Economia
Saldo de empregos no comércio cuiabano despenca 121% no 1º trimestre, aponta Caged

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) relativos a março comprovam que o comércio é o setor que primeiro absorve os efeitos da macroeconomia. Comerciantes do Brasil, Mato Grosso e Cuiabá mostram que a cautela tem sido a palavra chave nestes primeiros meses de 2025.
No primeiro trimestre do ano (de janeiro a março), o saldo entre admissões e demissões no comércio cuiabano ficou negativo em -83 postos. A marca correspondeu a uma queda de -121% em relação ao mesmo período de 2024.
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Já em Mato Grosso, o comércio totalizou 1.741 postos de saldo no emprego formal – um desempenho -52% inferior ao realizado de janeiro a março de 2024. No Brasil, o único setor cujo saldo ficou negativo no primeiro trimestre do ano foi o comércio (-13.650 postos).
“Como principal atividade ligada ao consumo, o comércio, principalmente o varejo, é o primeiro setor a sofrer com as variações da economia. O ano de 2025 tem sido marcado por muita insegurança no mercado internacional, devido ao ‘Tarifaço’ dos Estados Unidos. Além disso, a alta taxa de juros no Brasil e a conjuntura política trazem ainda mais dúvida para o empresariado”, analisou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), Júnior Macagnam.
Em março, Cuiabá somou no total 428 empregos formais de saldo entre demissões e admissões (-70,58% de variação em relação a fevereiro). Na análise estadual, a queda mensal foi bem maior: -455,92%, relativa ao saldo de -3.544 postos. A região Centro-Oeste registrou -75,17% de oscilação no mês e, o Brasil, -70,83%.

Economia
Segundo Natal do ano, Dia das Mães aquece diferentes setores do comércio

O Dia das Mães, comemorado neste ano no dia 11 de maio (domingo), é a segunda data mais importante no calendário do varejo. Em Cuiabá, não é diferente. Diferentes ramos do comércio são aquecidos pela data, que fica atrás apenas do Natal. Na Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), a orientação é antecipar a escolha do presente e vários associados sugerem opções de presentes – confira.
Andreia Cruz, empresária de cosméticos em Cuiabá, revela que os kits personalizados, montados na hora, são uma das grandes apostas. “O Dia das Mães é a segunda data com maior volume de vendas. Por isso, é o momento de oferecer um diferencial. Temos produtos para o corpo e aromas que transformam os ambientes em espaços aconchegantes, com kits variados para todos os gostos e bolsos”, afirma.
Daniel Luiz Ferraz de Matos, também do setor de perfumaria e cosméticos em Cuiabá, acrescenta que a data é uma oportunidade estratégica para estreitar laços com os clientes. “Em nossas lojas, oferecemos sofisticação, cuidado e emoção nos kits para as mães. Entre os destaques estão o Nativa SPA Orquídea Noire, Liz Sublime e Egeo Dolce. Temos produtos a partir de R$ 60,00”, comenta.
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Washington Fernando de Miranda, do setor de livrarias na capital mato-grossense, conta que em suas lojas há kits a partir de R$ 80,00. “Os combos são os mais procurados. Temos várias opções diferenciadas, como kits com livro capa dura, copo e sacola personalizada, além da caixa de presente. Também estamos com promoções. O objetivo é atrair o cliente”, ressalta.
Até o setor automotivo entra no clima. O empresário Paulo Boscolo sugere o Mitsubishi Eclipse Cross como presente especial. Mas lembra que, a partir de R$ 120,00, já é possível comprar acessórios úteis, como carregadores e itens da boutique automotiva. “O Dia das Mães é o momento ideal para reconhecer o papel fundamental que ela tem na família”, aponta.
ÚLTIMA HORA – Levantamento da CDL Cuiabá mostrou que pelo menos 345 mil consumidores pretendem comprar um presente para o Dia das Mães. A expectativa é de que cerca de R$ 230 milhões sejam injetados na economia local.
A pesquisa revelou ainda que 85% dos entrevistados pretendem comprar dois presentes para o Dia das Mães. No entanto,15,72% das pessoas tendem a deixar a compra para a véspera da data, o que pode levar à frustração.
“O ideal é se antecipar para escolher o melhor presente enquanto ainda há opções”, orienta o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam. Conforme a pesquisa, 58,78% dos consumidores cuiabanos realizam pesquisas antes de efetivar a compra e 72,01% fecham a compra somente depois de saberem o que a mãe gostaria de ganhar.
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