Mato Grosso
Corpo de Bombeiros resgata vítimas de intoxicação por gases em obras de cisterna

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, nesta sexta-feira (7.3), duas vítimas de uma possível intoxicação por gases em uma cisterna em construção no Centro de Primavera do Leste (a 238 km de Cuiabá).
A equipe da 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (6ª CIBM) foi acionada, por volta das 8h45, para socorrer uma vítima que, supostamente, teria sofrido uma descarga elétrica dentro da cisterna. De imediato, os bombeiros se dirigiram ao local com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Os militares constataram que havia duas vítimas do sexo masculino, mas nenhuma delas apresentava sinais de choque elétrico. Elas estavam em uma cisterna em construção que iria servir como reserva técnica para combate a incêndios.
Um homem, de 26 anos, já havia sido retirado do poço e apresentava insuficiência respiratória. A segunda vítima, de 57 anos, ainda estava dentro da cisterna em parada cardiorrespiratória.
Diante da gravidade da situação, os bombeiros, equipados com aparelhos de proteção respiratória autônoma (EPR), desceram ao poço para resgatar a vítima. Durante a operação, identificaram a presença de gases no ambiente, possivelmente responsáveis pela intoxicação das vítimas.
Após o resgate, ambas as vítimas receberam oxigênio e atendimento médico no local antes de serem encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Não há informações sobre o estado de saúde atual das vítimas.
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
Serviço de telemedicina amplia atendimento médico a reeducandos no sistema penitenciário de MT

O serviço de telemedicina, contratado pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) para assistência médica e psicológica a pessoas privadas de liberdade, realizou 641 atendimentos nos últimos quatro meses. O contrato foi firmado em outubro do ano passado e os atendimentos iniciaram em novembro. De acordo com a equipe da Coordenadoria de Saúde Penitenciária, o serviço mais procurado é o de psiquiatria.
O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, explicou que a contratação oferta maior cobertura dos serviços nas unidades prisionais do Estado.
“Com esse serviço, conseguimos atender diversas especialidades médicas. Muitas vezes, não encontramos profissionais possíveis para essa demanda na saúde pública, além de ser um projeto inovador no sistema penitenciário nacional”, destacou o gestor.
A implantação da telemedicina começou pelas unidades prisionais do interior, onde havia mais escassez de profissionais de saúde, e foi finalizada no final de janeiro de 2025.
Os gestores das unidades receberam capacitação para usar os serviços e realizar os agendamentos. O atendimento é realizado em todos os dias úteis da semana. A própria unidade agenda as consultas, com antecedência de 48 a 72h, conforme a especialidade.
O serviço tem especialidades como clínica médica, ortopedia, cardiologia, urologia, pneumologia, endocrinologia, psiquiatria, dermatologia, gastroenterologia, infectologia, ginecologia, reumatologia, oftalmologia e neurologia, além de teleconsultas com profissional de psicologia.
A coordenadora de Saúde Penitenciária, Olga Santana, explica que algumas unidades prisionais já possuem agenda fixa semanal para atendimentos na plataforma.
“A implantação da telemedicina nas unidades demonstra um olhar cauteloso da gestão com a população privada de liberdade, servidores e população em geral, uma vez que o atendimento é realizado dentro da unidade, reduzindo escoltas para atendimentos eletivos e diminuindo a espera por especialistas na regulação estadual e municipal”, destacou a profissional.
O serviço de telemedicina ganhou projeção em todo o país no período de pós-pandemia e, na avaliação da equipe de saúde penitenciária, o uso da tecnologia vem para ampliar a oferta à saúde para a população privada de liberdade.
“E se mostra como um recurso complementar à assistência em saúde presencial já prestada por profissionais do quadro da Secretaria de Justiça, e daqueles credenciados pela pactuação entre estado e secretarias municipais de saúde”, avaliou a superintendente de Políticas Penitenciárias, Gleidiane Assis.
Fonte: Governo MT – MT
-
Sorriso - MT4 dias ago
39ª Exporriso é lançada oficialmente com anúncio de shows
-
Política MT6 dias ago
Prefeitura e Câmara criam pontos de doação para família de Emelly
-
Várzea Grande7 dias ago
Pronto-Socorro de Várzea Grande precisa de recursos financeiros para troca do telhado
-
Cuiabá3 dias ago
Secretaria de Saúde de Cuiabá convoca técnicos de enfermagem
-
Cuiabá3 dias ago
Sine Municipal tem 26 vagas para pedreiro em Cuiabá
-
Mato Grosso4 dias ago
Inscrições do seletivo para contratação de técnicos de enfermagem e enfermeiros encerram nesta sexta-feira (21)
-
Política MT5 dias ago
Maria Avalone destaca ações em comunidades e reforça compromisso com esporte, combate à violência e qualificação profissional
-
Diamantino MT6 dias ago
Diamantino sedia festival Futevôlei Pé na Areia