Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Várzea Grande

Siriri, Cururu e a força feminina marcam segundo dia na FIT Pantanal

Publicado em

Hoje, em Várzea Grande, as mulheres também tocam a viola de cocho que é um instrumento importante para nossa tradição, mas até então, exclusivamente masculina

A segunda noite da FIT Pantanal 2025, ontem (6), foi marcada pelo brilho cultural de Várzea Grande, que conquistou o público com apresentações de cururu e siriri, sabores típicos e uma quebra de paradigmas que chamou à atenção de visitantes de todas as idades.

De acordo com a tradição, o cururu é uma manifestação cultural exclusivamente masculina, onde homens tocam a viola de cocho e cantam em roda, improvisando versos com temáticas religiosas e populares. Já o siriri é mais inclusivo, dançado por homens, mulheres e crianças. No entanto, em Várzea Grande, essa realidade está mudando.

A AMFMT tem rompido barreiras ao inserir as mulheres também no cururu, tocando a viola de cocho, cantando e se expressando nessa tradição ancestral. “É muito importante estar aqui com o apoio da Prefeitura, pois isso dá visibilidade aos nossos cururueiros e cururueiras. Hoje, em Várzea Grande, as mulheres também tocam a viola de cocho que é um instrumento importante para nossa tradição e participam ativamente das rodas de cururu, siriri e das rezas cantadas. São 15 mulheres entre mais de 30 mestres da cultura popular do nosso Município”, afirmou a presidente da associação.

Entre essas mulheres está Dona Sinhá de 78 anos, símbolo vivo da cultura várzea-grandense. Ela canta, dança, costura, faz doces e mantém viva uma festa tradicional criada por ela, que completa 60 anos em novembro. “A minha vida é a cultura. Já toquei, já cantei, já costurei muita roupa de festa. Enquanto eu estiver viva, essa tradição vai continuar”.

Leia Também:  Prefeita e governador lançam programa ‘Fila Zero’ neste sábado, em Várzea Grande

Os grupos “Primos e Primas”, do bairro Capão do Pequi, e “Cururu e Siriri Estrela Divina”, do Jardim Glória I, fizeram história ao subir pela primeira vez no palco principal da feira. Os membros da Associação de Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT), também circularam pelos corredores levando alegria e tradição com as danças, os cantos e a força das raízes várzea-grandenses.

BEM-VINDO A VÁRZEA GRANDE – No estande, o público se encantou com a hospitalidade e as delícias típicas. A pinga com mel e o caldo de peixe — ofertados em degustações por empresas locais — aqueceram os corações. “Eu não conhecia essa cachaça com mel… é maravilhosa! E o caldo de peixe, então? Uma delícia! Estou conhecendo mais da minha terra e amando cada descoberta”, disse Jucileia Campos, moradora de Várzea Grande.

A cuiabana Sâmia Castro elogiou o visual do estande: “As roupas de chita estão lindas. Vi mulheres de todas as idades dançando. Descobri que a rede que tenho em casa é feita em Várzea Grande e aprendi como ela é tecida. Foi uma surpresa linda”.

Andrei Nunes, levou a mãe que é do interior para visitar a FIT e ficou tocado com a presença feminina na viola de cocho. “Minha mãe ficou encantada. Sabíamos que era tradição dos homens, então ver mulheres tocando e cantando foi um momento de força e beleza”.

Leia Também:  Várzea Grande prorroga IPTU 2023 até dia 11 de agosto e garante aplicar recursos em prol de todos

O superintendente de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edu Sá, destacou a importância do momento: “É a primeira vez que os grupos de dança tradicional de Várzea Grande se apresentam no palco principal da FIT Pantanal. Eles estão orgulhosos e nós também. Sabemos que fizemos certo ao trazê-los como parceiros”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mário Quidá, reforçou o compromisso da gestão municipal. “Nossa prefeita Flávia Moretti, trouxe o que Várzea Grande tem de melhor: cultura, gastronomia, religiosidade e pessoas. O público está encantado e nós estamos mostrando que Várzea Grande é potência cultural e turística”.

Logo na entrada da feira, em um espaço de 36 m² estrategicamente posicionado, o estande de Várzea Grande reúne apresentações culturais, artesanato, degustações gastronômicas e produtos da agricultura familiar em outro pavilhão.

Participam como parceiros institucionais: Cervejaria Dourada, Refrigerantes Marajá, Bebidas Tropical, Mirante das Águas, Subway Couto Magalhães, Grupo Solar Coca-Cola, Várzea Grande Shopping e Hotel Slaviero Slim VG.

A FIT Pantanal segue neste sábado (7) e domingo (8), com visitação das 15h às 22h. Todos os dias o estande de Várzea Grande contará com a presença de artistas locais, mestres da cultura popular, apresentações no palco principal e muito mais para encantar os visitantes.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

No Dia dos Namorados, Prefeitura de Várzea Grande abre 1° Festival de Flores e Plantas

Published

on

Além de sugestões de presentes, o espaço conta com produtos da Feira da Família que traz alimentos regionais e produzidos pelos pequenos produtores

A Prefeitura de Várzea Grande fez, no começo da manhã de hoje (12), a abertura do 1º Festival de Flores e Plantas, data em que se celebra o Dia dos Namorados. O festival visa promover e fomentar a economia local, com a expectativa de vender cerca de 3 mil unidades de flores e gerar um volume de negócios de aproximadamente R$ 200 mil durante os quatro dias de evento.

O festival ocorre das 08h às 20h do dia desta quinta e sexta-feira, no sábado (15) e no domingo (16) das 08h às 12h, na praça do bairro Ipase, na avenida Presidente Arthur Bernardes. Além das flores, o Festival contará com um espaço gastronômico com produtos da Feira da Família (FAM), também formada por agricultores familiares de Várzea Grande. A feira irá oferecer alimentos regionais e pratos típicos, ampliando ainda mais o impacto econômico da ação.

O vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL), prestigiou a abertura do evento e destacou que a Prefeitura, na gestão Flávia/Tião, apoia os produtores do Município. “É fundamental apoiarmos ações como essas, pois gera emprego e renda. Várzea Grande, em nossa gestão, apoia e apoiará o empreendedorismo dos viveiros, da agricultura familiar, do pequeno negócio”, disse Zaeli.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande realiza Mutirão de Cidadania na região do Grande Cristo Rei

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, acredita que durante a semana dos namorados, o evento deverá atrair um grande público em busca de presentes simbólicos como flores, buquês, orquídeas, entre outros. “Esta é uma grande parceria nossa com a Associação de Feirantes e Produtores Rurais e que deve se estender. É a Prefeitura fomentando cada vez mais a economia por meio de produtores do nosso Município”, conta Ricardo.

De acordo com Sérgio Gomes de Freitas, produtor rural e um dos organizadores do Festival, a projeção econômica é baseada em uma demanda crescente por flores nesta época do ano. “Fico feliz que Várzea Grande tenha abraçado a nossa causa e o nosso evento. Fomos bem recebidos e vamos mostrar ao público nossa produção que está cheia de novidades para o público. Estamos felizes em estarmos aqui”, destacou.

Convidado a participar do evento, o produtor de Pato de Minas (MG), Aroldo Correa, parabenizou a recepção da Prefeitura. Ele percorreu quase 1.300km para participar do evento. “O evento está muito lindo e a população tem comparecido. Fico feliz em poder participar, parabenizo o secretário e toda gestão municipal por apoiar os produtores do Município, e a mim, que vim como convidado”, disse Aroldo.

Leia Também:  Várzea Grande prorroga IPTU 2023 até dia 11 de agosto e garante aplicar recursos em prol de todos

Também participaram do evento os vereadores: Wanderley Cerqueira (MDB), Wender Madureira (Republicanos), Gisa Barros (PSB) e Adilsinho (Republicanos).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA