Várzea Grande
Turismo gastronômico de Várzea Grande conquista paladares e valoriza tradição

Segundo maior município de Mato Grosso reforça posição única, estratégica e saborosa, dentro do trade
Além de cultura, dança e artesanato, a FIT Pantanal 2025 também enche os olhos — e principalmente os paladares — dos visitantes. E neste cenário saboroso, Várzea Grande vem se destacando ao apresentar o que tem de melhor na sua culinária tradicional, levando à feira internacional o turismo gastronômico como estratégia de promoção e valorização cultural.
Em parceria com empreendedores do setor turístico e gastronômico local, a Prefeitura de Várzea Grande marca presença com pratos típicos das tradicionais peixarias do distrito de Bonsucesso. Em destaque, a iguaria que vem arrancando elogios: pacu seco com arroz, pirão e farofa de banana, preparado pelas peixarias 4R e Tarumã. E quem passa pelo estande pode degustar antes de comprar — uma prévia que tem se transformado em experiência irresistível para quem prova.
“Sensacional, recomendo. Os visitantes podem vir sem medo, que não tem erro. É muito gostoso”, exclamou Paulo Pinheiro, que veio de Belém do Pará e não resistiu ao sabor do prato.
Já Maximino Francisco dos Santos, de Araguaiana (próximo a Barra do Garças), também aprovou: “Sou acostumado a comer peixe, mas nunca tinha experimentado pacu seco. Está show, top de linha. Muita tradição, muito sabor, aprovado”.
Essa forte presença gastronômica é parte da Rota do Peixe de Várzea Grande, um dos polos mais tradicionais de turismo rural e de sabores no estado. As peixarias de Bonsucesso, além da culinária à base de peixe, oferecem rodízios, pratos à la carte e toda a hospitalidade típica da região, com infraestrutura cada vez mais preparada para receber o público. O empresário Robson Ribeiro da Rosa, da Peixaria 4R, destaca: “Nossa participação na FIT é essencial para divulgar nossos pratos e fortalecer o turismo em Bonsucesso. A parceria com a Prefeitura de Várzea Grande é fundamental para mostrarmos nossa cultura gastronômica e recepção calorosa. A Rota do Peixe está mais estruturada, com peixarias tradicionais e novas, sorveterias, cafés da manhã, pesque-pague e até hotel. Estamos modernizando para receber todos os turistas, inclusive os próprios cuiabanos, que às vezes ainda não conhecem”.
A proposta da Prefeitura de Várzea Grande é justamente essa: promover o que é autêntico, saboroso e cheio de identidade regional, fortalecendo a economia local por meio do turismo gastronômico e criando novas oportunidades para os empreendedores da cidade. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mário Quidá, essa valorização faz parte de uma nova política integrada da gestão da prefeita Flávia Moretti.
“Estamos mostrando na FIT Pantanal que Várzea Grande tem muito mais do que história e localização estratégica. Temos sabores únicos, tradições fortes e um setor gastronômico preparado para crescer ainda mais. Nosso compromisso é apoiar os empreendedores, divulgar nossas rotas e atrair turistas para experimentar o que temos de melhor”, afirmou o secretário.
A FIT Pantanal 2025 segue até amanhã, domingo (8), com horário de visitação das 15h às 22h. E até lá, quem quiser conhecer — ou redescobrir — os sabores da Várzea, é só seguir o aroma irresistível vindo da “Rota do Peixe”.

Várzea Grande
No Dia dos Namorados, Prefeitura de Várzea Grande abre 1° Festival de Flores e Plantas

Além de sugestões de presentes, o espaço conta com produtos da Feira da Família que traz alimentos regionais e produzidos pelos pequenos produtores
A Prefeitura de Várzea Grande fez, no começo da manhã de hoje (12), a abertura do 1º Festival de Flores e Plantas, data em que se celebra o Dia dos Namorados. O festival visa promover e fomentar a economia local, com a expectativa de vender cerca de 3 mil unidades de flores e gerar um volume de negócios de aproximadamente R$ 200 mil durante os quatro dias de evento.
O festival ocorre das 08h às 20h do dia desta quinta e sexta-feira, no sábado (15) e no domingo (16) das 08h às 12h, na praça do bairro Ipase, na avenida Presidente Arthur Bernardes. Além das flores, o Festival contará com um espaço gastronômico com produtos da Feira da Família (FAM), também formada por agricultores familiares de Várzea Grande. A feira irá oferecer alimentos regionais e pratos típicos, ampliando ainda mais o impacto econômico da ação.
O vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL), prestigiou a abertura do evento e destacou que a Prefeitura, na gestão Flávia/Tião, apoia os produtores do Município. “É fundamental apoiarmos ações como essas, pois gera emprego e renda. Várzea Grande, em nossa gestão, apoia e apoiará o empreendedorismo dos viveiros, da agricultura familiar, do pequeno negócio”, disse Zaeli.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, acredita que durante a semana dos namorados, o evento deverá atrair um grande público em busca de presentes simbólicos como flores, buquês, orquídeas, entre outros. “Esta é uma grande parceria nossa com a Associação de Feirantes e Produtores Rurais e que deve se estender. É a Prefeitura fomentando cada vez mais a economia por meio de produtores do nosso Município”, conta Ricardo.
De acordo com Sérgio Gomes de Freitas, produtor rural e um dos organizadores do Festival, a projeção econômica é baseada em uma demanda crescente por flores nesta época do ano. “Fico feliz que Várzea Grande tenha abraçado a nossa causa e o nosso evento. Fomos bem recebidos e vamos mostrar ao público nossa produção que está cheia de novidades para o público. Estamos felizes em estarmos aqui”, destacou.
Convidado a participar do evento, o produtor de Pato de Minas (MG), Aroldo Correa, parabenizou a recepção da Prefeitura. Ele percorreu quase 1.300km para participar do evento. “O evento está muito lindo e a população tem comparecido. Fico feliz em poder participar, parabenizo o secretário e toda gestão municipal por apoiar os produtores do Município, e a mim, que vim como convidado”, disse Aroldo.
Também participaram do evento os vereadores: Wanderley Cerqueira (MDB), Wender Madureira (Republicanos), Gisa Barros (PSB) e Adilsinho (Republicanos).
-
Ministério Público MT6 dias ago
MPMT recebe acadêmicos de Direito de três instituições de ensino
-
Várzea Grande6 dias ago
Cultura realiza Escuta Pública para elaboração de políticas de fomentar
-
Jurídico6 dias ago
Presidente do CFOAB anuncia que MT irá sediar Iª Conferência Nacional da Interiorização da Advocacia Brasileira
-
Cuiabá2 dias ago
Prefeitura de Cuiabá fortalece ações pela conscientização da Entrega Legal
-
Jurídico6 dias ago
Recorte Digital está com dificuldades de transmissão de mensagens à advocacia
-
Cuiabá2 dias ago
Maria Avalone defende valorização da cultura em reunião de comissões na Câmara de Cuiabá
-
Agronegócio4 dias ago
Brasil mira novos mercados com status sanitário livre da aftosa sem vacinação
-
Polícia2 dias ago
Operação da GMT retira veículos abandonados de vias públicas