Várzea Grande
Prefeitura discute realização da segunda edição do Acelera VG

A proposta é aproximar a população do poder público, levando ações e serviços para mais próximos das comunidades. A novidade para esta segunda edição é a Feira da Família que será realizada das 8h às 22h
A prefeitura de Várzea Grande realizará a segunda edição do programa Acelera VG, no dia 28 de março, na rua Manoel José Campos, no bairro Construmat. A ação também abrangerá os bairros Alameda, Altos da Bela Vista, Vista Alegre, Vila Sadia e outros loteamentos vizinhos. Conforme a secretária de Assuntos Estratégicos, Inaciray Ramos de Brito Taveira, essa é uma importante ação de integração entre poder público e população várzea-grandense.
No Acelera VG, estarão presentes a secretaria municipal de Saúde (com exames, aferimento de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, emissão e atualização do cartão do Sistema Único de Saúde), o Procon-VG (atendimentos em defesa do consumidor), a secretaria de Desenvolvimento Econômico (banco de empregos, elaboração de currículos, atendimento ao pequeno empresário), secretaria de Meio Ambiente (feira da agricultura familiar e feira gastronômica), a secretaria de Educação, Esporte e Lazer (massagem e alongamento), o governo de Mato Grosso com o ônibus do Hemocentro (doação de sangue), entre outros órgãos e instituições públicas municipais
“A prefeita Flávia Moretti idealizou esse programa como forma de estar próxima, levar a prefeitura até os várzea-grandenses e também ouvir a nossa população. Aqui terão diversos serviços importantes como saúde, emprego, serviços públicos, entre outros”, relata Inaciray.
O subsecretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, José Carlos Miranda de Andrade, destacou que os três bairros receberão o serviço de limpeza urbana. “Estaremos passando com o cata-treco para recolher grandes objetos descartados e evitar o descarte de forma irregular, ou mesmo, que esses volumes fiquem amontados nos quintais das casas, podendo se transformar em potenciais focos de doenças. Além disso, faremos limpeza de calçadas e outros serviços necessários de nossa pasta. Estaremos aqui por diversos dias fazendo tudo que for necessário para atender as três comunidades”, disse Miranda.
O secretário de Meio Ambiente, Ricardo da Costa Amorim, relata que a novidade será que a Feira da Família terá início às 8h indo até às 22h. “Aqui, apresentaremos a todos vocês a produção 100% várzea-grandense, direto da nossa terra para o consumidor. Além disso, os moradores que quiserem participar e vender outros produtos, estão liberados”, fala Ricardo.
A presidente do bairro Construmat, Adanaray Toledo Piza, parabenizou a ação da prefeitura. “Estou muito grata a todos vocês por escolherem nossa região para receber essa grande ação. Aqui é um bairro antigo e precisamos muito desses serviços”, declara.
Segundo o presidente do bairro Alameda, Manoel Gonçalo Leite, o bairro é antigo e que há muitos moradores idosos que têm dificuldade de ir até ao poder público. “É uma iniciativa fundamental dentro das comunidades. A gestão precisa mesmo estar próxima de nós”, conta.
O presidente do bairro Altos do Bela Vista, Paulo Henrique, disse que os serviços são necessários. “O poder público deve estar mesmo aqui nos bairros, próximo da nossa gente. Parabéns a todos pela realização do programa”, disse.
O assessor de gestão da secretaria de Assuntos Estratégicos, Radamés Alves, já anunciou a próxima edição do Acelera VG. “Há muitos pedidos para que realizemos em alguns bairros, em breve vamos alcançar toda Várzea Grande. Depois de atender essa região do Alameda, realizaremos o Acelera VG nos bairros Vitória Régia, 15 de Maio e Capela do Piçarrão”, declarou. A primeira edição, realizada no final de fevereiro, ‘estreou’ no bairro Marajoara.

Várzea Grande
Alunos da Guarda Municipal de Várzea Grande concluem quatro cursos na GOE

Os agentes em formação também colaboraram com isolamento do local para que a equipe da GOE pudesse realizar a ação ostensiva com sniper (atirador de elite), explosivos e invasão para resgatar a vítima
Os alunos que estão no curso de formação da Guarda Municipal de Várzea Grande concluíram, nesta quarta-feira (26), quatro cursos na Gerência de Operações Especiais (GOE). Na ocasião, foram ministrados os cursos de noções básicas de explosivos, gerenciamento de crise, contenção de distúrbios e negociações em casos de sequestro.
Conforme o comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, GM Juliano Lemos, essas capacitações são essenciais para a formação. “Eu agradeço à unidade Carcará, em nome do coordenador de operações especiais, Frederico Murta, por nos receber e por participar do futuro da Guarda Municipal de Várzea Grande. Parabéns a todos vocês que passaram por esse grande momento, tenho certeza que esse curso trará uma nova missão sobre o nosso trabalho”, frisou.
Na ocasião, os alunos passaram por uma grande simulação de sequestro a mão armada. Os integrantes da Guarda Municipal tiveram de isolar o local para evitar que a imprensa, transeuntes, familiares e amigos da vítima e do acusado interferissem, enquanto a guarnição fazia a primeira negociação com o sequestrador.
Após as negociações, os alunos da Guarda Municipal colaboraram com isolamento do local para que a equipe da GOE pudesse realizar a ação ostensiva com sniper (atirador de elite), explosivos e invasão para resgatar a vítima.
O coordenador de ensino da GOE, investigador Bruno Monti, destaca o empenho dos alunos da Guarda Municipal de Várzea Grande. “Vejo o brilho e dedicação de todos vocês. Eu agradeço pela confiança que a Guarda teve conosco. Sempre estaremos à disposição desta instituição para vir fazer mais cursos e estar mais próxima de nós”, destaca Monti.
O coordenador da GOE, delegado Frederico Murta, incentiva os alunos a continuarem estudando e buscando capacitações. “Essas aulas são só o começo de uma grande caminhada que vocês têm pela frente na segurança pública. Busquem sempre o conhecimento, pois vejo que determinação e vontade vocês têm”, disse Murta.
O aluno da Guarda Municipal, Daniel Lucas Taques de Lima, é filho de um ex-integrante do GOE, Wisno Ribeiro, relata sobre os conselhos do pai para seguir carreira na segurança pública. “Meu pai sempre fala sobre a disciplina, dá diversos conselhos e conta histórias de trabalho. Tenho muito orgulho dele e admiro muito também a GOE. Então, fiquei muito feliz pelo curso e esse momento ficará marcado na minha vida”, disse o GM Taques.
-
Sorriso - MT7 dias ago
39ª Exporriso é lançada oficialmente com anúncio de shows
-
Cuiabá6 dias ago
Secretaria de Saúde de Cuiabá convoca técnicos de enfermagem
-
Política MT6 dias ago
Câmara aprova projeto de lei que permite o remanejamento de mais de R$ 1 bi no orçamento da Prefeitura
-
Política MT4 dias ago
Dra. Mara lota o Plenário da Câmara para audiência pública sobre regularização fundiária
-
Mato Grosso7 dias ago
Inscrições do seletivo para contratação de técnicos de enfermagem e enfermeiros encerram nesta sexta-feira (21)
-
Cuiabá6 dias ago
Sine Municipal tem 26 vagas para pedreiro em Cuiabá
-
Mato Grosso6 dias ago
“Esforços do Governo de MT reduzem custos logísticos e garantem estrutura para crescimento dos municípios”, afirma vice-governador
-
TCE MT6 dias ago
TCE dá aval à rescisão do contrato do BRT; Sérgio Ricardo cobra celeridade na conclusão da obra