Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros resgata lobo-guará que ficou preso em restaurante em Jaciara

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na manhã desta segunda-feira (14.4), um lobo-guará que ficou preso na casa de proteção da rede de gás de um restaurante na BR-364, em Jaciara (a 144 km de Cuiabá).

Segundo relatos, durante a madrugada o animal tentou atacar uma das funcionárias do estabelecimento e acabou matando algumas galinhas que se encontravam na área.

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

No local, a equipe da 9ª Companhia Independente Bombeiro Militar (9ª CIBM) verificou que o lobo-guará estava preso na estrutura proteção da rede de gás e, por estar encurralado, apresentava comportamento agressivo.

Diante da situação, a equipe realizou cuidadosamente os procedimentos necessários para a contenção do animal, garantindo a segurança de todos os envolvidos. O lobo-guará estava saudável e não apresentava ferimentos aparentes.

Após o resgate, o animal foi transportado e devolvido ao seu habitat natural, em uma área de reserva ambiental distante.

Leia Também:  Levantamento da CDL Cuiabá estima crescimento de 4,4% nas vendas páscoa em 2024

Veja a atuação dos bombeiros nesta ocorrência.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Justiça nega pedido do MPE e mantém obras no Morro de Santo Antônio

Published

on

O juiz Antônio Horácio da Silva Neto, da Vara Especializada do Meio Ambiente de Cuiabá, negou pedido liminar (provisório) do Ministério Público Estadual e manteve as obras do Governo do Estado no Morro de Santo Antônio.

A decisão foi dada nesta quinta-feira (17.4) e levou em consideração o fato de o Estado estar cumprindo os requisitos legais e o “impacto positivo” da obra.

“Indefiro o pedido de tutela de urgência formulado incidentalmente pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e determino que lhe seja dado vista dos autos pelo prazo de 15 dias úteis, devendo no retorno ser designada data, conforme agenda deste juízo para uma inspeção judicial ao local dos fatos, intimando-se as partes pelos meios processualmente para acompanhamento, as quais poderão levar, querendo, seus técnicos de confiança”, diz trecho da decisão.

O Governo do Estado realiza obras no local para melhorar o acesso ao morro, que tem uma área de 258 hectares e uma altitude de 450 metros, com uma das mais belas vistas panorâmicas em Mato Grosso. Contudo, as obras estão paralisadas.

Leia Também:  Indea promove palestra sobre gripe aviária em Lucas do Rio Verde

O objetivo é dar maior infraestrutura para os turistas e a população, fomentando as visitas no local de forma sustentável.

Porém, o Ministério Público Estadual pediu judicialmente que a obra fosse embargada.

A decisão

De acordo com o juiz Antonio Horácio, a tese do Ministério Público em relação à obra não é “minimamente razoável”.

“No caso em análise, não vejo nos autos elementos robustos que evidenciem, de maneira inequívoca, o risco iminente e irreversível que justifique, neste momento, a intervenção judicial excepcional pretendida”, afirmou.

Para o magistrado, apesar de ser fundamental preservar todo o ambiente natural do Morro de Santo Antônio, também é preciso que o local seja acessado pela população.

“Um bem ambiental invisível ao público está mais vulnerável à indiferença e à degradação silenciosa”, ressaltou.

O juiz verificou que o Estado “fez a lição de casa” e regularizou as pendências questionadas pelo Ministério Público, portanto, a obra poderá continuar a ser executada.

“Desse modo, as assertivas contidas no pedido de tutela de urgência incidental perdem a sua força para garantir os pleitos liminares nela lançados, de sorte que a partir de agora a situação processual vai exigir apenas e tão somente as finais verificações sobre a omissão estatal ou sua ação conforme as regras ambientais para definir eventualmente a procedência, ou não, de algum dos pleitos da peça madrugadora, que inclusive poderão ter nova apreciação deste juízo para lhes dar efetividade na sentença”, decidiu.

Leia Também:  Batalhão de Trânsito aplica 570 testes de bafômetro e prende 18 motoristas por embriaguez ao volante

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA