Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Candidatos classificados em seletivo devem ficar atentos a prazos

Publicado em

Candidatos classificados no processo seletivo para estudantes de cursos noturnos têm até esta sexta-feira (7.5) para realizar a matrícula. O alerta é do superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Ederson Andrade.

Segundo Ederson, a efetivação das matrículas será feita entre os dias 6 e 7 de março em obediência à ordem classificatória do resultado final do processo seletivo, regido pelo edital Nº 13/2024 (Acesse Aqui).

O processo seletivo preencheu 640 vagas de cursos técnicos gratuitos e noturnos. O superintendente explica ainda que, “a partir de 10 de março, caso ainda hajam vagas, a matrícula será realizada por ordem de chegada e entrega de documentos nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), independentemente da classificação do candidato”.

Os cursos ofertados são Administração, Agricultura, Agronegócio, Enfermagem, Meio Ambiente, Saúde Bucal e Segurança do Trabalho. A carga horária varia de 800 horas (12 meses) a 1.600 horas (24 meses). As aulas se iniciam em 10 de março.

As capacitações serão ofertadas já neste primeiro semestre de 2025. Os municípios contemplados foram Alto Araguaia, Barra do Garças, Colniza, Campos de Júlio, Confresa, Querência, Santa Terezinha, Juruena, Santo Antônio de Leverger, Nortelândia, Nova Mutum e Sapezal.

Leia Também:  Seleções de Campo Verde, Alta Floresta e Tangará da Serra são campeãs dos Jogos Abertos Mato-grossenses 2024

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, explica que os cursos previstos no edital 013/2024 contemplam principalmente trabalhadores que querem se capacitar no período noturno. “Essa é uma forma de possibilitar o acesso à capacitação para aqueles que têm o trabalho ao longo do dia”.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpe do falso IPVA

Published

on

Com a chegada do período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Polícia Civil de Mato Grosso alerta a população sobre golpes praticados por criminosos, que por meio de links de sites fraudulentos conseguem gerar boletos falsos, obtendo vantagens ilícitas das vítimas.

O golpe do falso IPVA tem sido registrado com frequência em Mato Grosso. Os criminosos agem enviando mensagens por SMS, WhatsApp e e-mails com links fraudulentos que direcionam as vítimas para páginas falsas semelhantes às oficiais. Essas páginas simulam o ambiente digital da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) e induzem as vítimas a realizarem pagamentos via Pix ou boletos bancários, desviando o dinheiro para contas de estelionatários.

Outro modo de aplicação dos golpes é a aparição de sites fraudulentos nas primeiras posições em pesquisas realizadas em mecanismos de busca, como o Google. Nesta modalidade, as vítimas acreditam acessar o portal oficial da Sefaz-MT devido à similaridade visual das páginas falsas com a original, sendo enganadas ao realizar pagamentos indevidos.

Leia Também:  Polícia Civil descarta 1,5 mil toneladas de documentos que perderam a validade

O delegado Pablo Carneiro, da Delegacia de Estelionato de Cuiabá, disse que casos recentes foram registrados pela Polícia Civil. “Uma vítima em Cuiabá, efetuou o pagamento do IPVA via Pix após acessar um site fraudulento encontrado em pesquisa na internet. O valor pago, que a vítima acreditava ter sido direcionado à Secretaria de Fazenda, acabou caindo em uma conta particular vinculada a estelionatários”, disse o delegado.

Para evitar ser vítima deste tipo de crime, a Polícia Judiciária Civil orienta os cidadãos a tomarem as seguintes precauções:

Sempre realizar o pagamento do IPVA diretamente pelo site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso: https://www.sefaz.mt.gov.br/ipva/emissaoguia/emitir.

Evitar clicar em links recebidos por SMS, aplicativos de mensagens ou e-mails não solicitados, mesmo que prometam descontos ou facilidades para o pagamento.

Não realizar buscas aleatórias em mecanismos de pesquisa para acessar o site do IPVA; utilize sempre o endereço oficial da Sefaz-MT.

Conferir com atenção os dados bancários e o nome do beneficiário antes de confirmar qualquer pagamento. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a Sefaz-MT.

Leia Também:  Orquestra CirandaMundo apresenta concerto em homenagem às bandas de música

Em caso de suspeita de golpe ou de efetiva fraude, registre imediatamente um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Digital (Delegacia Digital – Portal de Serviços da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso).

A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso reforça seu compromisso com a segurança pública e a proteção do patrimônio dos cidadãos, permanecendo disponível para esclarecimentos adicionais e denúncias.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA