Várzea Grande
Saúde amplia cobertura vacinal durante V Conferência da Pessoa Idosa

Iniciativa teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal do grupo prioritário, aproveitando o momento de grande mobilização da comunidade idosa para garantir proteção contra doenças sazonais e respiratórias
A V Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Várzea Grande, realizada nesta sexta-feira (27), no Centro de Convivência Vovô Zeid, também foi marcada por ações de cuidado com a saúde da população idosa. A Secretaria Municipal de Saúde participou do evento ofertando vacinação contra a influenza (gripe) e a Covid-19 para o público acima de 60 anos.
A ação contou com o apoio das equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) da Manga e da Água Limpa, que estiveram presentes no local aplicando as doses nos idosos participantes da conferência. A iniciativa teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal do grupo prioritário, aproveitando o momento de grande mobilização da comunidade idosa para garantir proteção contra doenças sazonais e respiratórias, especialmente com a chegada do inverno e as oscilações da temperatura.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, a ação reforça o compromisso da gestão com a saúde preventiva. “Esse é um momento muito importante em que conseguimos alcançar um número maior da população idosa, garantindo que sejam vacinados e protegidos. A parceria entre as secretarias amplia nosso alcance e fortalece a promoção da saúde em nosso Município”, afirmou.
Presente no evento, o ex-vereador e defensor da causa da pessoa idosa, Chico Tangará, também destacou a importância da imunização aproveitou e vacinou. “Cuidar da saúde é fundamental, ainda mais na terceira idade. À medida que os anos avançam, a imunidade naturalmente diminui. Por isso, se vacinar contra a gripe é essencial para prevenir complicações que podem colocar a vida em risco”, ressaltou.
AS DISCUSSÕES – Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democrático: Urgência, Pluralidade, Direito e Participação”, a conferência reuniu representantes da sociedade civil, órgãos públicos e lideranças comunitárias para debater políticas públicas voltadas à pessoa idosa. A atuação da Secretaria de Saúde somou-se à programação com foco na proteção e bem-estar do público-alvo.

Várzea Grande
Várzea Grande troca experiências com Nova Brasilândia sobre agricultura familiar

Equipes visitaram propriedades que, mesmo em áreas reduzidas, desenvolvem produções altamente diversificadas, aliando produtividade e sustentabilidade
Em um cenário onde a diversificação da produção e a troca de saberes se tornam estratégias fundamentais para fortalecer a agricultura familiar, técnicos de Várzea Grande e Nova Brasilândia protagonizaram um encontro produtivo e inspirador. Nesta terça-feira, 8 de julho, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS-VG) e da EMPAER de Várzea Grande realizaram um “Dia de Campo” no município de Nova Brasilândia, marcado por capacitações, visitas a propriedades rurais e a troca de experiências exitosas junto a pequenos produtores.
O coordenador de Desenvolvimento Rural de Várzea Grande, Leandro Luis da Silva, acompanhado por Rosano Gabriel da Silva e Edson Benedito da Silva (EMPAER-VG), foram recebidos pelo secretário municipal de Agricultura de Nova Brasilândia, Cleiton Marques, e pelo colaborador Edivaldo Ferrari. Juntos, visitaram propriedades da agricultura familiar que, mesmo em áreas reduzidas, desenvolvem produções altamente diversificadas, aliando produtividade e sustentabilidade.
“Foi extremamente enriquecedor conhecer de perto o trabalho de agricultores que, com poucos recursos, conseguem ótimos resultados. Trocamos experiências valiosas e estamos levando mudas de maracujá que agora serão distribuídas aos nossos produtores em Várzea Grande”, afirmou o coordenador Leandro Luis da Silva. Cerca de 300 mudas de maracujá serão distribuídas aos pequenos produtores de Várzea Grande.
Durante o Dia de Campo, os técnicos conheceram viveiros de mudas e de plantação de maracujá, plantações de mamão e de limão siciliano. Destaque para os agricultores Vantuil e Cláudio, que mostraram como a dedicação e a diversificação das culturas, mesmo em pequenos espaços, garantem aumento de renda e qualidade de vida às famílias do campo.
Para o secretário de Agricultura de Nova Brasilândia, Cleiton Marques, “quando gestores e técnicos se unem para compartilhar conhecimento, todos ganham. A agricultura familiar precisa dessa conexão para evoluir com inovação e sustentabilidade”.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Ricardo Amorim, destacou que o fortalecimento da agricultura familiar é uma prioridade da gestão. “Estamos investindo cada vez mais em ações que garantam apoio técnico, acesso a insumos e capacitação. A agricultura familiar é base da segurança alimentar, da geração de emprego e do desenvolvimento local”, afirmou.
Amorim reforça que a visita reforça a importância dos intercâmbios entre municípios “como estratégia para impulsionar o desenvolvimento rural sustentável e ampliar as oportunidades dos pequenos produtores, que têm papel fundamental na economia e no abastecimento da população”, conclui.
-
Cuiabá5 dias ago
Secretário de Comunicação da Câmara pede exoneração ao vivo na tribuna; veja vídeo
-
Cuiabá6 dias ago
Prefeitura de Cuiabá cancela nota de dipirona 500% mais cara após erro de digitação
-
Mundo5 dias ago
Bandidos do CV que filmaram interrogatório de skaltista são presos
-
Polícia4 dias ago
Polícia Militar abre inscrições para 2ª edição da Bravos Fast Night Run
-
Famosos4 dias ago
Associações se reúnem com governo e cobram revisão do percentual remuneratório
-
Ministério Público MT5 dias ago
Visão Fontana
-
Cuiabá4 dias ago
”Após dipirona 500% mais cara, Prefeitura gasta R$ 1,5 milhões em aluguéis de carros de luxo”, diz vereador
-
Cuiabá6 dias ago
Gonzaga anuncia saída do cargo de secretário de Comunicação da Câmara