Várzea Grande
Prefeita participa de aula inaugural de cursos de inteligência artificial e ciência de dados

Ao dar as boas-vindas, Flávia Moretti lembrou que é educadora e que como presidente da OAB/MT, participou ativamente da construção do IFMT. “Município vai dar um salto no ensino superior”
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), prestigiou a aula inaugural dos cursos de nível superior em tecnologia de inteligência artificial e ciência de dados do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Várzea Grande.
Conforme a prefeita, é fundamental investir na educação. “Sou educadora e ver esses jovens buscando sua formação profissional me deixa muito emocionada. Eu participei da construção do IFMT, pois como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil sede Várzea Grande cobramos muito para que nosso município tivesse esse benefício”, relembrou Flávia.
O reitor do IFMT, Júlio César dos Santos, falou sobre os avanços no município, além de destacar que o curso também será em parceria com a Universidade Beira Interior, que fica localizada na cidade de Covilhã, em Portugal. “Temos, muito em breve, o parque tecnológico, o qual o IFMT terá um andar e meio. Isso fará com que esse município cresça cada vez mais em tecnologia, além de trazer diversas empresas. Além disso, quem quiser a dupla titulação, poderá fazer parte da formação em Portugal”, disse Júlio.
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, parabenizou a prefeita pela iniciativa de iniciar rapidamente a obra de pavimentação asfáltica do Parque Tecnológico. “Muito em breve, teremos o Parque Tecnológico e o IFMT estará lá também. Neste momento, quero anunciar que investiremos em um supercomputador. Vamos trazer super empresas para Mato Grosso e para nossa Várzea Grande”, contou Kardec.
O senador Wellington Fagundes (PL) destacou que irá apoiar as ações do IFMT pelo estado de Mato Grosso e também para o município de Várzea Grande. “Prefeita, nosso gabinete está aberto para o nosso município. Estamos de pleno apoio ao nosso município”, relatou Fagundes.
O deputado federal Emanuelzinho (MDB) disse que se orgulha em ver o curso em andamento. “A inteligência artificial é a tecnologia do presente e do futuro. Fico feliz em ver esse curso em andamento. Várzea Grande e Mato Grosso só ganham com essa capacitação”, pontuou o deputado.

Várzea Grande
Alunos da Guarda Municipal de Várzea Grande concluem quatro cursos na GOE

Os agentes em formação também colaboraram com isolamento do local para que a equipe da GOE pudesse realizar a ação ostensiva com sniper (atirador de elite), explosivos e invasão para resgatar a vítima
Os alunos que estão no curso de formação da Guarda Municipal de Várzea Grande concluíram, nesta quarta-feira (26), quatro cursos na Gerência de Operações Especiais (GOE). Na ocasião, foram ministrados os cursos de noções básicas de explosivos, gerenciamento de crise, contenção de distúrbios e negociações em casos de sequestro.
Conforme o comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, GM Juliano Lemos, essas capacitações são essenciais para a formação. “Eu agradeço à unidade Carcará, em nome do coordenador de operações especiais, Frederico Murta, por nos receber e por participar do futuro da Guarda Municipal de Várzea Grande. Parabéns a todos vocês que passaram por esse grande momento, tenho certeza que esse curso trará uma nova missão sobre o nosso trabalho”, frisou.
Na ocasião, os alunos passaram por uma grande simulação de sequestro a mão armada. Os integrantes da Guarda Municipal tiveram de isolar o local para evitar que a imprensa, transeuntes, familiares e amigos da vítima e do acusado interferissem, enquanto a guarnição fazia a primeira negociação com o sequestrador.
Após as negociações, os alunos da Guarda Municipal colaboraram com isolamento do local para que a equipe da GOE pudesse realizar a ação ostensiva com sniper (atirador de elite), explosivos e invasão para resgatar a vítima.
O coordenador de ensino da GOE, investigador Bruno Monti, destaca o empenho dos alunos da Guarda Municipal de Várzea Grande. “Vejo o brilho e dedicação de todos vocês. Eu agradeço pela confiança que a Guarda teve conosco. Sempre estaremos à disposição desta instituição para vir fazer mais cursos e estar mais próxima de nós”, destaca Monti.
O coordenador da GOE, delegado Frederico Murta, incentiva os alunos a continuarem estudando e buscando capacitações. “Essas aulas são só o começo de uma grande caminhada que vocês têm pela frente na segurança pública. Busquem sempre o conhecimento, pois vejo que determinação e vontade vocês têm”, disse Murta.
O aluno da Guarda Municipal, Daniel Lucas Taques de Lima, é filho de um ex-integrante do GOE, Wisno Ribeiro, relata sobre os conselhos do pai para seguir carreira na segurança pública. “Meu pai sempre fala sobre a disciplina, dá diversos conselhos e conta histórias de trabalho. Tenho muito orgulho dele e admiro muito também a GOE. Então, fiquei muito feliz pelo curso e esse momento ficará marcado na minha vida”, disse o GM Taques.
-
Sorriso - MT7 dias ago
39ª Exporriso é lançada oficialmente com anúncio de shows
-
Cuiabá6 dias ago
Secretaria de Saúde de Cuiabá convoca técnicos de enfermagem
-
Política MT6 dias ago
Câmara aprova projeto de lei que permite o remanejamento de mais de R$ 1 bi no orçamento da Prefeitura
-
Política MT4 dias ago
Dra. Mara lota o Plenário da Câmara para audiência pública sobre regularização fundiária
-
Mato Grosso7 dias ago
Inscrições do seletivo para contratação de técnicos de enfermagem e enfermeiros encerram nesta sexta-feira (21)
-
Cuiabá6 dias ago
Sine Municipal tem 26 vagas para pedreiro em Cuiabá
-
Mato Grosso6 dias ago
“Esforços do Governo de MT reduzem custos logísticos e garantem estrutura para crescimento dos municípios”, afirma vice-governador
-
TCE MT6 dias ago
TCE dá aval à rescisão do contrato do BRT; Sérgio Ricardo cobra celeridade na conclusão da obra