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Mato Grosso

Detran apresenta novos projetos para modernizar atendimento e gestão

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O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) apresentou, na tarde de quarta-feira (7.5), no auditório da sede da Autarquia, uma série de projetos voltados à modernização da gestão e para a melhoria do atendimento ao cidadão mato-grossense.

Durante o evento, foram detalhadas as funcionalidades do Painel de Indicadores em Power BI, uma ferramenta dinâmica e visual para o acompanhamento de dados e indicadores relevantes para a gestão e as atividades do Detran; melhorias no aplicativo MT Cidadão, com novas funcionalidades e aprimoramentos desenvolvidos para tornar o acesso aos serviços do Detran mais prático e eficiente para o cidadão; o novo Portal de Serviços Digitais, com atualizações e novas funcionalidades implementadas no portal online, visando facilitar o acesso e a interação dos usuários com os serviços digitais do Detran, além do Portal de Credenciamento.

Segundo o presidente do Detran, Gustavo de Vasconcelos, o objetivo das melhorias é trazer benefícios aos gestores, servidores, credenciados e à população em geral. “Teremos o painel de indicadores, ferramenta importantíssima para a gestão dos servidores do Detran. A melhoria do MT Cidadão para atender a toda a população, o Portal de Credenciamento, que vai atender os mais de 5 mil credenciados, além do Portal de Serviços Digitais, no qual o cidadão terá mais um acesso digital aos serviços do Detran”, explicou o presidente.

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O diretor de Habilitação e Veículos do Detran, Alessandro de Andrade, reforçou que o novo Portal de Serviços representa uma alternativa prática e segura para o cidadão.

“Antes o cidadão podia realizar serviços do Detran de forma presencial ou pelo app MT Cidadão. Agora, com o portal de serviços, o cidadão também poderá realizar serviços como a emissão de CRLV, renovação da CNH, segunda via de CNH e, posteriormente, vamos aumentar os serviços. O portal poderá ser acessado com o mesmo login e senha do aplicativo MT Cidadão”, destacou o diretor.

A gestora da Unidade de Desenvolvimento Organizacional do Detran, Maria Auxiliadora de Lima Campos, frisou que os projetos são fruto de um trabalho iniciado ainda em 2023 e que respondem à necessidade de tornar os serviços do Detran mais acessíveis e eficientes.

“Este trabalho começou em 2023, depois nos foi apresentada a necessidade de indicadores. Apresentamos os painéis já consolidados, com alguns indicadores que já implementamos, bem como as melhorias realizadas no MT Cidadão, mudanças pontuais e precisas para que o cidadão possa manusear com mais facilidade o aplicativo, com linguagem mais acessível, além de incluirmos serviços que ainda não estavam disponibilizados, tornando nosso aplicativo mais eficiente para atender à necessidade do cidadão”, falou.

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As melhorias tecnológicas no aplicativo MT Cidadão, do Portal de Serviços e do Portal de Credenciamento foram realizadas em parceria com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e faz parte do acordo de resultados assinado no mês de janeiro deste ano entre as duas Autarquias com objetivo de modernizar os sistemas tecnológicos e serviços digitais do Detran.

Fonte: Governo MT – MT

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Ministério Público MT

MPMT apresenta kit de estímulo à integridade em reunião

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O coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Defesa do Patrimônio Público. do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), promotor de Justiça Gustavo Dantas Ferraz, participou, na tarde desta quinta-feira (22), de mais uma reunião da Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso. O encontro teve como objetivo promover e fortalecer a cultura da integridade no estado.Durante a reunião, o representante do MPMT ressaltou que a instituição elaborou e distribuiu às Promotorias de Justiça o kit de atuação “Cultura da Integridade”, em atendimento à Resolução nº 305/2025 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O material reúne orientações, documentos e boas práticas que visam apoiar a atuação dos promotores de Justiça na promoção e consolidação da cultura de integridade no serviço público.“A cultura de integridade é um dos pilares essenciais para assegurar uma gestão pública eficiente, transparente e voltada ao interesse coletivo”, afirmou o promotor de Justiça Gustavo Dantas Ferraz. Ele também destacou a importância da conscientização de gestores, servidores e da sociedade em geral quanto ao respeito aos bens públicos e à observância da ética na Administração Pública.O promotor também elogiou a iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) por promover ações de conscientização junto aos estudantes sobre temas relacionados à integridade, como a preservação dos bens escolares. A ação, realizada a pedido do MPMT, da Controladoria-Geral do Estado e de outros órgãos que integram a Rede de Controle, foi destacada como um exemplo positivo de educação cidadã e de fortalecimento da ética no ambiente escolar.Durante a reunião, foi deliberado que a Rede de Controle irá elaborar um referencial técnico para a implementação de programas de integridade nos municípios, com diretrizes que permitam a adaptação do modelo à realidade de cada localidade. Também ficou definida a realização de um evento da Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso, previsto para o final deste ano, em Cuiabá, com o objetivo de ampliar o diálogo e fortalecer as ações de integridade no estado.

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Fonte: Ministério Público MT – MT

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