Mato Grosso
Abertura do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária será realizada nesta quarta-feira (24)
Será realizada nesta quarta-feira (24.6), às 9h, a solenidade de abertura do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (2º Conesv), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. Considerado um dos principais eventos do país voltados à segurança viária e ao atendimento de emergências, o congresso reunirá especialistas, gestores públicos e profissionais de salvamento de diversas regiões do Brasil e do exterior.
Participam da solenidade o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, comandantes de corporações de bombeiros e forças de segurança de outros estados, além de autoridades e representantes ligados ao setor.
O evento reúne participantes de 23 estados e do Distrito Federal, além de palestrantes de cinco países. Ao longo de três dias de programação, o 2º Conesv promove debates sobre prevenção de acidentes, redução da mortalidade no trânsito e os impactos dos sinistros viários na rede de saúde e nos serviços de emergência. Também estão em pauta iniciativas voltadas à qualificação do atendimento às vítimas e ao fortalecimento da integração entre os órgãos responsáveis pelo resgate.
A programação inclui atividades práticas, como o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma e o Holmatro Experience, além dos cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar. O evento também contará com painéis de especialistas do Brasil, Portugal, Argentina, Peru e Costa Rica, que compartilharão experiências e boas práticas em salvamento veicular e atendimento ao trauma.
O 2º Conesv segue até sexta-feira (26.6). Mais informações sobre o evento: https://conesv.ligabom.com.br/
Serviço
Assunto: Solenidade de abertura do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária acontece nesta quarta-feira (24)
Data: Quarta-feira (24.6)
Hora: Credenciamento a partir das 8h. Solenidade de abertura às 9h
Local: Parque Novo Mato Grosso – Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251)
Assessoria de Imprensa: SD Karine Miranda, Hannah Marques e Jéssica Medeiros – (65) 98164-0333
Fonte: Governo MT – MT
Tribunal de Justiça de MT
Palestra destaca papel dos grupos reflexivos no enfrentamento à violência contra a mulher
Ações capazes de prevenir a violência doméstica estiveram em debate na Capacitação de Facilitadores do Programa de Reflexão e Sensibilização para Autores de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O encontro foi promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher-MT).
A atividade reuniu magistrados, servidores, psicólogos, assistentes sociais e representantes de instituições parceiras na Escola dos Servidores do Poder Judiciário. O objetivo foi apresentar ferramentas e conhecimentos que auxiliem na criação e fortalecimento de grupos reflexivos voltados a homens envolvidos em episódios de violência doméstica e familiar.
Um dos destaques da programação foi a palestra “Formação em Masculinidades e Metodologias de Grupos Reflexivos de Gênero para Homens Autores de Violência contra a Mulher”, ministrada por Yan Ribeiro Ballesteros. Segundo ele, a palestra teve como objetivo compartilhar metodologias modernas utilizadas no trabalho de escuta e responsabilização dos autores de violência.
“Fui convidado pelo Cemulher para trazer um pouco da nossa expertise e experiência nesse processo de criação, de facilitação e supervisão de grupos. Fico muito feliz e honrado com essa oportunidade, já esperando ver os frutos que vão surgir a partir desse evento organizado pelo Judiciário de Mato Grosso”, afirmou o palestrante e diretor-geral do Instituto Casa da Palavra.
Ainda de acordo com Yan, a violência doméstica deve ser compreendida como uma grave violação dos direitos humanos. Nesse contexto, os grupos reflexivos surgem como uma estratégia que evita a culpabilização da mulher, ao mesmo tempo em que estimula os autores de violência a reconhecer os próprios atos e construir novas formas de relacionamento, sem minimizar a responsabilidade.
“O trabalho dos grupos reflexivos serve justamente para possibilitar que esses homens saibam ouvir o não de uma mulher sem usar a violência. Então, falamos sobre o uso da masculinidade associada à violência e a oportunidade de construção de outros caminhos, inserindo esses homens no laço social sem que a violência seja utilizada como resposta”, pontuou.
Canais de denúncia:
180 – Todo território nacional
181 – Estado de Mato Grosso
197 – Polícia Civil
190 – Polícia Militar
Delegacia Especializada de Defesa da Mulher:
(65) 3901-4277
WhatsApp para denúncias- 8408-7983
Plantão 24h de Violência Doméstica e Sexual: (65) 3901-4254
Autor: Bruno Vicente
Fotografo:
Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Email: [email protected]
-
Esportes2 dias agoEsporte e acolhimento transformam trajetórias de estudantes da Rede Estadual de MT
-
Brasil6 dias agoMulher morre intoxicada por metanol e município registra segunda morte por bebida adulterada
-
Polícia6 dias agoPolícia Civil prende membro de facção criminosa condenado a 40 anos de prisão
-
Polícia3 dias agoForça Tática prende mulher com 11 quilos de drogas em Rondonópolis
-
Polícia3 dias agoPolícia Civil prende três suspeitos e esclarece homicídio em menos de 24 horas em Barra do Garças
-
Polícia3 dias agoPolícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
-
Polícia3 dias agoPolícia Militar prende dupla com 15 tabletes de pasta base e comprimidos de ecstasy
-
Polícia4 dias agoForça Tática apreende R$ 9,1 mil em dinheiro e arma de fogo com suspeito de tráfico de drogas