Várzea Grande
Profissionais são capacitados para melhorar atendimento aos idosos

A capacitação é parte de uma estratégia para qualificar o atendimento à população “da melhor idade”, promovendo um cuidado mais resolutivo, acolhedor e integrado
Médicos e enfermeiros que atuam na rede de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Várzea Grande participaram de uma capacitação sobre os cuidados específicos com a pessoa idosa. O curso, ministrado pela enfermeira Selma Lúcia Rocha Ferreira, da Secretaria de Estado de Saúde (SES MT), foi promovido ao longo de todo o dia e trouxe conteúdos teóricos e práticos voltados à estratificação de risco e ao direcionamento adequado do cuidado com os idosos no sistema de saúde.
Pela manhã, os profissionais acompanharam a parte teórica, com destaque para o preenchimento do Protocolo de Estratificação da Pessoa Idosa, ferramenta criada em 2019 que utiliza o Índice de Vulnerabilidade Clínica Funcional (IVCF-20). A metodologia envolve a aplicação de 20 questões que permitem classificar o idoso em diferentes níveis de risco, robusto, com risco de fragilização e frágil, possibilitando à equipe de saúde direcionar o cuidado de forma mais precisa e humanizada.
Segundo Selma, a proposta é fortalecer o olhar clínico e funcional sobre o idoso, indo além da presença de doenças ou dores. “A saúde da pessoa idosa está diretamente relacionada à sua autonomia e independência. O questionário ajuda a compreender o grau de vulnerabilidade de cada indivíduo e a programar o atendimento com mais eficiência, respeitando o fluxo entre Atenção Primária, Secundária e Terciária”, explicou.
Durante o período da tarde, os participantes trocaram vivências e analisaram estudos de caso, aprofundando a aplicação prática do protocolo no dia a dia das unidades de saúde.
Para a enfermeira Anne Caroline, da Unidade de Saúde de São Matheus, a capacitação foi essencial. “Atendemos muitos idosos na nossa unidade, inclusive com comprometimentos em saúde mental. Esse curso trouxe ferramentas que vão nos ajudar a garantir mais qualidade de vida e bem-estar para os nossos pacientes”, destacou.
O médico Klaudson Mendes também aprovou a iniciativa. Para ele, o conteúdo é diretamente aplicável à rotina das unidades. “A capacitação foi ótima. O tema reflete a realidade das unidades de saúde”, pontuou.

Várzea Grande
Várzea Grande troca experiências com Nova Brasilândia sobre agricultura familiar

Equipes visitaram propriedades que, mesmo em áreas reduzidas, desenvolvem produções altamente diversificadas, aliando produtividade e sustentabilidade
Em um cenário onde a diversificação da produção e a troca de saberes se tornam estratégias fundamentais para fortalecer a agricultura familiar, técnicos de Várzea Grande e Nova Brasilândia protagonizaram um encontro produtivo e inspirador. Nesta terça-feira, 8 de julho, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS-VG) e da EMPAER de Várzea Grande realizaram um “Dia de Campo” no município de Nova Brasilândia, marcado por capacitações, visitas a propriedades rurais e a troca de experiências exitosas junto a pequenos produtores.
O coordenador de Desenvolvimento Rural de Várzea Grande, Leandro Luis da Silva, acompanhado por Rosano Gabriel da Silva e Edson Benedito da Silva (EMPAER-VG), foram recebidos pelo secretário municipal de Agricultura de Nova Brasilândia, Cleiton Marques, e pelo colaborador Edivaldo Ferrari. Juntos, visitaram propriedades da agricultura familiar que, mesmo em áreas reduzidas, desenvolvem produções altamente diversificadas, aliando produtividade e sustentabilidade.
“Foi extremamente enriquecedor conhecer de perto o trabalho de agricultores que, com poucos recursos, conseguem ótimos resultados. Trocamos experiências valiosas e estamos levando mudas de maracujá que agora serão distribuídas aos nossos produtores em Várzea Grande”, afirmou o coordenador Leandro Luis da Silva. Cerca de 300 mudas de maracujá serão distribuídas aos pequenos produtores de Várzea Grande.
Durante o Dia de Campo, os técnicos conheceram viveiros de mudas e de plantação de maracujá, plantações de mamão e de limão siciliano. Destaque para os agricultores Vantuil e Cláudio, que mostraram como a dedicação e a diversificação das culturas, mesmo em pequenos espaços, garantem aumento de renda e qualidade de vida às famílias do campo.
Para o secretário de Agricultura de Nova Brasilândia, Cleiton Marques, “quando gestores e técnicos se unem para compartilhar conhecimento, todos ganham. A agricultura familiar precisa dessa conexão para evoluir com inovação e sustentabilidade”.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Ricardo Amorim, destacou que o fortalecimento da agricultura familiar é uma prioridade da gestão. “Estamos investindo cada vez mais em ações que garantam apoio técnico, acesso a insumos e capacitação. A agricultura familiar é base da segurança alimentar, da geração de emprego e do desenvolvimento local”, afirmou.
Amorim reforça que a visita reforça a importância dos intercâmbios entre municípios “como estratégia para impulsionar o desenvolvimento rural sustentável e ampliar as oportunidades dos pequenos produtores, que têm papel fundamental na economia e no abastecimento da população”, conclui.
-
Cuiabá5 dias ago
Secretário de Comunicação da Câmara pede exoneração ao vivo na tribuna; veja vídeo
-
Cuiabá6 dias ago
Prefeitura de Cuiabá cancela nota de dipirona 500% mais cara após erro de digitação
-
Mundo5 dias ago
Bandidos do CV que filmaram interrogatório de skaltista são presos
-
Polícia4 dias ago
Polícia Militar abre inscrições para 2ª edição da Bravos Fast Night Run
-
Famosos4 dias ago
Associações se reúnem com governo e cobram revisão do percentual remuneratório
-
Ministério Público MT5 dias ago
Visão Fontana
-
Cuiabá4 dias ago
”Após dipirona 500% mais cara, Prefeitura gasta R$ 1,5 milhões em aluguéis de carros de luxo”, diz vereador
-
Cuiabá6 dias ago
Gonzaga anuncia saída do cargo de secretário de Comunicação da Câmara