Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
CUIABÁ
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Várzea Grande

Profissionais são capacitados para melhorar atendimento aos idosos  

Publicado em

A capacitação é parte de uma estratégia para qualificar o atendimento à população “da melhor idade”, promovendo um cuidado mais resolutivo, acolhedor e integrado

Médicos e enfermeiros que atuam na rede de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Várzea Grande participaram de uma capacitação sobre os cuidados específicos com a pessoa idosa. O curso, ministrado pela enfermeira Selma Lúcia Rocha Ferreira, da Secretaria de Estado de Saúde (SES MT), foi promovido ao longo de todo o dia e trouxe conteúdos teóricos e práticos voltados à estratificação de risco e ao direcionamento adequado do cuidado com os idosos no sistema de saúde.

Pela manhã, os profissionais acompanharam a parte teórica, com destaque para o preenchimento do Protocolo de Estratificação da Pessoa Idosa, ferramenta criada em 2019 que utiliza o Índice de Vulnerabilidade Clínica Funcional (IVCF-20). A metodologia envolve a aplicação de 20 questões que permitem classificar o idoso em diferentes níveis de risco, robusto, com risco de fragilização e frágil, possibilitando à equipe de saúde direcionar o cuidado de forma mais precisa e humanizada.

Leia Também:  Pauta ambiental deixa de ser apenas um ato comemorativo em Várzea Grande

Segundo Selma, a proposta é fortalecer o olhar clínico e funcional sobre o idoso, indo além da presença de doenças ou dores. “A saúde da pessoa idosa está diretamente relacionada à sua autonomia e independência. O questionário ajuda a compreender o grau de vulnerabilidade de cada indivíduo e a programar o atendimento com mais eficiência, respeitando o fluxo entre Atenção Primária, Secundária e Terciária”, explicou.

Durante o período da tarde, os participantes trocaram vivências e analisaram estudos de caso, aprofundando a aplicação prática do protocolo no dia a dia das unidades de saúde.

Para a enfermeira Anne Caroline, da Unidade de Saúde de São Matheus, a capacitação foi essencial. “Atendemos muitos idosos na nossa unidade, inclusive com comprometimentos em saúde mental. Esse curso trouxe ferramentas que vão nos ajudar a garantir mais qualidade de vida e bem-estar para os nossos pacientes”, destacou.

O médico Klaudson Mendes também aprovou a iniciativa. Para ele, o conteúdo é diretamente aplicável à rotina das unidades. “A capacitação foi ótima. O tema reflete a realidade das unidades de saúde”, pontuou.

Leia Também:  Várzea Grande e Corpo de Bombeiros unem forças para combater incêndios

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Várzea Grande troca experiências com Nova Brasilândia sobre agricultura familiar

Published

on

Equipes visitaram propriedades que, mesmo em áreas reduzidas, desenvolvem produções altamente diversificadas, aliando produtividade e sustentabilidade

Em um cenário onde a diversificação da produção e a troca de saberes se tornam estratégias fundamentais para fortalecer a agricultura familiar, técnicos de Várzea Grande e Nova Brasilândia protagonizaram um encontro produtivo e inspirador. Nesta terça-feira, 8 de julho, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS-VG) e da EMPAER de Várzea Grande realizaram um “Dia de Campo” no município de Nova Brasilândia, marcado por capacitações, visitas a propriedades rurais e a troca de experiências exitosas junto a pequenos produtores.

O coordenador de Desenvolvimento Rural de Várzea Grande, Leandro Luis da Silva, acompanhado por Rosano Gabriel da Silva e Edson Benedito da Silva (EMPAER-VG), foram recebidos pelo secretário municipal de Agricultura de Nova Brasilândia, Cleiton Marques, e pelo colaborador Edivaldo Ferrari. Juntos, visitaram propriedades da agricultura familiar que, mesmo em áreas reduzidas, desenvolvem produções altamente diversificadas, aliando produtividade e sustentabilidade.

“Foi extremamente enriquecedor conhecer de perto o trabalho de agricultores que, com poucos recursos, conseguem ótimos resultados. Trocamos experiências valiosas e estamos levando mudas de maracujá que agora serão distribuídas aos nossos produtores em Várzea Grande”, afirmou o coordenador Leandro Luis da Silva. Cerca de 300 mudas de maracujá serão distribuídas aos pequenos produtores de Várzea Grande.

Leia Também:  Após nove anos, Várzea Grande realiza nova Conferência Municipal das Cidades

Durante o Dia de Campo, os técnicos conheceram viveiros de mudas e de plantação de maracujá, plantações de mamão e de limão siciliano. Destaque para os agricultores Vantuil e Cláudio, que mostraram como a dedicação e a diversificação das culturas, mesmo em pequenos espaços, garantem aumento de renda e qualidade de vida às famílias do campo.

Para o secretário de Agricultura de Nova Brasilândia, Cleiton Marques, “quando gestores e técnicos se unem para compartilhar conhecimento, todos ganham. A agricultura familiar precisa dessa conexão para evoluir com inovação e sustentabilidade”.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Ricardo Amorim, destacou que o fortalecimento da agricultura familiar é uma prioridade da gestão. “Estamos investindo cada vez mais em ações que garantam apoio técnico, acesso a insumos e capacitação. A agricultura familiar é base da segurança alimentar, da geração de emprego e do desenvolvimento local”, afirmou.

Amorim reforça que a visita reforça a importância dos intercâmbios entre municípios “como estratégia para impulsionar o desenvolvimento rural sustentável e ampliar as oportunidades dos pequenos produtores, que têm papel fundamental na economia e no abastecimento da população”, conclui.

Leia Também:  Kalil Baracat lança obra do Mercado Municipal com 2,2 m² para beneficiar agricultura familiar e fomentar o turismo

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA