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Mato Grosso

Ação da primeira-dama de MT entrega cestas de alimentos, kits de higiene e cobertores para comunidades indígenas em Querência

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A partir do cronograma de ações acompanhado pela primeira-dama de MT, Virginia Mendes, idealizadora do programa SER Família Indígena, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Superintendência de Assuntos Indígenas da Casa Civil, atendeu a demanda com a entrega de 500 cestas de alimentos; 500 kits de higiene e 1.000 cobertores para comunidades indígenas da região de Querência.

A ação beneficiou 13 etnias distribuídas em 48 aldeias. Representantes das aldeias Kaiabi, Kapalalo, Kisedje e Suiá, entre outras, receberam pessoalmente os recursos no auditório da Assistência Social em Querência.

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Foto: Apolo Film

A primeira-dama Virginia Mendes, madrinha dos povos indígenas de Mato Grosso, reforça a importância da ação.

“Atender nosso povo de maneira digna é nosso objetivo. Graças a união de esforços e a atenção do Governo do Estado, estamos conseguindo levar serviços de qualidade aos povos indígenas. Para mim é uma honra ser reconhecida por eles como madrinha, acredito na ligação que temos, pois sinto ter uma alma indígena. Agradeço a todos os envolvidos neste importante trabalho”, afirmou a primeira-dama Virginia Mendes.

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Foto: Apolo Film

O secretário Adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva, Emerson Toledo, destacou o compromisso da Setasc em auxiliar as comunidades indígenas.

“A entrega destes itens é um passo importante para melhorar a qualidade de vida dessas comunidades, levando alívio e conforto, principalmente neste período. A Setasc está firme no compromisso de continuar trabalhando para garantir a assistência social aos povos indígenas de Mato Grosso e reafirmamos nosso apoio incondicional aos projetos que visam o bem estar e o desenvolvimento dessas comunidades”, disse.

A entrega dos itens de assistência demonstra o compromisso do Governo de Mato Grosso em garantir o bem-estar e a dignidade dos povos indígenas, reforçando o apoio às políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida dessas comunidades.

Fonte: Governo MT – MT

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CGE lança novo formulário de denúncias no Fale Cidadão

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A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE), por meio da Secretaria Adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência, disponibilizou um novo formulário de denúncias na plataforma Fale Cidadão. A atualização tem como objetivo tornar as manifestações mais completas e adequadas, facilitando a correta análise e encaminhamento das denúncias.

Desenvolvido em parceria com a Corregedoria-Geral da CGE, o novo formulário apresenta campos mais detalhados, como data do fato, identificação dos envolvidos, existência de testemunhas, além de solicitação de documentos ou evidências que comprovem a denúncia. Essas informações são fundamentais para assegurar maior eficiência na apuração dos casos.

A secretária adjunta de Ouvidoria-Geral em substituição, Aline Landini, destaca que a mudança busca auxiliar o cidadão a registrar sua manifestação de forma clara e eficaz.

“Queremos orientar o cidadão desde o início sobre as informações essenciais para uma denúncia adequada. Um formulário mais completo evita relatos vagos ou sem elementos mínimos para investigação, o que permite à equipe técnica analisar as manifestações de forma mais eficiente, priorizando casos com indícios concretos de irregularidades. Isso fortalece o combate à corrupção e garante que os recursos públicos de apuração sejam utilizados de forma responsável”, destacou.

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Outra inovação é a explicação dos tipos de denúncia diretamente no formulário. Ao selecionar, por exemplo, “assédio sexual”, o sistema exibe a definição legal correspondente: “ato de constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual”. Essa funcionalidade ajuda o cidadão a compreender melhor a situação relatada e a preencher corretamente os campos do formulário.

Vale ressaltar que a denúncia pode ser feita de forma anônima, sigilosa ou identificada, com garantia de confidencialidade em todas as manifestações.

O novo formulário já está disponível no site oficial da CGE, no canal Fale Cidadão. A iniciativa integra os esforços do Governo de Mato Grosso para promover uma gestão pública mais transparente, ética e comprometida com o interesse coletivo.

Para registrar uma denúncia ou saber mais, acesse Fale Cidadão.

Fonte: Governo MT – MT

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