Várzea Grande
Prefeitura firma termo cooperação para orientar várzea-grandenses sobre uso consciente dos cartões consignados

É preciso levar conhecimento e orientar à população para prestar atenção e liquidar o mais rápido possível a fatura na totalidade, deixando de lado o hábito de pagamentos mensais ‘das parcelas mínimas’
A Prefeitura de Várzea Grande assinou um termo de cooperação com a Universidade Católica de Mato Grosso (Unifacc) para atender os munícipes superendividados, decorrentes, principalmente, de empréstimos consignados e cartões consignados.
Por meio do termo, os munícipes terão orientações financeiras e didáticas para ter uma vida econômica mais saudável por meio de palestras e panfletos educativos.
Conforme a coordenadora do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, Carolina Moreira, o cartão consignado deve ser usado de maneira consciente. “Os consumidores devem entender como funciona todo processo. O cartão é um bom produto, porém, se for usado de maneira inadequada pode gerar um grande problema. Os munícipes muitas vezes pagam somente a parcela mínima, que vem descontada na folha de pagamento, por desconhecimento não liquidam a fatura, e com isso protelam a dívida por até 84 a 96 meses, pagando juros sobre juros. Então, estamos orientando a população para prestar atenção e liquidar o mais rápido possível a fatura na totalidade”, relata Carolina Moreira.
“Uma lei municipal prevê 20% da remuneração líquida do servidor destinados exclusivamente para cartão benefício consignado, porém, é uma margem alta e devemos aprender usá-la. Grandes pensadores dizem que o conhecimento é libertador e, por isso, vamos orientar e ensinar a nossa população, não só o servidor público a entender como funciona e como usar o crédito consignado”, finaliza a coordenadora do Procon, Carolina Moreira.

Várzea Grande
No Dia dos Namorados, Prefeitura de Várzea Grande abre 1° Festival de Flores e Plantas

Além de sugestões de presentes, o espaço conta com produtos da Feira da Família que traz alimentos regionais e produzidos pelos pequenos produtores
A Prefeitura de Várzea Grande fez, no começo da manhã de hoje (12), a abertura do 1º Festival de Flores e Plantas, data em que se celebra o Dia dos Namorados. O festival visa promover e fomentar a economia local, com a expectativa de vender cerca de 3 mil unidades de flores e gerar um volume de negócios de aproximadamente R$ 200 mil durante os quatro dias de evento.
O festival ocorre das 08h às 20h do dia desta quinta e sexta-feira, no sábado (15) e no domingo (16) das 08h às 12h, na praça do bairro Ipase, na avenida Presidente Arthur Bernardes. Além das flores, o Festival contará com um espaço gastronômico com produtos da Feira da Família (FAM), também formada por agricultores familiares de Várzea Grande. A feira irá oferecer alimentos regionais e pratos típicos, ampliando ainda mais o impacto econômico da ação.
O vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL), prestigiou a abertura do evento e destacou que a Prefeitura, na gestão Flávia/Tião, apoia os produtores do Município. “É fundamental apoiarmos ações como essas, pois gera emprego e renda. Várzea Grande, em nossa gestão, apoia e apoiará o empreendedorismo dos viveiros, da agricultura familiar, do pequeno negócio”, disse Zaeli.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, acredita que durante a semana dos namorados, o evento deverá atrair um grande público em busca de presentes simbólicos como flores, buquês, orquídeas, entre outros. “Esta é uma grande parceria nossa com a Associação de Feirantes e Produtores Rurais e que deve se estender. É a Prefeitura fomentando cada vez mais a economia por meio de produtores do nosso Município”, conta Ricardo.
De acordo com Sérgio Gomes de Freitas, produtor rural e um dos organizadores do Festival, a projeção econômica é baseada em uma demanda crescente por flores nesta época do ano. “Fico feliz que Várzea Grande tenha abraçado a nossa causa e o nosso evento. Fomos bem recebidos e vamos mostrar ao público nossa produção que está cheia de novidades para o público. Estamos felizes em estarmos aqui”, destacou.
Convidado a participar do evento, o produtor de Pato de Minas (MG), Aroldo Correa, parabenizou a recepção da Prefeitura. Ele percorreu quase 1.300km para participar do evento. “O evento está muito lindo e a população tem comparecido. Fico feliz em poder participar, parabenizo o secretário e toda gestão municipal por apoiar os produtores do Município, e a mim, que vim como convidado”, disse Aroldo.
Também participaram do evento os vereadores: Wanderley Cerqueira (MDB), Wender Madureira (Republicanos), Gisa Barros (PSB) e Adilsinho (Republicanos).
-
Ministério Público MT6 dias ago
MPMT recebe acadêmicos de Direito de três instituições de ensino
-
Várzea Grande6 dias ago
Cultura realiza Escuta Pública para elaboração de políticas de fomentar
-
Jurídico6 dias ago
Presidente do CFOAB anuncia que MT irá sediar Iª Conferência Nacional da Interiorização da Advocacia Brasileira
-
Jurídico6 dias ago
Recorte Digital está com dificuldades de transmissão de mensagens à advocacia
-
Cuiabá2 dias ago
Prefeitura de Cuiabá fortalece ações pela conscientização da Entrega Legal
-
Cuiabá2 dias ago
Maria Avalone defende valorização da cultura em reunião de comissões na Câmara de Cuiabá
-
Polícia2 dias ago
Operação da GMT retira veículos abandonados de vias públicas
-
Agronegócio4 dias ago
Brasil mira novos mercados com status sanitário livre da aftosa sem vacinação