EVENTO GRATUITO
Empresários terão orientação sobre novo sistema de relatório do Prodeic

As inscrições podem ser feitas no endereço: https://www.sympla.com.br/evento/relatorio-de-monitoramento-do-prodeic-passo-a-passo-para-o-preenchimento/2832475?referrer=fiemt.ind.br
A proposta do evento é orientar e debater com os convidados o preenchimento correto das informações de entrega do relatório no novo modelo exigido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec), por meio do Sistema de Monitoramento de Benefício Fiscal (Simbef). A nova ferramenta foi estabelecida para simplificar o controle, centralizar informações e garantir mais transparência na gestão dos incentivos fiscais do Estado.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
Os empresários que têm benefício fiscal em Mato Grosso têm até o dia 20 de fevereiro deste ano para entregar os relatórios anuais de monitoramento do Programa Estadual de Desenvolvimento e Industrial e Comercial (Prodeic), referente ao exercício de 2024.
O prazo vale também para quem tem incentivos fiscais por meio do Programa de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Proder) e do Programa de Incentivo à Cultura do Algodão de Mato Grosso (Proalmat).
O evento terá a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, do secretário adjunto de Agronegócio e Investimentos, Anderson Lombardi, do presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC MT), Aloísio Rodrigues da Silva, e do presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Mato Grosso (Sescon MT), Marco Aurélio.
Novo sistema
Neste ano, a Sedec desenvolveu o Sistema de Monitoramento de Benefício Fiscal e as planilhas de dados, antes enviadas por email, agora são centralizadas pelo sistema, com os indicadores socioeconômicos, como a geração de emprego passam a chegar de forma mais acessível.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destaca que a plataforma é um marco na modernização da gestão dos incentivos fiscais concedidos pelo Estado.
“As isenções concedidas são essenciais, tornam a nossa econômica competitiva, resultam em investimentos no nosso Estado e fomentam a geração de empregos. Desta forma, a Sedec continuará garantindo, de modo eficiente, o uso correto das isenções”, afirma César Miranda.
Os produtores e empresários podem tirar dúvidas com a Sedec pelos telefones 3613-0070 e 3613-0080 ou pelo email dos programas: [email protected], [email protected], [email protected].

Economia
Apesar do aumento da intolerância, mercado de artigos afro-religiosos expande em MT

Mesmo diante dos crescentes casos de intolerância religiosa no país, o mercado de artigos religiosos para religiões afro-brasileiras cresce em Mato Grosso. Para vencer os desafios, empreendedores precisam adotar estratégias incomuns para outros tipos de negócios, como camuflar os produtos na hora da entrega. No entanto, há violências para as quais a única estratégia tem sido a resistência e a persistência.
“Já tivemos situações em que não conseguimos alugar um espaço para a loja porque a pessoa parou de se comunicar ao saber que seria para vender artigos religiosos. Também já houve entregador que se recusou a levar o pedido, afirmando que era incompatível com sua religião”, relata o empresário Bruno Cesar, que junto com sua mulher, Karla Vanessa, e seus pais Paulo Teixeira e Alessandra Lourenço, são sócios da loja Casa do Santo.
“Já tivemos pedras atiradas contra a fachada de uma de nossas lojas. Também já adaptamos até a embalagem dos produtos, para garantir discrição e segurança a muitos clientes que não podem expressar sua fé de forma pública”, conta Karla Vanessa.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
Ainda assim, a empresa segue crescendo. O que começou como um pequeno negócio online em 2020, durante a pandemia, tornou-se uma potência no setor. Pouco tempo depois de inaugurarem a primeira loja física no bairro Dom Aquino, em novembro de 2020, já fizeram expansão em julho de 2021. No mesmo período, os empreendedores deram início à fábrica de velas em atendimento à demanda pelo produto mais procurado pelos clientes.
Em 2022, o agora Grupo Casa do Santo ganhou reforço, os pais de Bruno, Paulo Teixeira e Alessandra Lourenço, tornaram-se sócios e hoje também fazem parte da administração dos empreendimentos, que já geram 17 empregos diretos.
No ano seguinte, em 2023, o negócio passou por nova expansão, com inauguração de mais duas lojas, uma no bairro do Porto e outra no CPA. A demanda pelas velas também aumentou, e a fábrica ganhou um novo endereço, com espaço mais amplo e com maior capacidade de produção.
Hoje, a loja tem 22 mil seguidores no Instagram e alcança clientes em todo o Brasil e até no exterior, com pedidos para Argentina, Portugal, México e Estados Unidos. A fábrica de velas já produz mais de 300 tipos diferentes, e além de abastecer as três lojas, fornece para outras lojas de artigos religiosos no Estado e começará a abastecer supermercados.
Mesmo diante dos desafios impostos pela intolerância, Bruno acredita na normalização da fé de matriz africana e no fortalecimento do mercado. “Antigamente, os terreiros eram escondidos nos fundos das casas. Hoje, começam a ocupar a frente. O mesmo acontece com as lojas de artigos religiosos. A Casa do Santo está crescendo e seguirá de portas abertas para atender quem precisa”, afirma Bruno.
-
Sorriso - MT7 dias ago
39ª Exporriso é lançada oficialmente com anúncio de shows
-
Cuiabá6 dias ago
Secretaria de Saúde de Cuiabá convoca técnicos de enfermagem
-
Política MT6 dias ago
Câmara aprova projeto de lei que permite o remanejamento de mais de R$ 1 bi no orçamento da Prefeitura
-
Política MT5 dias ago
Dra. Mara lota o Plenário da Câmara para audiência pública sobre regularização fundiária
-
Mato Grosso7 dias ago
Inscrições do seletivo para contratação de técnicos de enfermagem e enfermeiros encerram nesta sexta-feira (21)
-
Cuiabá6 dias ago
Sine Municipal tem 26 vagas para pedreiro em Cuiabá
-
Mato Grosso6 dias ago
“Esforços do Governo de MT reduzem custos logísticos e garantem estrutura para crescimento dos municípios”, afirma vice-governador
-
TCE MT6 dias ago
TCE dá aval à rescisão do contrato do BRT; Sérgio Ricardo cobra celeridade na conclusão da obra