Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Bombeiros localizam corpo de vítima de afogamento após três dias de buscas

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militares de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na tarde de terça-feira (4.3), o corpo de um homem que se afogou no Rio Lira, em Sorriso (a 398,2 km de Cuiabá). A vítima foi encontrada após três dias de operação de busca.

A equipe do 5º Batalhão de Bombeiros Militares (5º BBM) foi acionada ainda na tarde de domingo (2.3) por testemunhas do acidente. Segundo relatos, um homem estava tomando banho no rio e brincando de submergir e reaparecer em outro ponto.

No entanto, em determinado momento, seus amigos perderam contato visual com ele. Inicialmente, acreditaram que ele tivesse saído da água, mas, ao realizarem buscas pelas margens, não o encontraram e acionaram o Corpo de Bombeiros Militar. Uma equipe de mergulho foi mobilizada para o atendimento.

No local, os bombeiros militares iniciaram as buscas submersas com base nas informações sobre o último ponto em que a vítima foi avistada. Ao longo da operação, os militares trabalharam intensamente durante três dias, chegando a empregar um cão para reforçar as buscas em superfície. O corpo foi encontrado submerso a aproximadamente 1 km abaixo do último ponto de avistamento.

Leia Também:  Seduc finaliza visita às escolas na região de Tangará da Serra; próximo destino é Rondonópolis

Após o resgate, a vítima foi entregue à Polícia Civil e à Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado (Politec) para as providências cabíveis.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Serviço de telemedicina amplia atendimento médico a reeducandos no sistema penitenciário de MT

Published

on

O serviço de telemedicina, contratado pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) para assistência médica e psicológica a pessoas privadas de liberdade, realizou 641 atendimentos nos últimos quatro meses. O contrato foi firmado em outubro do ano passado e os atendimentos iniciaram em novembro. De acordo com a equipe da Coordenadoria de Saúde Penitenciária, o serviço mais procurado é o de psiquiatria.

O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, explicou que a contratação oferta maior cobertura dos serviços nas unidades prisionais do Estado.

“Com esse serviço, conseguimos atender diversas especialidades médicas. Muitas vezes, não encontramos profissionais possíveis para essa demanda na saúde pública, além de ser um projeto inovador no sistema penitenciário nacional”, destacou o gestor.

A implantação da telemedicina começou pelas unidades prisionais do interior, onde havia mais escassez de profissionais de saúde, e foi finalizada no final de janeiro de 2025.

Os gestores das unidades receberam capacitação para usar os serviços e realizar os agendamentos. O atendimento é realizado em todos os dias úteis da semana. A própria unidade agenda as consultas, com antecedência de 48 a 72h, conforme a especialidade.

Leia Também:  Polícias Militares de MT e GO prendem foragido da Justiça em Barra do Garças

O serviço tem especialidades como clínica médica, ortopedia, cardiologia, urologia, pneumologia, endocrinologia, psiquiatria, dermatologia, gastroenterologia, infectologia, ginecologia, reumatologia, oftalmologia e neurologia, além de teleconsultas com profissional de psicologia.

A coordenadora de Saúde Penitenciária, Olga Santana, explica que algumas unidades prisionais já possuem agenda fixa semanal para atendimentos na plataforma.

“A implantação da telemedicina nas unidades demonstra um olhar cauteloso da gestão com a população privada de liberdade, servidores e população em geral, uma vez que o atendimento é realizado dentro da unidade, reduzindo escoltas para atendimentos eletivos e diminuindo a espera por especialistas na regulação estadual e municipal”, destacou a profissional.

O serviço de telemedicina ganhou projeção em todo o país no período de pós-pandemia e, na avaliação da equipe de saúde penitenciária, o uso da tecnologia vem para ampliar a oferta à saúde para a população privada de liberdade.

“E se mostra como um recurso complementar à assistência em saúde presencial já prestada por profissionais do quadro da Secretaria de Justiça, e daqueles credenciados pela pactuação entre estado e secretarias municipais de saúde”, avaliou a superintendente de Políticas Penitenciárias, Gleidiane Assis.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno está liberado em duas pistas até a próxima segunda-feira (02)

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA