Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Corpo de Bombeiro participa da construção de projeto nacional de resposta a desastres em Brasília

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) está representando a Região Centro-Oeste nas reuniões de consolidação do Programa Resposta em Operações Integradas para Atuação em Situações de Desastres (RESPAD), promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros (LIGABOM).

Os encontros ocorrem entre os dias 03 e 06 de junho, em Brasília, e contam com a participação do comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, e do Major BM Lucas de Souza Brito.

O objetivo do programa é estabelecer um modelo nacional integrado de comando, controle e prevenção a desastres, promovendo a atuação conjunta entre Corpos de Bombeiros, forças de segurança, Defesa Civil e órgãos de gestão de crises. A iniciativa surge como resposta ao aumento de eventos extremos, como enchentes, incêndios florestais e deslizamentos, intensificados pelas mudanças climáticas.

Os representantes do CBMMT atuam em Câmaras Técnicas responsáveis por eixos como capacitação, diretrizes operacionais, modernização de equipamentos e padronização de protocolos.

Leia Também:  Polícia Militar prende suspeito que tentou matar namorado de ex-esposa

Para o tenente-coronel Marcondes, a participação de Mato Grosso reforça o protagonismo do Estado nas políticas nacionais de prevenção e resposta a desastres.

“Contribuir com a construção desse modelo é uma honra e também uma grande responsabilidade, pois estamos formatando um sistema que impactará diretamente a vida de milhares de brasileiros em momentos críticos”, afirma.

O programa também contará com parcerias interministeriais e interinstitucionais, envolvendo o Ministério da Defesa, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, entre outros órgãos, reforçando seu caráter transversal e estratégico para a segurança nacional.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Mato Grosso é segundo estado do país que mais apreendeu cocaína em 2024, aponta Mapa da Segurança Pública

Published

on

Mato Grosso subiu para a segunda colocação entre os estados brasileiros que mais apreenderam cocaína em 2024, segundo dados do Mapa da Segurança Pública de 2025, divulgado pelo Ministério da Justiça nesta quarta-feira (11.6).

Conforme dados do mapa, as ações das forças de segurança estaduais apreenderam 23,6 toneladas de cloridrato de cocaína e de pasta base de cocaína. O total representa um aumento de 3,8 toneladas em relação a 2023, quando Mato Grosso apreendeu 19,8 toneladas.

Mato Grosso ficou atrás apenas de São Paulo, que retirou 47,9 toneladas de circulação. Na edição do mapa de 2023, o estado mato-grossense despontou em terceiro lugar, com 19,8 toneladas de cocaína apreendida.

O Mapa da Segurança Pública apontou também que Mato Grosso ficou na oitava colocação entre os estados que mais apreenderam maconha no ano passado. No total, foram 17,6 toneladas.

Somando cocaína e maconha, as apreensões representam um volume total de 41,2 toneladas de entorpecente, o que significa um prejuízo estimado em R$ 554 milhões às facções criminosas. O volume é 57% maior do que foi apreendido em 2023, quando 26,2 toneladas de drogas foram retiradas de circulação.

Leia Também:  Polícia Militar prende suspeito que tentou matar namorado de ex-esposa

Para o secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, os estudos divulgados reconhecem os esforços do Governo de Mato Grosso no combate ao tráfico de drogas e às ações das facções criminosas, que têm sido o foco da atual gestão.

“O aumento das apreensões demonstra os esforços do Estado no combate às facções criminosas e ao tráfico. Outro exemplo de dedicação do Estado contra o crime é o programa Tolerância Zero, que vem reduzindo crimes e aumentando ainda mais as apreensões de drogas. O tráfico é o pilar financeiro dos grupos criminosos. Quando conseguimos apreender, estamos quebrando um ciclo financeiro das facções criminosas, descapitalizando o crime e, consequentemente, contribuindo para a redução dos índices de criminalidade”, concluiu.

Leia também:

Índices de roubos caem em até 37% com Programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas

Índice de homicídios dolosos reduz 30% em Mato Grosso com Programa Tolerância Zero

Tolerância Zero aumenta em 35% a apreensão de drogas e gera prejuízo de R$ 250 milhões às facções criminosas

Leia Também:  Polícias Militar e Civil prendem sete faccionados após roubo em joalheria de Nova Mutum

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA