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Economia

Incentivos fiscais impulsionam investimentos e geração de empregos em Mato Grosso

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O Relatório Anual de Desempenho dos Programas de Incentivos Fiscais de Mato Grosso referente ao exercício de 2024 revelou, mais uma vez, a eficácia das políticas públicas de fomento à economia estadual. Para cada R$ 1 de renúncia fiscal concedida, R$ 2,24 retornaram em forma de investimentos diretos pelas empresas beneficiadas pelos programas Prodeic, Proder e Proalmat.

No período de 2020 a 2024, a renúncia fiscal somou R$ 22,4 bilhões, enquanto os investimentos diretos ultrapassaram R$ 62,5 bilhões, o que representa um retorno de R$ 2,79 para cada R$ 1 concedido em incentivo.

“A relação do benefício concedido e o retorno em investimentos e empregos seguem positivos e essa é uma política que fomenta o crescimento dos setores industrial e agropecuário, modernização da infraestrutura produtiva, ampliação da competitividade regional e incremento indireto na arrecadação estadual”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

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Conforme o relatório, a Região Sudeste de Mato Grosso concentra o maior número de empresas incentivadas, com 2.463 inscritos, seguida pelas regiões Médio Norte (1.922) e Centro-Sul (1.019). O destaque da Sudeste se justifica pela infraestrutura consolidada e condições favoráveis à produção agroindustrial, além da posição estratégica para o escoamento de mercadorias.

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Por outro lado, em volume de investimentos, a liderança é da Região Médio Norte, com R$ 3,47 bilhões aplicados em 2024, seguida pelas regiões Sudeste (R$ 2,63 bilhões) e Nordeste (R$ 2,5 bilhões). Essa injeção de capital fortaleceu a capacidade produtiva, modernizou instalações industriais e contribuiu diretamente para o fortalecimento das economias locais.

Os valores dos investimentos das empresas beneficiadas tiveram redução de 2024, atingindo R$ 12 bilhões, enquanto em 2023 foram de R$ 18 bilhões. Segundo o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Sílvio Rangel, isso ocorre porque os investimentos realizados pelas indústrias não seguem uma trajetória linear, ou seja, uma empresa não realiza aportes robustos todos os anos.

“Os investimentos industriais, especialmente os de grande porte, envolvem planejamento de médio e longo prazo, altos custos e, muitas vezes, períodos de maturação antes de gerar retorno. Ou seja, uma indústria pode investir fortemente em determinado ano na compra de máquinas, ampliação de estrutura ou modernização de processos e, nos anos seguintes, focar na consolidação desses investimentos e no aumento da produtividade com base na estrutura já instalada. Por isso, é natural que o volume de investimentos oscile de um ano para o outro, sem que isso signifique retração ou desinteresse, mas sim uma estratégia empresarial consistente”.

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Resultados por programa

No Prodeic, o faturamento total de vendas internas e interestaduais das empresas incentivadas em 2024 foi de R$ 72,9 bilhões, com destaque para o crescimento na diversidade de produtos fabricados no Estado. As empresas incentivadas registraram 1.039 NCMs distintas, um aumento de mais de 51% em cinco anos. Produtos ligados a biocombustíveis e indústria alimentícia somaram mais de R$ 39 bilhões em vendas.

Já o Proder, voltado ao desenvolvimento rural, destacou-se com vendas interestaduais que ultrapassaram R$ 1 bilhão em 2024, um crescimento de 13,8% em relação ao ano anterior. As cadeias produtivas do gado bovino e do feijão foram os destaques.

No Proalmat, específico para a cadeia do algodão, registrou um faturamento de R$ 18,3 bilhões, 51,17% superior ao de 2023. A arrecadação do Fethab ligada ao setor alcançou R$ 376 milhões, com aumento de 62,1%.

A consolidação dos dados foi possível por meio do Sistema de Monitoramento de Benefício Fiscal (SIMBEF), lançado no final de 2024. A ferramenta digital permite o envio ágil e seguro de informações pelas empresas beneficiadas, promovendo transparência e eficiência no acompanhamento dos resultados.

Fonte: Governo MT – MT

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Economia

Segundo Natal do ano, Dia das Mães aquece diferentes setores do comércio

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O Dia das Mães, comemorado neste ano no dia 11 de maio (domingo), é a segunda data mais importante no calendário do varejo. Em Cuiabá, não é diferente. Diferentes ramos do comércio são aquecidos pela data, que fica atrás apenas do Natal. Na Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), a orientação é antecipar a escolha do presente e vários associados sugerem opções de presentes – confira.

Andreia Cruz, empresária de cosméticos em Cuiabá, revela que os kits personalizados, montados na hora, são uma das grandes apostas. “O Dia das Mães é a segunda data com maior volume de vendas. Por isso, é o momento de oferecer um diferencial. Temos produtos para o corpo e aromas que transformam os ambientes em espaços aconchegantes, com kits variados para todos os gostos e bolsos”, afirma.

Daniel Luiz Ferraz de Matos, também do setor de perfumaria e cosméticos em Cuiabá, acrescenta que a data é uma oportunidade estratégica para estreitar laços com os clientes. “Em nossas lojas, oferecemos sofisticação, cuidado e emoção nos kits para as mães. Entre os destaques estão o Nativa SPA Orquídea Noire, Liz Sublime e Egeo Dolce. Temos produtos a partir de R$ 60,00”, comenta.

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Washington Fernando de Miranda, do setor de livrarias na capital mato-grossense, conta que em suas lojas há kits a partir de R$ 80,00. “Os combos são os mais procurados. Temos várias opções diferenciadas, como kits com livro capa dura, copo e sacola personalizada, além da caixa de presente. Também estamos com promoções. O objetivo é atrair o cliente”, ressalta.

Até o setor automotivo entra no clima. O empresário Paulo Boscolo sugere o Mitsubishi Eclipse Cross como presente especial. Mas lembra que, a partir de R$ 120,00, já é possível comprar acessórios úteis, como carregadores e itens da boutique automotiva. “O Dia das Mães é o momento ideal para reconhecer o papel fundamental que ela tem na família”, aponta.

ÚLTIMA HORA – Levantamento da CDL Cuiabá mostrou que pelo menos 345 mil consumidores pretendem comprar um presente para o Dia das Mães. A expectativa é de que cerca de R$ 230 milhões sejam injetados na economia local.

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A pesquisa revelou ainda que 85% dos entrevistados pretendem comprar dois presentes para o Dia das Mães. No entanto,15,72% das pessoas tendem a deixar a compra para a véspera da data, o que pode levar à frustração.

“O ideal é se antecipar para escolher o melhor presente enquanto ainda há opções”, orienta o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam. Conforme a pesquisa, 58,78% dos consumidores cuiabanos realizam pesquisas antes de efetivar a compra e 72,01% fecham a compra somente depois de saberem o que a mãe gostaria de ganhar.

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