Várzea Grande
Várzea Grande amplia proteção contra meningite com vacina ACWY

A dose está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para crianças a partir de 12 meses
A rede pública de saúde de Várzea Grande está ofertando a vacina meningocócica ACWY, um importante reforço ao calendário vacinal infantil e que amplia a proteção contra os principais tipos de meningite bacteriana. A dose está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para crianças a partir de 12 meses.
A mudança segue orientação do Ministério da Saúde, que atualizou o esquema nacional de vacinação. Até então, as crianças recebiam a vacina meningocócica C aos três e cinco meses, com reforço aos doze meses. Agora, esse reforço será feito com a vacina ACWY, que protege contra quatro sorogrupos da bactéria meningocócica: A, C, W e Y.
“Esse reforço na imunização representa um avanço na proteção das nossas crianças. Estamos orientando todas as unidades para a aplicação correta da nova dose, garantindo mais segurança às famílias de Várzea Grande”, explica a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon.
A vacina ACWY já era aplicada em adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme dado histórico vacinal, mas, agora será disponibilizada também no calendário vacinal infantil. A medida faz parte das novas Diretrizes para o Enfrentamento das Meningites até 2030, alinhadas a recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
QUEM DEVE TOMAR A VACINA ACWY? – A nova dose de reforço está indicada para crianças que ainda não receberam a vacina aos 12 meses. Já aquelas que completaram o esquema anterior com a meningocócica C não precisam repetir a vacinação com a ACWY neste momento.
“É fundamental que os pais e responsáveis verifiquem a caderneta de vacinação e levem seus filhos às UBSs para garantir a imunização completa. A prevenção é a forma mais eficaz de proteger contra as formas graves da doença”, reforça a gerente de vigilância epidemiológica, Alessandra Carreira.
ATENÇÃO REDOBRADA – Somente em 2025, o Brasil já registrou mais de 4 mil casos confirmados de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana, a forma mais grave da doença. A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal e pode ter diferentes origens: bacteriana, viral, fúngica ou até não infecciosa.
Os sintomas mais comuns incluem febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos, rigidez na nuca e, em casos mais graves, confusão mental e convulsões. Diante de qualquer sinal de alerta, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde.
Além da ACWY, outras vacinas ofertadas pelo SUS também contribuem na prevenção de tipos de meningite, como a BCG, Penta e as pneumocócicas (10, 13 e 23-valente)

Várzea Grande
Mais de 190 doses já foram aplicadas em ação de vacinação no Sine

Equipes estarão imunizando a população até amanhã, quinta-feira, dia 10, das 10h às 16h. As doses são gratuitas
Somente no primeiro dia da ação, que iniciou na última terça-feira, 8, foram aplicadas mais de 190 doses de vacinas. Os imunizantes mais procurados foram a vacina contra Influenza, com 80 aplicações, seguida das vacinas contra Hepatite B e dT (dupla adulto), ambas com 50 doses aplicadas. Também foram registradas aplicações das vacinas DTP (3 doses), Meningocócica ACWY (4), Covid-19 (5) e Dengue (5).
A ação de vacinação está sendo realizada no Sine (Serviço Nacional de Emprego), localizado no 2º piso do Várzea Grande Shopping, no espaço do Centro Estadual de Cidadania, das 10h às 16h e vai segue até amanhã, dia 10. As vacinas são gratuitas e estão abertas a toda a população.
“A ação de vacinação tem o objetivo de facilitar o acesso da população às vacinas de rotina e reforçar a importância da prevenção de doenças imunopreveníveis”, ressalta Alessandra Carreira, gerente de vigilância epidemiológica.
As vacinas estão sendo administrada por ordem de chegada e estão disponíveis para todas as faixas etárias: de crianças a idosos.
Vacinas disponíveis durante a ação:
• BCG
• Hepatite A e B
• Penta (DTP/Hib/Hepatite B)
• Pneumocócica 10 valente
• VIP (Poliomielite inativada)
• Rotavírus
• Meningocócica C
• Febre Amarela
• Tríplice Viral
• Tetraviral
• DTP (tríplice bacteriana)
• Varicela
• HPV quadrivalente
• dT e dTpa (dupla e tríplice adulto)
• Meningocócica ACWY
• Influenza
• COVID-19
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA: Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com foto e, se possível, o cartão de vacinação. Profissionais de saúde estão no local para orientar o público, aplicar as doses e atualizar as cadernetas conforme a faixa etária e o histórico vacinal de cada pessoa.
-
Cuiabá6 dias ago
Secretário de Comunicação da Câmara pede exoneração ao vivo na tribuna; veja vídeo
-
Ministério Público MT6 dias ago
Visão Fontana
-
Mundo6 dias ago
Bandidos do CV que filmaram interrogatório de skaltista são presos
-
Polícia5 dias ago
Polícia Militar abre inscrições para 2ª edição da Bravos Fast Night Run
-
Famosos5 dias ago
Associações se reúnem com governo e cobram revisão do percentual remuneratório
-
Cuiabá5 dias ago
”Após dipirona 500% mais cara, Prefeitura gasta R$ 1,5 milhões em aluguéis de carros de luxo”, diz vereador
-
Cuiabá5 dias ago
Prefeito cria novos cargos em busca de destravar alvarás e reforçar áreas estratégicas em Cuiabá
-
Mato Grosso5 dias ago
Maysa Leão confronta prefeito: “A saúde pública de Cuiabá está na UTI”