Várzea Grande
Projeto ‘VG com Elas’ inicia março com ação de valorização feminina em Várzea Grande

O evento é apenas o primeiro de uma série de ações planejada e organizada por um coletivo comprometido com a valorização feminina e que conta com apoio da prefeitura, liderada por Flávia Moretti
O projeto ‘VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres’ deu início à programação especial do Mês da Mulher com uma ação emocionante e transformadora. O primeiro evento ocorreu ontem, 1º de março, na sede do Centro de Promoções Humanas Bom Pastor, unidade feminina. A instituição atende mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas em processo de recuperação de dependência química, álcool ou medicamentos.
A ação foi organizada pela Associação das Mulheres Empreendedoras de Mato Grosso (ARVEND) e reuniu um coletivo de mulheres preocupadas em proporcionar acolhimento, autoestima e novas perspectivas para as internas. Durante a visita, as participantes receberam uma palestra sobre autoestima e cuidados pessoais, além de um verdadeiro dia de beleza, com serviços de cabelo, design de sobrancelha, esmaltação e penteados.
A prefeita Flávia Moretti (PL) prestigiou o evento e destacou a importância da iniciativa. “Nosso compromisso é fortalecer ações que valorizem as mulheres, principalmente àquelas que enfrentam desafios e precisam de apoio para resgatar sua dignidade e confiança. Projetos como esse fazem toda a diferença e mostram que juntas somos mais fortes”.
A presidente da ARVEND e palestrante do evento, Josiane Campos, reforçou o papel da entidade, que há 11 anos atua na promoção da autonomia feminina e possui cerca de 8 mil mulheres associadas. “A ideia de começar o ‘VG com Elas’ nesta instituição foi da ARVEND. Há nove anos realizamos a Roda do Empoderamento, levando informação e orientação para mulheres que, muitas vezes, não têm acesso a eventos no centro da cidade. Aqui, elas participam de palestras sobre saúde, violência doméstica, empreendedorismo e capacitação. E, ao final, recebem um dia de beleza para elevar a autoestima. Esse apoio da prefeitura de Várzea Grande fortalece nosso trabalho e nos permite ampliar nossa atuação em outros bairros”.
A programação contou ainda com a presença da pastora Maria Padilha, da Igreja Missionária Mensagem da Cruz, que deu a bênção inicial ao evento. Também participaram a equipe voluntária do Centro Técnico de Beleza, a vice-presidente da BPW Várzea Grande e coordenadora da BPW Brasil, Letícia Silva, a secretária de Assuntos Estratégicos de Várzea Grande, Ina de Maria, a coordenadora de Meio Ambiente e Business da BPW, Tina Souza, além de Taynara Moraes, assistente social da prefeitura e coordenadora das atividades do projeto ‘VG com Elas’ e Karyne Moraes, coordenadora e terapeuta da unidade.
“Vamos postar semanalmente nas redes sociais da prefeitura e das parceiras realizadoras as programações. Importante que as mulheres várzea-grandenses conferiram e venham participar dessa iniciativa que busca fortalecer, acolher e transformar a vida de muitas mulheres”, convidou a prefeita Flávia Moretti.
O evento é apenas o primeiro de uma série de ações planejada para o mês de março e organizada por um coletivo comprometido com a valorização feminina. Entre os realizadores do projeto estão as entidades: ARVEND, a PMM, Coletivo Essência, ABMCJ-MT, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de VG, Lírios, Mulheres do Bem, Cenprhe, Rede Cidadã, BPW Brasil de VG, Fórum das Mulheres Negras, Rejane Corrêa, Centro Popular Dorcelina Fulador e AFVG. O projeto conta ainda com o apoio da prefeitura de Várzea Grande, CDL, ALMT e Sebrae.
Programação da 1ª Semana de Março:
Dia 06/03 – Quinta-feira – Pedal da Guarda – VG com Elas
19h – com saída da praça Sarita Baracat (antiga praça Aquidaban)
Dia 07/03 – Sexta-feira – VG com Elas e Meio Ambiente
7h30 – Escola Estadual José Leite de Moraes
8h às 11h30 – Projeto ARVEND Mulheres em Ação, na Escola Estadual Profª Maria da Cunha Bruno, bairro Jardim Primavera.
17h30 – Marcha VG com Elas – Pelo fim da violência política contra a mulher, concentração na praça Armando Reslan Salem, mais conhecida como praça da Todimo, saída as 18h até a igreja Nossa Senhora do Carmo.
Dia 08/03 – Sábado – Roda de Conversa – Coletivo Essência
8h às 11h na sede do Coletivo Essência
8h às 11h – Proejto ARVEND Mulheres em Ação, na Escola Tenente Abílio, bairro 15 de Maio

Várzea Grande
Alunos da Guarda Municipal de Várzea Grande concluem quatro cursos na GOE

Os agentes em formação também colaboraram com isolamento do local para que a equipe da GOE pudesse realizar a ação ostensiva com sniper (atirador de elite), explosivos e invasão para resgatar a vítima
Os alunos que estão no curso de formação da Guarda Municipal de Várzea Grande concluíram, nesta quarta-feira (26), quatro cursos na Gerência de Operações Especiais (GOE). Na ocasião, foram ministrados os cursos de noções básicas de explosivos, gerenciamento de crise, contenção de distúrbios e negociações em casos de sequestro.
Conforme o comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, GM Juliano Lemos, essas capacitações são essenciais para a formação. “Eu agradeço à unidade Carcará, em nome do coordenador de operações especiais, Frederico Murta, por nos receber e por participar do futuro da Guarda Municipal de Várzea Grande. Parabéns a todos vocês que passaram por esse grande momento, tenho certeza que esse curso trará uma nova missão sobre o nosso trabalho”, frisou.
Na ocasião, os alunos passaram por uma grande simulação de sequestro a mão armada. Os integrantes da Guarda Municipal tiveram de isolar o local para evitar que a imprensa, transeuntes, familiares e amigos da vítima e do acusado interferissem, enquanto a guarnição fazia a primeira negociação com o sequestrador.
Após as negociações, os alunos da Guarda Municipal colaboraram com isolamento do local para que a equipe da GOE pudesse realizar a ação ostensiva com sniper (atirador de elite), explosivos e invasão para resgatar a vítima.
O coordenador de ensino da GOE, investigador Bruno Monti, destaca o empenho dos alunos da Guarda Municipal de Várzea Grande. “Vejo o brilho e dedicação de todos vocês. Eu agradeço pela confiança que a Guarda teve conosco. Sempre estaremos à disposição desta instituição para vir fazer mais cursos e estar mais próxima de nós”, destaca Monti.
O coordenador da GOE, delegado Frederico Murta, incentiva os alunos a continuarem estudando e buscando capacitações. “Essas aulas são só o começo de uma grande caminhada que vocês têm pela frente na segurança pública. Busquem sempre o conhecimento, pois vejo que determinação e vontade vocês têm”, disse Murta.
O aluno da Guarda Municipal, Daniel Lucas Taques de Lima, é filho de um ex-integrante do GOE, Wisno Ribeiro, relata sobre os conselhos do pai para seguir carreira na segurança pública. “Meu pai sempre fala sobre a disciplina, dá diversos conselhos e conta histórias de trabalho. Tenho muito orgulho dele e admiro muito também a GOE. Então, fiquei muito feliz pelo curso e esse momento ficará marcado na minha vida”, disse o GM Taques.
-
Sorriso - MT7 dias ago
39ª Exporriso é lançada oficialmente com anúncio de shows
-
Cuiabá6 dias ago
Secretaria de Saúde de Cuiabá convoca técnicos de enfermagem
-
Política MT6 dias ago
Câmara aprova projeto de lei que permite o remanejamento de mais de R$ 1 bi no orçamento da Prefeitura
-
Política MT4 dias ago
Dra. Mara lota o Plenário da Câmara para audiência pública sobre regularização fundiária
-
Mato Grosso7 dias ago
Inscrições do seletivo para contratação de técnicos de enfermagem e enfermeiros encerram nesta sexta-feira (21)
-
Cuiabá6 dias ago
Sine Municipal tem 26 vagas para pedreiro em Cuiabá
-
Mato Grosso6 dias ago
“Esforços do Governo de MT reduzem custos logísticos e garantem estrutura para crescimento dos municípios”, afirma vice-governador
-
TCE MT6 dias ago
TCE dá aval à rescisão do contrato do BRT; Sérgio Ricardo cobra celeridade na conclusão da obra