CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Ciopaer homenageia personalidades que contribuem com missões aéreas da Segurança Pública

Publicado em

Como parte do aniversário de 18 anos, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) concedeu, na noite desta quarta-feira (27.11), “Medalha de Aviação Mérito Águia Uno” a 47 personalidades civis e militares que contribuíram com as missões da unidade especializada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

O evento aconteceu no hangar da unidade, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e contou com as presenças da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, dos secretários César Roveri e Laice Souza, de Segurança e Comunicação, respectivamente, da juíza do TJMT Célia Regina Vidotti, entre outras autoridades.

Este ano, a primeira dama Virgínia Mendes, que em 2023 foi homenageada com a medalha, recebeu a escultura da Águia, ave que simboliza a força operacional da unidade aérea de segurança pública.

Na abertura da solenidade, homenageados e demais participantes do evento assistiram um vídeo com depoimentos de integrantes do Ciopaer e cenas de atendimentos e operações aéreas de salvamento e resgate de vítimas.

“Sempre nos emocionamos assistindo ou ouvindo os depoimentos das nossas equipes. Sabemos o quanto todos estão comprometidos com esse trabalho”, disse o coordenador do Ciopaer, tenente-coronel Ernesto Lima Júnior.

Lima Júnior lembra que além de atuar em apoio às ações da segurança pública nas atividades de rotina, a unidade se soma às outras forças em operações especiais, como nas buscas aos criminosos que atacaram a cidade de Confresa (1.160 km de Cuiabá), em abril deste ano.

Somente em 2024, entre janeiro e outubro, o Ciopaer atuou em 586 operações policiais, 107 ocorrências de Bombeiros (transporte de equipes e materiais empregados no combate ao fogo), além do resgate de 24 pessoas que estavam isoladas ou correndo risco de morte em decorrência de acidentes e outros fatos.

Leia Também:  Projeto do Governo de MT, Carteira de Identificação do Autista Digital é destaque em prêmio nacional

Conforme Lima Júnior, a concessão da Medalha de Aviação é uma maneira de reconhecer a importância da contribuição profissional e do apoio e autoridades civis e militares nas atividades do Ciopaer.

“O Ciopaer agora é uma unidade maior de idade. Uma unidade com profissionais capacitados e a infraestrutura necessária que atender bem a comunidade. Atender com a eficiência cobrada pelo governador Mauro Mendes atuando integradas outras instituições públicas em várias frentes de trabalho”, destaca o secretário César Roveri.

Roveri observa que o Centro de Operações Aéreas serve à população mato-grossense em apoio às operações policiais e outras instituições públicas, como Corpo de Bombeiros e Secretaria Estadual de Saúde, essa última no transporte de vacinas, pacientes e órgãos para transplante.

A medalha é a maior honraria da aviação da Segurança Pública do Estado destinada a personalidades que contribuíram expressivamente para as atividades relacionadas ao Ciopaer. Desde que foi instituída, em 3 de agosto de 2016, por meio do decreto 656, mais de 250 homenagens foram prestadas. Nesta 8ª edição, foram condecorados aqueles que atuaram em parceria com o Ciopaer ao longo do ano de 2023.

Confira a lista dos homenageados:

1. Secretária De Estado de Comunicação Laice Souza

2. Cel PM Fernando Augustinho De Oliveira Galindo

3. Cel BM Josiel Borges Da Silva

4. Juíza Célia Regina Vidotti

5. Ten Cel PM Alessandro Gonçalves Guimarães Ferreira

6. Ten Cel PM Jean Carlo Holz

7. Ten Cel PM Andrei Cesar Menin

8. Ten Cel PM Fábio Alves Ribeiro

Leia Também:  Inscrições abertas para mestres e doutores egressos da Unemat publicarem produções científicas

