TURISMO
Tião e Otaviano Pivetta encerram participação de Várzea Grande FIT Pantanal

A Prefeitura de Várzea Grande encerrou neste domingo (08), a participação na 32ª edição da FIT Pantanal, com a presença do vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) e governador em Exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos). Durante a visita, Tião reforçou que a feira foi apenas uma mostra de todo potencial da cidade e que a atual gestão vai seguir fomentando o turismo, especialmente, reforçando que Várzea Grande é cidade de destino e não de passagem.
Como argumentou, Várzea Grande é o portal do turismo de Mato Grosso e precisa divulgar cada vez mais seus pontos fortes dentro do setor. “Nós temos um aeroporto internacional que é a porta de entrada de turistas do Brasil e do mundo, então devemos cada vez mais divulgar o que temos de bom para atrair essas pessoas a ficarem em nosso município. Temos a importante missão de revolucionar o turismo várzea-grandense que ficou esquecido durante várias décadas”, disse Tião.
FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe
Tião observou ainda que a participação de Várzea Grande na FIT, nesta edição, foi a maior de toda a história e que o Município fez a diferença. “Trouxemos tudo que Várzea Grande tem de melhor para dentro do nosso estande e para dentro da nossa feira e foi um sucesso”, comemorou.
Pivetta fez compras durante a visita aos estandes e não resistiu à degustação de iguarias várzea-grandenses, como o caldo peixe e bebidas produzidas em Várzea Grande. O governador em Exercício também passou pelo espaço reservado aos pequenos produtores, onde teve lembranças da época em que tinha lida diária na roça. “Foram mais de 70 mil visitantes e a presença de 18 delegações de outros estados. Um evento que fortalece nosso turismo, movimenta a economia e projeta Mato Grosso para o Brasil e o mundo. E mais que isso, dá prazer em participar”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mario Quidá, relata que o turismo local já está tendo uma nova realidade. “Várzea Grande está mudando em todos os setores e no turismo não está sendo diferente. Temos um grande potencial e estamos divulgando e mostrando Várzea Grande pro mundo. Aqui na FIT mostramos nossa cultura pela viola de cocho, a nossa arte de fazer rede, nossa culinária por meio do caldo de peixe e também destacamos a nossa indústria por meio da fabricação de bebidas”, conta Quidá.
O vereador e líder do Executivo na Câmara Municipal de Várzea Grande, Samir Katumata (PL), parabenizou a exposição de Várzea Grande. “Estamos vendo um pequeno pedaço do nosso Município. Várzea Grande é uma cidade acolhedora e com grande potencial turístico. Fico feliz em ver nossa cidade sendo representada de uma forma tão bonita”, relata o parlamentar.
O presidente do Sistema Comércio em Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou a importância do estado ser o ponto de turismo. “O turismo atrai pessoas, e pessoas atraem negócios. Por isso, investir nesse setor é desenvolver a economia. O turismo movimenta o comércio, gera empregos e faz a economia girar nas cidades. Receber, aqui na FIT Pantanal, os colegas do Sistema Comércio de todo o país para discutir o turismo é motivo de grande satisfação. Seguimos juntos pelo fortalecimento do setor, com foco em crescimento sustentável e geração de oportunidades”, afirmou.

Ministério Público MT
Filho de vítima atua no Júri e contribui para condenação de réus

Os réus Valdete Xavier de Faria e Luzirene Ribeiro Miranda foram condenados a 16 anos, sete meses e 15 dias de reclusão cada um, pelo homicídio qualificado de Geraldo Xavier de Faria, ocorrido em Alto Boa Vista (a 922 km de Cuiabá). O julgamento foi realizado pelo Tribunal do Júri de São Félix do Araguaia (a 1.200 km da capital), no dia 10 de junho. O filho da vítima, que presenciou o crime e tinha apenas 12 anos, atuou, 12 anos após o crime, como assistente de acusação ao lado do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) durante o plenário.O Conselho de Sentença acolheu a tese apresentada pelo MPMT, reconhecendo que o crime foi cometido por motivo torpe e com o uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Além da pena de reclusão, os réus também foram condenados ao pagamento das custas e despesas processuais. A ré, Luzirene Ribeiro Miranda, foi encaminhada à Penitenciária Feminina de Nova Xavantina. O réu Valdete Xavier de Faria, atualmente foragido no exterior, teve mandado de prisão expedido e terá o nome incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol – um alerta internacional que notifica as autoridades policiais dos países-membros sobre a existência de mandados de prisão em aberto.Conforme a denúncia da 2ª Promotoria de Justiça de São Félix do Araguaia, o crime aconteceu em março de 2013, na casa da vítima. Valdete e Luzirene, que eram parentes próximos da vítima, foram até o local para cobrar uma dívida. Após alguns minutos de conversa, Valdete sacou um revólver calibre 38 e atirou na coxa da vítima, atingindo a artéria femoral e provocando morte por hemorragia. Durante a ação, Luzirene conteve o filho de Geraldo, então com 12 anos, impedindo que ele buscasse ajuda e facilitando a fuga dos dois.Doze anos depois, o filho da vítima, que é advogado e foi testemunha do crime, Geraldo Xavier de Faria Júnior, abdicou de ser informante e atuou como assistente de acusação no plenário do Júri ao lado do Ministério Público e de outros dois advogados. “Geraldo Xavier de Faria Júnior realizou o sonho do pai ao se formar em Direito e, de forma admirável, participou como assistente de acusação no júri. Sua atuação foi impecável, demonstrou serenidade, firmeza e uma impressionante capacidade de expressão. Foi um momento marcante e emocionante, especialmente por ter sido uma das primeiras vezes em que ele exerceu a profissão para a qual se preparou, justamente em busca de justiça pelo pai”, afirmou o promotor de Justiça substituto Thiago Matheus Tortelli.
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
Ministério Público MT6 dias ago
MPMT recebe acadêmicos de Direito de três instituições de ensino
-
Várzea Grande6 dias ago
Cultura realiza Escuta Pública para elaboração de políticas de fomentar
-
Jurídico6 dias ago
Presidente do CFOAB anuncia que MT irá sediar Iª Conferência Nacional da Interiorização da Advocacia Brasileira
-
Cuiabá2 dias ago
Prefeitura de Cuiabá fortalece ações pela conscientização da Entrega Legal
-
Jurídico6 dias ago
Recorte Digital está com dificuldades de transmissão de mensagens à advocacia
-
Cuiabá2 dias ago
Maria Avalone defende valorização da cultura em reunião de comissões na Câmara de Cuiabá
-
Polícia2 dias ago
Operação da GMT retira veículos abandonados de vias públicas
-
Agronegócio4 dias ago
Brasil mira novos mercados com status sanitário livre da aftosa sem vacinação