Mato Grosso
Desenvolve MT impulsiona Diamantino e facilita o acesso ao crédito aos empreendedores

Dando continuidade ao plano de ação para fomentar a economia no Estado, a Desenvolve MT Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, em parceria com a prefeitura de Diamantino, participou do Empreenda Mais, evento voltado para incentivar o empreendedorismo local em Diamantino nesta terça-feira (11.3). Promovido pela Câmara Municipal, 140 pessoas compareceram às palestras.
A Desenvolve MT apresentou oportunidades de crédito para aqueles que estão começando ou pretendem expandir seus negócios. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), falou sobre o apoio aos empreendedores locais, além disso, outros palestrantes trataram sobre assuntos atuais como o uso de Inteligência Artificial e Isenção Fiscal foram o foco.
Geovanna da Silva Diogo Disperatti, dona de uma loja de moda feminina em Diamantino, a Fina Evidência, compartilhou sua experiência durante o evento e falou sobre como solicitou o crédito com a Desenvolve MT.
“Em 2024 eu comercializava roupas pela internet, e solicitei a linha de crédito Mulher Empreendedora para abrir a minha loja física, hoje aqui no evento é uma oportunidade de compartilhar a minha experiência com outros empreendedores que gostariam de expandir seus negócios”, conta Geovanna.
Durante o evento, a Desenvolve MT e a prefeitura renovaram o convênio de parceria com o município. Francisco Ferreira Mendes Junior, prefeito do município, destaca os benefícios dessa colaboração e o que espera alcançar com ela.
“Estamos em uma nova fase, estamos renovando o convênio, que é de grande importância para Diamantino. Queremos dar aos empreendedores a oportunidade de investir em seus negócios, o que gera emprego e renda. O crescimento das empresas faz a cidade crescer e se desenvolver”, fala o prefeito.
Helio Tito, Diretor de Crédito e Desenvolvimento da Agência, explica o objetivo da colaboração e quais as intenções desta com os empreendedores locais.
“A Desenvolve MT está se dedicando cada vez mais a conceder crédito para o município de Diamantino. Nós já investimos em alguns empreendimentos na cidade e esse evento foi uma retomada, nossa e da prefeitura, na atividade. Vamos fomentar a economia junto aos empresários da região”, conta o Diretor.
Nesta quarta-feira (12.3) os atendimentos aos empreendedores locais continuam no município, um exemplo é Jozenil Costa Lube, dono da Distribuidora Lube Gás. Que pretende ampliar sua empresa para armazenar mercadorias e aumentar seu estoque.
Com isso, atualmente, são 31 cidades e seis associações comerciais parceiras da Desenvolve MT que buscam incentivar e estimular a economia local. Assim, o crédito entra como um meio para diversificar o mercado, gerar mais emprego e apoiar o desenvolvimento de toda a cidade.
Na sequência, a servidora Julianna Castro, assessora técnica especial responsável por atender os municípios, capacitou a servidora da prefeitura Célia Aparecida Barbosa. Ela será o agente de crédito local, responsável por atender os empreendedores que buscam investir.
“A Desenvolve MT vem para agregar o serviço que fazemos na sala do empreendedor. A gente atende de modo gratuito, a prefeitura em conjunto com o Governo Federal e o Estadual. Nós abrimos empresas, fechamos, fazemos declarações de faturamento, entre vários outros serviços. Estamos aqui para auxiliar, então ninguém sai daqui sem uma resposta”, conta.
Para os empreendedores em Diamantino interessados em um atendimento local que querem saber mais sobre as linhas de crédito e como ajudar em seus negócios procure a sala da Prefeitura que fica na Rodoviária de Diamantino. O endereço é Rua Desembargador J. P. F. Mendes, 2438, bairro Jardim Eldorado.
*Com supervisão de Livia Rabani
Fonte: Governo MT – MT

Ministério Público MT
Promotores de Justiça participam de congresso nacional

Onze membros do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) participaram do Congresso Nacional do Júri, realizado na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre (RS), entre os dias 19 a 21 de março. O evento contou com uma aula magna de abertura, ministrada pelo procurador de Justiça e coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT, Antonio Sergio Cordeiro Piedade.
“Participar desse congresso foi uma oportunidade para nós, promotores que atuam no júri, nos capacitarmos e trocarmos informações e experiências. Foram abordados assuntos relevantes para a nossa atuação profissional, com alinhamento e discussão de temas importantes”, declarou a promotora de Justiça Tessaline Higuchi.
Com foco nas estratégias e desafios do Tribunal do Júri, o Congresso Nacional do Júri foi promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul em parceria com o Centro de Apoio Operacional do Júri e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPRS e reuniu mais de 400 membros de todo o país, com representantes de 23 estados.
O MPMT foi representado pelos promotores de Justiça Bruno Silvestrini, Roberta Câmara, Marcelle Rodrigues, Élide Manzini, Tessaline Higuchi, Adalberto Biazotto Júnior, Vinicius Gahyva, Pedro Facundo, Luiz Eduardo Jacob Filho, Marcelo Beato e João Marcos de Paula.
*Estagiário escreve sob supervisão do jornalista Jonathan Cosme.
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
Sorriso - MT7 dias ago
39ª Exporriso é lançada oficialmente com anúncio de shows
-
Cuiabá6 dias ago
Secretaria de Saúde de Cuiabá convoca técnicos de enfermagem
-
Política MT6 dias ago
Câmara aprova projeto de lei que permite o remanejamento de mais de R$ 1 bi no orçamento da Prefeitura
-
Política MT4 dias ago
Dra. Mara lota o Plenário da Câmara para audiência pública sobre regularização fundiária
-
Mato Grosso7 dias ago
Inscrições do seletivo para contratação de técnicos de enfermagem e enfermeiros encerram nesta sexta-feira (21)
-
Cuiabá6 dias ago
Sine Municipal tem 26 vagas para pedreiro em Cuiabá
-
Mato Grosso6 dias ago
“Esforços do Governo de MT reduzem custos logísticos e garantem estrutura para crescimento dos municípios”, afirma vice-governador
-
TCE MT6 dias ago
TCE dá aval à rescisão do contrato do BRT; Sérgio Ricardo cobra celeridade na conclusão da obra