9. Ten Cel PM Romário Moreira Dos Santos

10. Ten Cel BM Fernando Duarte Santana

11. Ten Cel PM Patrícia Marina Da Silva Santos

12. Ten Cel BM Aline Regina Novacki

13. Secretária Adjunta De Ação Governamental Claudia Cristina Ferraz De Sousa

14. Delegado Giuliano Bertucini

15. Delegado Wagner Bassi Junior

16. Delegado Juliano Silva De Carvalho

17. Delegado Da Polícia Federal Otávio José Lima De Oliveira

18. Maj PM Alexsandro Marcondes Freitag

19. Maj PM Luis Claudio Loiola Nunes

20. Maj PM Igor Pires Fernandes

21. Cap PM Wilma Wellen Camilo Fernandes

22. Cap BM Lucas Moraes Callegário

23. Cap PM Vicente Braz De Araújo

24. Sub Ten PM Roberto Santa

25. Sgt PM Lorraine De Pinho Ortega

26. Sgt PM Hegberto Damião Da Silva Cruz

27. Sgt PM Jair Ramos E Silva

28. Sgt PM Gilvan Nunes De Faria

29. Sgt PM Klebson Gomes Haagsma

30. Sgt PM Eros Rogerio Barros Araújo

31. Inv PJC Daniel Pereira Duarte

32. Tais Augusta De Paula –

33. Junior Cuiabano

34. Cleitiane Laura Dias Ascari

35. Juliana Elizabeth Da Silva Viana

36. Michelle Oliveira Almeida Lourenço Barbosa

37. Tássia Pegoraro

38. Leandro Trindade

39. Adão Rodrigues Oliveira

40. Anita Ricarda Da Silva

41. José Airton Vasconcelos De Araújo

42. José Carlos Moura

43. Gilvano De Ávila

44. Tiago Tonello

45. Frank Sumiyoshi

46. Gislene Santos Oliveira De Abreu

47. Mariana Morais de Barros

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Projeto apoiado pela Sefaz conquista 1º lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Published

on

O Teca Game, projeto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com apoio da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), alcançou o topo na categoria Tecnologia do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024 e recebeu o valor de R$ 5 mil pelo 1º lugar. A Sefaz prestou assessoria técnica ao projeto, fortalecendo sua inscrição e execução.

O secretário adjunto de Projetos Estratégicos, Vinícius Simioni, celebrou o reconhecimento da iniciativa que, segundo ele, contribui e inspira a unidade a buscar, identificar e apoiar mais projetos que impulsionem soluções inovadoras e impactantes no estado.

“É com imensa alegria e orgulho que celebramos a conquista da professora Vanice, do professor Alexandre e da discente Amanda no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024, promovido pela Febrafite. Essa vitória é um reconhecimento merecido à dedicação e ao compromisso em transformar a realidade da nossa sociedade por meio do fortalecimento da cidadania fiscal. O projeto premiado reflete competência, criatividade e inovação ao integrar de forma brilhante esses valores em um jogo educativo. Parabéns aos envolvidos por este exemplo de excelência e inspiração!”, declarou o adjunto.

Leia Também:  Seciteci forma 15 alunos como técnicos agrícolas em Rondonópolis

Desenvolvido sob a coordenação da professora Dra. Vanice Canuto Cunha, do Instituto de Computação, e do professor Dr. Alexandre Magno de Melo Faria, da Faculdade de Economia, com a colaboração da aluna Amanda Kaziuk Pereira, o jogo educativo busca sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância da cidadania fiscal e do uso responsável dos recursos públicos.

“Nem acreditei que podíamos chegar na final, e ainda por cima ser 1º lugar com tanta gente boa concorrendo. Foi uma surpresa e tanto! Ficamos muito felizes por esse reconhecimento”, comemorou a professora Dra. Vanice.

O jogo, voltado para crianças a partir de 10 anos, foi desenvolvido na plataforma GameMaker. A protagonista, Teca (junção de Ternura e ECA, sigla do Estatuto da Criança e Adolescente), arrecada moedas em cada fase para ajudar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atendem crianças em situação de vulnerabilidade.

“Criamos o jogo para explicar, de forma lúdica, para onde vão as doações do imposto de renda, despertando a consciência social desde cedo”, explicou a professora Vanice, também coordenadora do projeto de extensão Cuiabá Mais Solidário.

Leia Também:  Projeto do Governo de MT, Carteira de Identificação do Autista Digital é destaque em prêmio nacional

A vitória do TECA Game reforça o compromisso da UFMT e da Sefaz com a educação fiscal e a formação de cidadãos mais conscientes. O jogo está disponível online e promete inspirar outras iniciativas pelo país. Para jogar, acesse: https://gx.games/pt

Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Promovido pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e parceiros, o prêmio reconhece iniciativas que promovem o aprendizado sobre a função social dos tributos e a aplicação correta dos recursos públicos. O evento destacou projetos inovadores que fomentam a cidadania fiscal, premiando iniciativas nas categorias Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia. A cerimônia de 2024 foi realizada no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e reuniu os finalistas das quatro categorias, autoridades e parceiros.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA