase para ajudar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atendem crianças em situação de vulnerabilidade.
“Criamos o jogo para explicar, de forma lúdica, para onde vão as doações do imposto de renda, despertando a consciência social desde cedo”, explicou a professora Vanice, também coordenadora do projeto de extensão Cuiabá Mais Solidário.
A vitória do TECA Game reforça o compromisso da UFMT e da Sefaz com a educação fiscal e a formação de cidadãos mais conscientes. O jogo está disponível online e promete inspirar outras iniciativas pelo país. Para jogar, acesse: https://gx.games/pt
Prêmio Nacional de Educação Fiscal
Promovido pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e parceiros, o prêmio reconhece iniciativas que promovem o aprendizado sobre a função social dos tributos e a aplicação correta dos recursos públicos. O evento destacou projetos inovadores que fomentam a cidadania fiscal, premiando iniciativas nas categorias Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia. A cerimônia de 2024 foi realizada no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e reuniu os finalistas das quatro categorias, autoridades e parceiros.
Fonte: Governo MT – MT
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