Várzea Grande
Prefeita sanciona lei para estimular parcerias entre escolas da rede municipal junto à iniciativa privada

‘Programa Adote uma Escola’ tem como objetivo incentivar empresas, entidades e organizações da sociedade civil organizada e pessoas físicas em geral a contribuir, de forma voluntária e sem gerar ônus ao Município
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), sancionou, a Lei 5.402/2025 que permite estabelecer parcerias entre o Poder Público e a iniciativa privada, possibilitando melhorias na infraestrutura e na qualidade de ensino nas escolas da rede municipal de Várzea Grande.
De acordo com a lei, de autoria da vereadora Lucélia Oliveira (AGIR), o ‘Programa Adote uma Escola’ tem como objetivo incentivar empresas, entidades e organizações da sociedade civil organizada e pessoas físicas em geral a contribuir, de forma voluntária e sem gerar ônus ao Município, na manutenção, conservação, reforma, ampliação e melhoria dos equipamentos e instalações das unidades escolares.
A prefeita Flávia Moretti explicou que a adoção das escolas municipais pelo ‘Programa Adote uma Escola’ poderá ocorrer por meio de doação de materiais escolares, livros, equipamentos, mobiliários e outros recursos para uso pedagógico.
A parceria também poderá viabilizar a realização de serviços de manutenção, conservação, manutenção, reforma ou ampliação da infraestrutura escolar, por meio de planejamento, autorização e fiscalização da Secretaria de Educação.
O desenvolvimento de projetos educacionais, culturais, esportivos e tecnológicos também está previsto dentro do ‘Programa Adote uma Escola’. “Todas as ações que podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e que estejam em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) serão importantes para a implementação deste programa” destacou.
O secretário municipal, Cleiton Santana, informou que o ‘Programa Adote uma Escola’ vai seguir critérios e requisitos para a adesão. “Poderão aderir ao Programa, pessoas jurídicas de direito público ou privado, instituições do terceiro setor, organizações, associações e pessoas físicas interessadas em contribuir para a melhoria e o avanço dos processos de ensino/aprendizagem nas escolas da rede municipal” disse.
Segundo Cleiton, a adoção será formalizada através de um termo de cooperação com a especificação dos compromissos, o prazo de vigência e as condições para a realização das atividades previstas. “Será de responsabilidade da Secretaria de Educação definir critérios e prioridades para a adoção, assim como acompanhar e fiscalizar as ações previstas, assegurar que as atividades estejam em conformidade com a autonomia pedagógica e as diretrizes do ensino público municipal, além de incentivar a participação da comunidade escolar no programa” explicou.
A prefeita Flávia destacou ainda que os participantes do ‘Programa Adote uma Escola’ poderão ter medidas de contrapartida institucional concedidas como a divulgação dos nomes dos adotantes das escolas em materiais informativos e publicitários veiculados dentro dos princípios da administração pública e a emissão de certificado de Reconhecimento Público pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande.

Várzea Grande
No Dia dos Namorados, Prefeitura de Várzea Grande abre 1° Festival de Flores e Plantas

Além de sugestões de presentes, o espaço conta com produtos da Feira da Família que traz alimentos regionais e produzidos pelos pequenos produtores
A Prefeitura de Várzea Grande fez, no começo da manhã de hoje (12), a abertura do 1º Festival de Flores e Plantas, data em que se celebra o Dia dos Namorados. O festival visa promover e fomentar a economia local, com a expectativa de vender cerca de 3 mil unidades de flores e gerar um volume de negócios de aproximadamente R$ 200 mil durante os quatro dias de evento.
O festival ocorre das 08h às 20h do dia desta quinta e sexta-feira, no sábado (15) e no domingo (16) das 08h às 12h, na praça do bairro Ipase, na avenida Presidente Arthur Bernardes. Além das flores, o Festival contará com um espaço gastronômico com produtos da Feira da Família (FAM), também formada por agricultores familiares de Várzea Grande. A feira irá oferecer alimentos regionais e pratos típicos, ampliando ainda mais o impacto econômico da ação.
O vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL), prestigiou a abertura do evento e destacou que a Prefeitura, na gestão Flávia/Tião, apoia os produtores do Município. “É fundamental apoiarmos ações como essas, pois gera emprego e renda. Várzea Grande, em nossa gestão, apoia e apoiará o empreendedorismo dos viveiros, da agricultura familiar, do pequeno negócio”, disse Zaeli.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, acredita que durante a semana dos namorados, o evento deverá atrair um grande público em busca de presentes simbólicos como flores, buquês, orquídeas, entre outros. “Esta é uma grande parceria nossa com a Associação de Feirantes e Produtores Rurais e que deve se estender. É a Prefeitura fomentando cada vez mais a economia por meio de produtores do nosso Município”, conta Ricardo.
De acordo com Sérgio Gomes de Freitas, produtor rural e um dos organizadores do Festival, a projeção econômica é baseada em uma demanda crescente por flores nesta época do ano. “Fico feliz que Várzea Grande tenha abraçado a nossa causa e o nosso evento. Fomos bem recebidos e vamos mostrar ao público nossa produção que está cheia de novidades para o público. Estamos felizes em estarmos aqui”, destacou.
Convidado a participar do evento, o produtor de Pato de Minas (MG), Aroldo Correa, parabenizou a recepção da Prefeitura. Ele percorreu quase 1.300km para participar do evento. “O evento está muito lindo e a população tem comparecido. Fico feliz em poder participar, parabenizo o secretário e toda gestão municipal por apoiar os produtores do Município, e a mim, que vim como convidado”, disse Aroldo.
Também participaram do evento os vereadores: Wanderley Cerqueira (MDB), Wender Madureira (Republicanos), Gisa Barros (PSB) e Adilsinho (Republicanos).
-
Ministério Público MT6 dias ago
MPMT recebe acadêmicos de Direito de três instituições de ensino
-
Várzea Grande6 dias ago
Cultura realiza Escuta Pública para elaboração de políticas de fomentar
-
Jurídico6 dias ago
Presidente do CFOAB anuncia que MT irá sediar Iª Conferência Nacional da Interiorização da Advocacia Brasileira
-
Jurídico6 dias ago
Recorte Digital está com dificuldades de transmissão de mensagens à advocacia
-
Cuiabá2 dias ago
Prefeitura de Cuiabá fortalece ações pela conscientização da Entrega Legal
-
Cuiabá2 dias ago
Maria Avalone defende valorização da cultura em reunião de comissões na Câmara de Cuiabá
-
Agronegócio4 dias ago
Brasil mira novos mercados com status sanitário livre da aftosa sem vacinação
-
Polícia2 dias ago
Operação da GMT retira veículos abandonados de vias públicas