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PARCERIA COMERCIAL

Acordos entre Brasil e China para a agropecuária podem elevar posição do país no ranking de exportação mundial

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Dos 37 acordos firmados entre Brasil e China por ocasião da visita oficial do presidente chinês Xi Jinping ao país na última quarta-feira (20), seis estão diretamente ligados ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e outros mantêm relação com o setor, no entanto, o impacto das reuniões sino-brasileiras nos últimos dias vão além dos protocolos assinados no período.

Junto à Administração Geral de Aduana da China (GACC), o Mapa assinou quatro protocolos de requisitos fitossanitários que representam a abertura do mercado chinês para uvas frescas, gergelim, sorgo e farinha de peixe, óleo de peixe e outras proteínas e gorduras derivadas de pescado para alimentação animal. Os novos mercados se somam ao mercado aberto em junho deste ano, quando a China aprovou os requisitos sanitários para a importação de noz-pecã brasileira. O potencial comercial pode chegar a US$ 500 milhões por ano.

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Mais que possibilitar o acesso de uma pauta diversificada de produtos brasileiros, cultivados em diferentes regiões do país, a um mercado de mais de 1,4 bilhão de habitantes, a abertura desses mercados estimula a produção agropecuária do país com potencial de alavancar o Brasil à primeira posição de exportador mundial, a exemplo do que aconteceu neste ano, quando o país ultrapassou os Estados Unidos na comercialização de algodão no mundo.

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Além disso, merece destaque o acordo articulado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) com a cafeteria chinesa Luckin Coffee, na última terça-feira (19), para a compra de 240 mil toneladas de café brasileiro de 2025 a 2029, num contrato estimado em U$ 2,5 bilhões.

A iniciativa é fruto das reuniões realizadas pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e o presidente da Apex, Jorge Viana, na China, em junho deste ano, durante as reuniões da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban). Na ocasião, foi fechado o primeiro acordo com a cafeteria para a comercialização de 120 mil toneladas de café a US$ 500 milhões.

Somente este contrato representa mais de seis vezes o valor do café exportado para a China em 2022, que foi de US$ 80 milhões.

Também foram firmados, durante a visita oficial do presidente chinês, o Memorando de Entendimento para o intercâmbio e colaboração sobre tecnologia e regulação de pesticidas entre o Mapa e o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China e a Carta de Intenções com a Administração Estatal de Regulação de Mercados (SAMR) chinesa para promoção da cooperação técnica, científica e comercial no setor agrícola.

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Para a promoção da agropecuária brasileira, ainda foi assinado o Memorando de Entendimento entre o Grupo de Mídia da China (CMG) e a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil.

Desde o início da gestão, o ministro Carlos Fávaro realizou duas missões ministeriais na China e o país asiático é o único que conta com dois postos de adidos agrícolas.

A boa relação fez o país saltar na habilitação de frigoríficos. Foram reabilitadas as exportar para a China 11 plantas e o Brasil conquistou mais 38 habilitações. O mercado chinês é o principal comprador da carne bovina in natura, sendo destino de 51,6% das exportações do produto brasileiro.

Resultado da retomada da boa relação diplomática entre os países, sob o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a já consolidada posição da China como principal parceiro comercial da agropecuária brasileira, ganhou um salto. Em 2023, as exportações dos produtos agrícolas brasileiros com destino ao mercado chinês atingiram recorde, somando US$ 60,24 bilhões em 2023. A cifra representa um aumento de US$ 9,53 bilhões em relação ao ano anterior.

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GERAL

Prefeito de Sinop adere à campanha “Duplica Já”

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O prefeito de Sinop, Roberto Dorner (PL), aderiu à campanha “Duplica Já”, iniciativa do deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), de conseguir realizar a duplicação da BR-163 entre o município do norte de Mato Grosso e a divisa com o Pará.

Os dois políticos se reuniram nesta segunda-feira (02.12) para tratar do assunto e debater ações a serem desenvolvidas para que a obra saia do papel.

O trecho entre Sinop e o Pará está sob concessão da empresa Via Brasil, por um contrato de 10 anos, prorrogáveis por mais 2, que vence em 2033. “Por conta da possibilidade de implantação da Ferrogrão, o contrato e todo o cálculo tarifário não levou em consideração a necessidade da duplicação. Por isso, tenho trabalhado muito para encontrarmos uma solução que assegure a realização deste sonho de milhares de mato-grossenses que vivem na região”, explicou Diego.

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Diante deste cenário, o deputado apresentou ao menos 10 indicações para tratar do assunto, iniciou um abaixo-assinado cobrando a duplicação e realizou uma audiência pública, em Guarantã do Norte, reunindo prefeitos, vereadores e lideranças de mais de 30 municípios, que apoiam a iniciativa. “Neste encontro, a Via Brasil acenou com a possibilidade de realizar a duplicação e a Agência Nacional de Transportes Terrestres [ANTT] reconheceu a necessidade da obra, mas ainda faltam algumas etapas a serem vencidas”, pontuou o parlamentar.

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Ao receber o deputado e garantir seu apoio à iniciativa, Dorner lembrou que, infelizmente, muitas vidas são perdidas por conta do alto volume de tráfego na rodovia e que este quadro precisa mudar. “Esta é uma obra fundamental para o desenvolvimento de nossa região, que vai beneficiar diretamente a infraestrutura, o escoamento da produção e, principalmente, a segurança de todos que transitam por essa importante rodovia. A iniciativa do deputado é importantíssima. Estamos juntos nesta luta para que essa obra se torne uma realidade o mais breve possível”.

O apoio do prefeito de Sinop à iniciativa foi comemorado pelo parlamentar que, em breve, irá realizar uma série de ações visando a duplicação da rodovia. “Agradeço demais este apoio do prefeito Dorner, uma importante liderança de toda a região. Tenho a certeza de que juntos iremos fazer com que a obra ocorra e que a hoje rodovia da morte passe a ser conhecida como a rodovia da vida, do desenvolvimento”, finalizou o deputado.

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