Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Ciopaer realiza aperfeiçoamento de técnicas de resgate, salvamento e tiro embarcado em aeronave

Publicado em

Foi finalizado neste sábado (28.6) o Treinamento Anual Geral do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), vinculado à Secretaria de Segurança Pública (Sesp), realizado para 70 Operadores Aerotáticos, com o objetivo de aprimorar diversas técnicas aplicadas durante atendimentos de resgate e apoio aéreo em operações policiais.

O treinamento de atividades práticas começou na quarta-feira (25). Foram executadas técnicas como tiro com aeronave em movimento, resgate em áreas de difícil acesso, pouso em área restrita, salvamento aquático e transporte de cargas.

O coordenador do Ciopaer, tenente coronel PM Ernesto Xavier Lima Junior, destacou a importância desse treinamento para aprimoramento de técnicas desenvolvidas diariamente pela equipe, aperfeiçoando o atendimento à população e o apoio às forças de segurança.

“Nossas atividades são de alta complexidade e de alto risco, envolvendo vidas de terceiros e de tripulantes, por isso nossa tropa precisa estar sempre preparada para executar todas as nossas atividades com segurança, experiência e agilidade, prestando o melhor serviço à sociedade”, destacou.


Treinamento de Técnicas para Transporte de Carga

Dentre as técnicas de resgate aplicadas no treinamento está a técnica McGuire, considerada uma das mais complexas, desenvolvida para resgate de vítimas em ambiente de difícil acesso, onde não é possível o pouso da aeronave e nem mesmo acesso via terrestre.

Leia Também:  Farmácia de Alto Custo atendeu 11 mil pacientes por mês e entregou 42.802 medicamentos e insumos

O investigador de Polícia Felipe Solé, que atuou no resgate de uma vítima utilizando a técnica McGuire em Vila Bela da Santíssima Trindade em 2024, participou do treinamento. Ele destacou que é necessário estar preparado para enfrentar adversidades durante esses atendimentos.

“É uma técnica de alta complexidade que exige do operador aerotático e por isso nós precisamos de treinamento constante para que possamos executá-la com mais segurança e preparo, podendo oferecer atendimento ágil para salvar vidas”, detalhou.

Esse tipo de técnica foi utilizado para resgate do motorista de um caminhão que caiu no Portão do Inferno em 2022. Nessa atividade, dois tripulantes em um helicóptero desceram até a vítima usando rapel, prestaram os primeiros socorros e seguida a imobilizaram em uma maca para que ela fosse içada e levada até um hospital.

O coordenador do Ciopaer, ainda lembrou que o curso iniciou há dois meses com atividades desenvolvidas em uma plataforma de treinamento aerotática instalado na base do Ciopaer, em Várzea Grande. Um investimento de R$ 1,3 milhões para aperfeiçoar as técnicas desenvolvidas durante os atendimentos do Centro Integrado.

Leia Também:  Governo promove encontro técnico sobre assistência social aos povos indígenas

“Essa plataforma permite treinamento diário sem utilização de aeronave de serviço e sem gastos de hora voo ao Estado, economizando dinheiro público. Hoje nossa equipe tem treinamento diário e quando chegamos em atividades externas temos resultados positivos no preparo e na segurança da tripulação”.


Plataforma de Treinamento Aérotático do Ciopaer – Foto: Ciopaer

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros socorre vítimas de acidente de trânsito na MT-249

Published

on

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, nesta terça-feira (8.7), três vítimas de um acidente de trânsito na MT-249, em Nova Mutum (a 240 km de Cuiabá).

A equipe do 3º Núcleo Bombeiro Militar (3º NBM) foi acionada via rádio pela equipe técnica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que solicitou apoio para atendimento a uma ocorrência de acidente de trânsito seguido de capotamento.

Ao chegar ao local da ocorrência, os bombeiros constataram que as três vítimas já se encontravam fora do veículo e aguardavam atendimento. Rapidamente, a equipe auxiliou no atendimento pré-hospitalar.

Após o atendimento, os bombeiros transportaram uma das vítimas até uma unidade hospitalar. As demais vítimas foram transportadas pela equipe do Samu.

Não há informações sobre as causas do acidente.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Farmácia de Alto Custo atendeu 11 mil pacientes por mês e entregou 42.802 medicamentos e insumos
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA