Pesquisar
Close this search box.
CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Economia

Atividades do comércio e serviços devem movimentar R$ 414 milhões com o Dia das Mães no estado

Publicado em

A principal data comemorativa para o comércio deve ser mais tímida em 2025. Os presentes para o Dia das Mães tendem a ser mais simples, conforme relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT). Com isso, o estado deve faturar menos do que o observado no mesmo período do ano passado. A expectativa para a principal data comemorativa é de R$ 414,7 milhões, contra os R$ 848 milhões projetados no ano passado.

O levantamento também aponta uma redução no gasto médio entre os entrevistados, que passou de R$ 352,00 verificados no ano passado para os atuais R$ 273,30. A diminuição significativa observada na pesquisa reflete, segundo o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, uma mudança no comportamento de consumo por parte das famílias.

“Apesar de ser considerada a data comemorativa mais importante para o comércio no primeiro semestre, o recuo na média de gastos mostra uma tendência de consumo mais cautelosa, visto que as pessoas estão procurando alternativas mais em conta para presentear as mães neste período do ano”, explicou Wenceslau Júnior.

Leia Também:  Wilson Santos afirma que avanço da soja, milho e algodão vão destruir o Pantanal

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

O levantamento do instituto entrevistou 511 pessoas de 32 municípios do estado, entre os dias 21 e 25 de abril. A pesquisa possui margem de erro estimada em 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os dados mostraram que mais da metade dos participantes (53,4%) pretendem ir às compras neste período.

Apesar de os produtos mais procurados continuarem sendo cosméticos e perfumes (21,6% dos entrevistados), seguidos por roupas (17,9%), o Instituto da Fecomércio-MT revelou que a procura por eletrônicos caiu quase pela metade, passando de 8% em 2024 para 4,4% neste ano.

Quanto ao local onde as pessoas pretendem comprar na data, 57,5% dos respondentes disseram que farão suas compras nas lojas do centro de suas cidades, enquanto 16,5% buscarão os shoppings, e 12,1% informaram que recorrerão a sites ou aplicativos. As compras com vendedores autônomos representam 8,8% dos entrevistados. Outro dado da pesquisa que reforça essa mudança de comportamento de consumo é o aumento das respostas relacionadas a “fazer algo em casa”, que subiram de 0,4% em 2024 para 1,1% neste ano.

Leia Também:  Prefeitura segue com monitoramento das metas do Planejamento Estratégico

O levantamento do instituto mostra ainda que o cartão de crédito foi a forma de pagamento mais citada, com 58,2%, seguido pelo Pix (28,2%), dinheiro (7,7%), débito (3,3%) e carnês ou boletos (2,6%).

Entre os que não pretendem consumir na data — o que corresponde a 43,4% dos entrevistados —, 77,5% afirmaram que não costumam comemorar a ocasião. Em seguida, 15,8% apontaram questões financeiras, e apenas 3,6% alegaram falta de tempo disponível.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Economia

Segundo Natal do ano, Dia das Mães aquece diferentes setores do comércio

Published

on

O Dia das Mães, comemorado neste ano no dia 11 de maio (domingo), é a segunda data mais importante no calendário do varejo. Em Cuiabá, não é diferente. Diferentes ramos do comércio são aquecidos pela data, que fica atrás apenas do Natal. Na Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), a orientação é antecipar a escolha do presente e vários associados sugerem opções de presentes – confira.

Andreia Cruz, empresária de cosméticos em Cuiabá, revela que os kits personalizados, montados na hora, são uma das grandes apostas. “O Dia das Mães é a segunda data com maior volume de vendas. Por isso, é o momento de oferecer um diferencial. Temos produtos para o corpo e aromas que transformam os ambientes em espaços aconchegantes, com kits variados para todos os gostos e bolsos”, afirma.

Daniel Luiz Ferraz de Matos, também do setor de perfumaria e cosméticos em Cuiabá, acrescenta que a data é uma oportunidade estratégica para estreitar laços com os clientes. “Em nossas lojas, oferecemos sofisticação, cuidado e emoção nos kits para as mães. Entre os destaques estão o Nativa SPA Orquídea Noire, Liz Sublime e Egeo Dolce. Temos produtos a partir de R$ 60,00”, comenta.

Leia Também:  Ouvidoria mostra que mais de 98% dos pacientes aprovam o HMC

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

Washington Fernando de Miranda, do setor de livrarias na capital mato-grossense, conta que em suas lojas há kits a partir de R$ 80,00. “Os combos são os mais procurados. Temos várias opções diferenciadas, como kits com livro capa dura, copo e sacola personalizada, além da caixa de presente. Também estamos com promoções. O objetivo é atrair o cliente”, ressalta.

Até o setor automotivo entra no clima. O empresário Paulo Boscolo sugere o Mitsubishi Eclipse Cross como presente especial. Mas lembra que, a partir de R$ 120,00, já é possível comprar acessórios úteis, como carregadores e itens da boutique automotiva. “O Dia das Mães é o momento ideal para reconhecer o papel fundamental que ela tem na família”, aponta.

ÚLTIMA HORA – Levantamento da CDL Cuiabá mostrou que pelo menos 345 mil consumidores pretendem comprar um presente para o Dia das Mães. A expectativa é de que cerca de R$ 230 milhões sejam injetados na economia local.

Leia Também:  Grupo empresarial vai montar megacomplexo de indústrias em cidade de MT

A pesquisa revelou ainda que 85% dos entrevistados pretendem comprar dois presentes para o Dia das Mães. No entanto,15,72% das pessoas tendem a deixar a compra para a véspera da data, o que pode levar à frustração.

“O ideal é se antecipar para escolher o melhor presente enquanto ainda há opções”, orienta o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam. Conforme a pesquisa, 58,78% dos consumidores cuiabanos realizam pesquisas antes de efetivar a compra e 72,01% fecham a compra somente depois de saberem o que a mãe gostaria de ganhar.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA