Mato Grosso

Câmeras de reconhecimento facial do Vigia Mais MT auxiliam em 10 prisões em Chapada dos Guimarães

Publicado em

A tecnológica de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, empregada como parte da operação de segurança realizada em Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá) durante as festividades de final de ano, auxiliou na localização e prisão de 10 pessoas com mandados de prisão em abertos.

De acordo com o balanço do 1º Comando Regional da Polícia Militar, divulgado nesta quarta-feira (02.01), as 10 prisões foram feitas entre os dias 27 e 31 de dezembro. Todas são de pessoas do sexo masculino, com idade entre 30 e 45 anos.

Dos mandados cumpridos, três pessoas tinham prisão decretada por dívida com pensão alimentícia. As outras sete pessoas tinham mandados por crimes de homicídio, tráfico de droga, roubo, furto, falsificação de papel moeda, furto associado à falsificação de identidade e embriaguez ao volante associada à ofensa física.

De acordo com a comandante da Companhia de Polícia Militar de Chapada dos Guimarães, tenente-coronel Valéria Fleck, a câmera com reconhecimento facial foi instalada de forma estratégica, na entrada do local de shows. Ao capturar a imagem e apontar a suspeita da existência de mandado de prisão, a informação foi enviada automaticamente ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Cuiabá, dando início, assim, aos procedimentos de checagem para confirmação e prisão dos suspeitos.

Leia Também:  Primeira-dama do Estado participa de reunião para discutir investimentos do Fethab com prefeitos do norte de MT

A checagem ocorreu em duas etapas, antes da aproximação e abordagem dos policiais ao suspeito. Além de confirmar e validar a identidade, como o nome, a data de nascimento, a paternidade, entre outros dados, consulta-se o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Somente após a adoção dessas medidas as equipes locais realizaram a prisão.

Das 10 prisões, três ocorreram na noite de 27, uma na noite do dia 28, duas na noite de 29, uma na noite do dia 30 e três no réveillon. Todos os presos foram entregues à Delegacia da Polícia Judiciária Civil para outros procedimentos legais.

Tranquilidade

Durante as festividades de final de ano, as equipes da companhia local de Polícia Militar, com reforço de policiais dos Batalhões Rotam, Ambiental e 24ºBPM, Força Tática e Ciopaer, garantiram a tranquilidade àqueles que escolheram Chapada dos Guimarães para descansar ou assistir aos shows do “Réveillon nas Alturas”.

Na noite do dia 27, uma equipe da Rotam prendeu em flagrante um homem que tentava furtar uma caminhonete Hilux. O homem, com passagens criminais por homicídio, roubo, furto e receptação, seria integrante de uma facção especializada em furto e roubo de veículos. As investigações prosseguem na Polícia Civil.

Leia Também:  Colégio entregue pelo Governo de MT possui identificação dos espaços em Braile e piscina semiolímpica

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Ministério Público MT

Estado fará plano de contenção dos danos causados por obra na unidade

Published

on

Vistoria técnica realizada no Monumento Natural do Morro de Santo Antônio pelo Centro de Apoio Técnico à Execução (Caex) Ambiental do Ministério Público de Mato Grosso, a pedido da 15ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá, confirmou que estão ocorrendo processos erosivos no local, que a via aberta coloca em risco a segurança dos visitantes, e que há necessidade de obras emergenciais para evitar outros danos. A inspeção foi realizada no dia 3 de janeiro e acompanhada pela promotora de Justiça Ana Luiza Avila Peterlini de Souza e pelo professor Auberto José Barros Siqueira, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Terceiro Batalhão da PMMT realiza solenidade de aniversário de 35 anos da unidade nesta sexta-feira (27)
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA