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Economia

Cuiabá encerra março com mais uma quebra de recorde no custo da cesta básica

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A cesta básica em Cuiabá atingiu R$ 833,55 na última semana de março, superando em 0,36% o valor registrado na semana anterior. Este é o maior custo já apurado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), quebrando, pela segunda semana consecutiva, o recorde de preço do mantimento considerado essencial para a subsistência de uma família de quatro pessoas.

Ainda conforme análise do Instituto, o custo atual também está 9,30% acima do registrado no mesmo período do ano passado. O café e a carne bovina foram os principais itens que contribuíram com o aumento da cesta, uma vez que apresentaram crescimento de 78,75% e 27,81%, respectivamente, no período.

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“Nesta semana, itens como tomate e a batata seguem pesando no orçamento das famílias cuiabanas, contribuindo para tornar a cesta básica mais caro em toda série histórica, quebrando recordes de preço neste mês de março”, destacou o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

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O preço do tomate segue registrando alta desde a última semana de fevereiro, dessa vez, com variação de 8,83% sobre a semana anterior, atingindo um custo médio de R$ 10,81/kg. Segundo análise do IPF-MT, pelo fato de algumas regiões anteciparam o período de colheita e outras estarem indicando baixa produtividade, essas questões podem ter impactado diretamente na oferta do fruto, colaborando para que seu preço continue em alta. Se comparado ao registrado no mesmo período de 2024, o valor também está 16,42% mais alto.

A batata também apresentou aumento, de 3,58% em relação ao registro anterior, com valor de R$ 4,31/kg na média. Apesar da alta oferta da última semana, alguns tubérculos estão com baixa qualidade, o que pode estar dificultando a distribuição dos mesmos para mercados de outras regiões, contribuindo, assim, com preços mais elevados em determinados locais.

Em contrapartida, a banana começou a registrar recuo no preço, cerca de 7,01% sobre a semana passada, custando R$ 8,83/kg em média. O alto volume ofertado de banana nanica e a baixa demanda pela fruta pode estar relacionado à desvalorização do produto.

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O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido pelo empresário Wenceslau Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

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Com alta no preço do chocolate, vendas da Páscoa devem cair em 2025

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As vendas do varejo durante a Páscoa de 2025 devem recuar em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com estimativas divulgadas nessa segunda-feira (14/4) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo a entidade, as vendas do comércio no feriado deste ano devem somar R$ 3,36 bilhões. Caso se confirme, o valor representará uma queda de 1,4% em relação às vendas da Páscoa em 2024.

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Alta do chocolate

De acordo com especialistas, a possível queda nas vendas é atribuída à alta nos preços de produtos fortemente associados à data, como o chocolate – que deve registrar aumento médio de 18,9%, o maior desde 2012.

O aumento nos preços se deve, entre outros fatores, à valorização do cacau no mercado internacional, além da desvalorização do real no último ano.

Outros produtos tradicionais também devem registrar aumento, entre os quais o bacalhau (+9,6%) e o azeite de oliva (+9%).

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A cesta de bens e serviços relacionados à Páscoa, que tem oito itens, deve subir, em média, 7,4% em relação ao ano passado.

“Embora o mercado de trabalho siga mostrando dinamismo no país, os altos preços tendem a conter o entusiasmo do consumidor. Com isso, a Páscoa de 2025 deve reafirmar um cenário de consumo mais cauteloso, ainda que os apelos emocional e tradicional da data mantenham seu peso no calendário do varejo nacional”, afirma a CNC, em nota.

Para o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, “o momento atual da economia brasileira é marcado por pressões inflacionárias vindas do mercado internacional e pela volatilidade cambial”.

“O varejo sente os efeitos de um cenário macroeconômico incerto, o que resulta na desaceleração do consumo em datas importantes como a Páscoa. Isso força o setor a rever suas estratégias e planos em curto, médio e longo prazo”, disse Tadros.

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